A515-54G: fiz uma atualizaçao de bios e EC e meu notebook esta com modelo diferente, como corrigir?

gugasandesba
gugasandesba Member Posts: 3 New User
editado maio 21 em Laptops

atualizei a bios e EC de modelo errado e por incrivel que parece ele ligou , mas com outra versao e modelo, ele é um a515-54g depois da atualizaçao ficou a315-55g, e esta travando de vez enquando.
ja tentei atualizar para versao correta mas ele nao liga, ai tenho que remover a bios e regravar novamente com a versao errada.
creio que ele regravou a EC com a firmware errada e nao esta voltando para versao correta.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,633 Guru
    Responder ✓

No YouTube você poderá encontrar tutoriais ensinando como fazer.

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 14,154 Trailblazer

Se você atualizou o BIOS e o EC com um pendrive, teve sorte de não bloquear o laptop. Recomendo que você leve o laptop aos serviços Acer em seu país para reprogramar a ePROM e redefinir o sistema para o padrão de fábrica por uma pequena taxa de serviço.

• eGomes
    editado maio 21

Olá,

Se o firmware EC (Super IO) estiver corrompido ou sido gravado com uma versão errada, vai ser necessário utilizar um programador (CH341, RT809F/H ou SVOD). Geralmente este arquivo possui um tamanho pequeno (128 KB), e sua gravação é realizada através de pinos específicos no conector do teclado.

Em alguns casos, pode ser necessário realizar a limpeza da região do Intel ME.

Vale ressaltar que este tipo de procedimento, não é algo comum! E requer que seja realizado por pessoa devidamente capacitada com ampla experiência e nível de conhecimento "avançado" em Eletrônica! O mais indicado e recomendado para estes casos, é procurar uma Assistência Técnica especializada ou Autorizada Acer para realizar o reparo.

• gugasandesba
    editado maio 21

entao… tenho o regravador CH341, ja fiz varias tentativas com a bios original mas ele nao sobe video, só sobe video com a rom errada agora, rsrs… penso que regravou a bios normal junto com a bios EC errada, por isso nao sobe mais video com a bios correta. tbm nao tenho o arquivo do EC para atualizar

• eGomes
    editado maio 21

Seu A315-54G (corrigido) possui adaptador gráfico discreto (dGPU), correto!? É possível que o EEPROM do VBIOS também esteja com a versão errada.

Talvez (acho pouco provável, mas não custa tentar...) se você entrar em contato com Suporte Técnico da Acer, eles te forneçam os arquivos para que você possa realizar a gravação. Ou, vai ser necessário "garimpar" na Internet os arquivos corretos.

• gugasandesba

ele é um a515-54g, e esta funcionando como um a315-55g rsrs…

vou tentar regravar a EC aqui, vc tem algum tutorial de como fazer a regravação usando CH341 ?

• eGomes
    Responder ✓

No YouTube você poderá encontrar tutoriais ensinando como fazer.