Instalação do Linux no Acer Aspire 5 A515-57-53Z5

Luiz1965
Luiz1965 Member Posts: 11

Tinkerer

Olá a todos!

Gostaria de uma orientação sobre a instalação do Ubuntu nesta máquina.

Não existe no Bios a opção de habilitar o modo AHCI, mesmo dando 'ctrl + s'… Ou não consegui achar.

Não sei se tem alguma coisa a ver com o VDM Controller, mas mesmo desabilitando está função, a opção para habilitar o AHCI não aparece.

Testei o Ubuntu e tudo parece funcionar, mas gostaria de descobrir como habilitar o modo AHCI.

Desde já agradeço,

Att.

Luiz

Melhor resposta

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    Responder ✓

    Olá @Luiz1965,

    Seja bem-vindo!

    Ao desabilitar o controlador Intel VMD o sistema ativa o modo compatibilidade (AHCI).

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    Responder ✓

    Olá @Luiz1965,

    Seja bem-vindo!

    Ao desabilitar o controlador Intel VMD o sistema ativa o modo compatibilidade (AHCI).

  • Luiz1965
    Luiz1965 Member Posts: 11

    Tinkerer

    Olá eGomes, gentileza sua ter respondido, e dado as boas-vendas! 😊

    Quando for instalar o Ubuntu, vou desabilitar o VDM controller antes. Só não instalo agora, porque estou na dúvida entre o Ubuntu, e o fedora… Acho que vou esperar o lançamento do Fedora 41, dar uma olhada como ele está, então decido.

    Muito obrigado pela informação.

  • Luiz1965
    Luiz1965 Member Posts: 11

    Tinkerer

    Bem… Parece que está decidido, vou esperar o fedora 41.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    O bom do Linux é isso! Você pode testar inúmeras Distros e ver com qual melhor se adapta e possua melhor suporte ao seu hardware.

    😉👍🏻

  • Luiz1965
    Luiz1965 Member Posts: 11

    Tinkerer

    editado outubro 7

    Olá a todos!

    Para quem tiver interesse, achei em um fórum do Windows um procedimento seguro, para desabilitar o VDM Controller no Bios, e passar para o controlador AHCI, sem precisar reinstalar o Windows.

    Aqui no meu caso, depois que segui o procedimento o uso da memória ram melhorou. Além disso, de vez em quando, enquanto nevegava pela internet usando o Edge, escutava dois bipes curtos, e isso parou.

    Segue o link com o procedimento que está no penúltimo post:

    https://www.elevenforum.com/t/intel-vmd-or-just-plain-nvme.4356/#:~:text=From%20much%20reading,%20it%20is%20my%20understanding%20that%20the%20Intel