AN515-45: alta temperatura da GPU causa tela azul

Wende
Wende Member Posts: 3 New User
editado setembro 5 em Gaming - Predator e Nitro

Tenho um Portátil Acer nitro 5 AN515-45. Ryzen 5 5600H e uma RTX 3060 6GB.

Estou usando um monito Quad HD. Quando inicio algum jogo, exemplo: Black Myth Wukong Benchmark Tool, O MSI AfterBuner, avisa que a GPU chegou no limite de temperatura, 86 ºC, e se ficar muito tempo nessa temperatura da tela azul.

Queria saber como posso diminuir a temperatura, pois o Portátil não diminui o desempenho para abaixar a temperatura, não sei o motivo, pois não fiz overclock. Tentei um underclock, mas quando o jogo inicia, ele fecha o jogo.

[Titulo editado para incluir o modelo do produto e descrição do tópico]

Respostas

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,155 Trailblazer

    Olá, bom dia.

    Já tentou alterar a resolução para FullHD? Em 4K haverá um máximo de desempenho e consequentemente temperaturas elevadíssimas.

    Eu tentaria também uma base com cooler, bem como a opção CoolBoost ativada pelo NitroSense.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Wende
    Wende Member Posts: 3 New User

    Obrigado por me responder RenanVilela.

    Já tenho uma base com cooler, fiz mais dois testes, em FullHD, com e sem o CoolBoost, mas ainda esta a receber o aviso do MSI.

    Eu não entendo é por que não diminui o desenpenho, pois de padrão, ele deveria sacrificar FPS, para diminuir a temperatura, mas isso não ocorre, pois a temperatura sempre continuar a subir. Se eu manter por 30 minutos á 1 hora com um jogo como Black Myth Wukong Benchmark Tool, o FPS não diminui, fazendo a temperatura subir até da tela azul.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Olá,

    O firmware UEFI / BIOS do seu Nitro AN515-45 e da GPU discreta estão atualizados com as últimas versões disponíveis!?

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,155 Trailblazer

    Tente um underclock menos pesado para a GPU dedicada, coloque valores não tão negativos.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Wende
    Wende Member Posts: 3 New User

    Obrigado pela ajuda e pelo tempo que dedicaram para me ajudar.
    Decidi abrir, fazer uma limpeza e trocar a pasta térmica, o que resolveu meu problema.

    Novamente, obrigado a todos.