AN515-57: Tela azul durante atualização de driver GPU dedicada
Tinkerer
Pessoal,
A algum tempo eu vim com essa mesma questão, durante o processo de atualização do driver da placa de vídeo do meu notebook a instalação retornava os erros:
"KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE
What failed: nvpcf.sys"
"PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA"
Procurei por diversos métodos disponíveis na internet e acabei que por algum tempo conseguindo atualizar o driver, durante essas pesquisas eu descobri que esses erros estavam associados (nesse ponto eu já não sei o porquê) as opções do Windows Defender, especificamente a proteção de dispositivo (memoria). Então bastava desativar essas opções e realizar a atualização que ocorria tudo bem, porém nessa semana parece que o problema se agravou, fui realizar o processo e agora sempre retorna o mesmo erro:
"DRIVER_UNLOADED_WITHOUT_CANCELLING_PENDING_OPERATIONS"
Então busquei por mais ajuda disponível, fiz alguns métodos e até restaurando a máquina, só que dessa vez independente do eu faço sempre retorna esse erro de tela azul.
Alguns detalhes:
Eu fiz o upgrade da memória RAM para 16GB (kingston).
Eu notei que o sistema tem instalado uma versão Standart dos driver da Nvidia, só que notei que no instalador do driver ele não reconhece nenhuma versão dos componentes instalados.
Usei o software Driver Identifier para localizar outros possíveis driver desatualizados que poderia causar conflito de alguma forma.
Em todas as etapas dos métodos eu uso o DDU para remover qualquer configuração existente e utilizo as ferramentas de sistema de verificação (sfc, dism.exe e etc).
Dessa vez eu não consegui resolver esse código de tela azul, mesmo tentando instalar versões anteriores do driver.
Meu notebook:
Acer Nitro AN515-57
Processador 11th Gen Intel® Core™ i5-11400H @ 2.70GHz
Gráficos NVIDIA GeForce GTX 1650
Bios Versão V1.20
Sistema operacional Microsoft Windows 11 Home Single Language (64 bits)
Versão (Compilação) 23H2 (10.0.22631)
[Titulo editado para incluir o modelo do produto]
Respostas
-
Olá, Nvpcf.sys está relacionado a um arquivo de driver que pertence ao adaptador Nvidia dGPU. Desinstale ambos os drivers de vídeo no Modo de Segurança com DDU e não instale nenhum driver, apenas reinicie.
0 -
como eu desativo as "opções do Windows Defender, especificamente a proteção de dispositivo (memoria)" para atualizar os drivers graficos da minha GTX 1650 sem dar tela azul com os erros:
"KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE"
"PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA"
0 -
0