Notebook ASPIRE A515-45 tem pausas/falhas no carregamento da bateria.

jasimg
jasimg Member Posts: 3 New User
editado maio 31 em Laptops

Boa tarde, pessoal.

Tenho um ASPIRE A515-45 há aproximadamente 1 ano e meio e recentemente ele começou a apresentar falhas no carregamento. Conecto na fonte e ele começa a carregar, mas daqui a pouco apita e para e volta a carregar novamente. Essa "pausa" geralmente é rápida e às vezes acontece poucas vezes seguidas, às vezes acontece depois de algum tempo que já está carregando.

Inicialmente, pensei que seria mal contato do cabo do carregador, mas o problema acontece mesmo quando não há movimento algum. Vi alguns tópicos aqui no site com problemas parecidos e isso me preocupou. Nunca abri o notebook e no care center a bateria está com status bom. Utilizo desde sempre o limite de carga de bateria (interrompe o carregamento quando atinge 80%). Não observo qualquer falha na eletricidade com outros aparelhos carregando.

Alguém poderia dar uma luz? Não tenho autorizada da acer na minha cidade.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,304 Guru

Olá @jasimg,

Seja bem-vindo(a)!

Experimente fazer o procedimento de reset da bateria:

https://community.acer.com/pt/kb/articles/75-reset-da-bateria-interna

• jasimg

Fiz o procedimento conforme demonstrado no link, mas o problema persiste :/

Reparo que acontece com mais frequência assim que conecto o notebook no carregador e vai diminuindo a frequência conforme vai carregando.

• eGomes
    editado maio 31

Olá,

Procure verificar o nível de desgaste da bateria do seu laptop com auxílio da ferramenta HWMonitor ou HWiNFO.

Seria interessante testar com auxílio de um multímetro, se a fonte do carregador está fornecendo a tensão 19V DC corretamente.

É possível também que este problema de interrupções no carregamento estejam sendo causados por superaquecimento da bateria . Fazendo com que o circuito de charger da placa-mãe tenha que atuar para proteger as células da bateria.

• jasimg

O HWiNFO mostrou um nível de desgaste de 16%, mas acho que não seja suficiente para o problema.

Infelizmente, não tenho multímetro. Acho que vou procurar uma assistência técnica, mesmo não autorizada, para tentar resolver pq não vou dispor de ferramentas de toda forma.

Sobre o superaquecimento, não tenho notado o notebook mais quente que o habitual, mas também não localizei a temperatura no gerenciador de tarefas do windows :/ No HWiNFO a temperatura do disco tá em 43C

• eGomes

Experimente fazer um teste sem o utilizar o limitador de carga (80%) da ferramenta Acer Care Center (ACC). Este recurso além de não ser necessário, pode causar desligamentos abruptos (Evento 41 - Kernel Power).

Alternativamente, você pode executar o procedimento abaixo indicado:

1. Abra o Gerenciador de Dispositivos, pressione as teclas Win + R (Executar), digite: devmgmt.msc pressione [Enter];
    2. Expanda a árvore do item "[+] Baterias";
    3. Clique com o botão da direita do mouse no item "Adaptador de CA da Microsoft", em seguida selecione a opção "Desinstalar dispositivo";
    4. Repita o passo #3 para o item "Bateria de Método de Controle Compatível com ACPI da Microsoft";
    5. Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.