Ventoinha da CPU não funciona - Predator PT316-51s

RafaelFreire
RafaelFreire Member Posts: 2 New User

Boa tarde a todos,

Recentemente, no dia 11 de julho de 24, comprei meu notebook Predator PT316-51s (Triton 300 SE), RTX 3060, I7 12700h, 16gb RAM DDR5 4800Mhz e 500gb SSD NVME, havendo chegado no dia 18/07/24. Comprei mais 16gb de RAM da Corsair e 1tb de SSD NVME da Sandisk, e a instalação que eu mesmo fiz, no dia 23/07, foi tranquila e sem problemas - já tinha experiência no meu Acer Nitro 5 antigo. Utilizei tranquilamente meu notebook, ligando algumas vezes o modo turbo da ventoinha em jogos mais exigentes, e a temperatura ficava na média dos 70ºC nesses casos. Instalei apenas softwares de origem conhecida/segura nesse período.

Desde domingo dia 28/07 comecei a perceber que a ventoinha da CPU estava sem funcionar direito, quando jogava Mount & Blade II Bannerlord (que não é demasiadamente exigente) e vi que estava aquecendo bastante. Reiniciei o notebook e a ventoinha voltou a funcionar. Durante a semana, outros episódios do mesmo aconteceram, havendo reiniciado o computador e a ventoinha retornado a funcionar.

Neste fim de semana, contudo, especificamente no sábado dia 03/08, a ventoinha da CPU parou de funcionar praticamente de vez, embora a ventoinha da GPU funcione perfeitamente. Tentei os métodos que funcionaram previamente - reiniciar o notebook, usar o PredatorSense, sem funcionar. Chequei outros fóruns da Acer - e até alguns posts do Reddit - e tentei ontem, dia 04/08, alguns dos métodos propostos: atualizei a BIOS de 1.08 para 1.50, desinstalar e reinstalar o PredatorSense (porém não tentei desinstalar, desligar e reinstalar), desligar apertando o botão de ligar por 30s e desconectando da energia para religar 30 minutos depois, chequei a BIOS e vi que reconhecia a Fan da CPU porém sem girar.

Em um dos métodos (reinstalar o PredatorSense) a ventoinha até chegou a girar brevemente a 300~ RPM, porém logo voltou a parar de funcionar. Não deve ser problema de não reconhecer a velocidade da ventoinha pois não sinto o vento sair do lado dela, nem escuto o barulho de tal lado.

No momento não tenho certeza de como prosseguir - já me sugeriram utilizar um secador de cabelo para propelir a ventoinha com seu ar comprimido para caso haja uma obstrução e já cogitei/me sugeriram realizar um reboot para testar se é uma questão de software. Não quero acionar ainda a garantia, pois preciso realizar alguns trabalhos neste e no próximo mês, nem quero reabrir o notebook ainda, mas estou disposto caso necessário. O que sugerem que eu faça?

Respostas

• RafaelFreire
    RafaelFreire Member Posts: 2 New User

Update: testei novamente o controle personalizado da velocidade do PredatorSense e girou brevemente a 300~rpm de novo, para logo depois parar de funcionar.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,304 Guru

Olá @RafaelFreire,

Seja bem-vindo!

É possível que a ventoinha (FAN) da CPU do seu Predator PT316-51s esteja com defeito.

Considerando que o seu laptop é novo (menos de 30 dias de uso) a recomendação é acionar a garantia junto a Acer, para solicitar o reparo / substituição do mesmo.

Mas ainda assim, você poderá optar por abrir o mesmo e fazer uma inspeção no conector de encaixe, fios internos e se não há algo objeto estranho que por ventura esteja obstruindo a ventoinha.