KG240Y: Monitor 180hz mas esta travado em 60hz

Opções
ViniciusSoares
ViniciusSoares Member Posts: 14 New User
editado abril 24 em Monitores e projetores

Comprei um monitor 180hz da Acer (Modelo KG240Y M5) e estou usando ele com meu notebook (um Lenovo Ideapad S145). Estou usando o proprio cabo HDMI enviado com o monitor. Infelizmente nao consigo tirar o limitador de hertz do monitor, ja tentei de tudo mas ele continua cravado em 60hz.

[Título editado para incluir modelo do produto]

«1

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,929 Guru
    editado abril 24
    Opções

    Olá @ViniciusSoares,

    Seja bem-vindo!

    Informe o nome completo do modelo do seu laptop Lenovo.

    Inicialmente, verifique se você está utilizando um cabo HDMI compatível com a versão 2.0.

  • ViniciusSoares
    ViniciusSoares Member Posts: 14 New User
    Opções

    Testei em um notebook Dell G15 (com tela de 165hz) e nele os 180hz funcionaram corretamente utilizando o mesmo cabo. Entretanto, no site da Intel diz que a minha placa de video tem suporte para os 180hz. Poderia ser alguma limitacao da minha placa mae ou da porta hdmi? Vi em um forum que um cara tava usando 120hz em um notebook do mesmo modelo que o meu

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,929 Guru
    Opções

    Sim, é possível! Por isso que foi solicitado o nome completo do modelo do seu laptop, para verificarmos as suas especificações. Pois o Lenovo Ideapad S145 possui várias versões.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,623 Trailblazer
    Opções

    Olá, boa noite.

    Nas configurações avançadas de vídeo não há nenhuma outra opção disponível para a frequência?

    Entre também em propriedades do display, verifique se não há outra frequência.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • ViniciusSoares
    ViniciusSoares Member Posts: 14 New User
    Opções

    Cara, encontrei essas informações na parte de trás dele:
    Lenovo Ideapad S145-15IIL
    Model Name: 82DJ

    Não sei se esses dados ajudam, mas enfim, é o modelo com um i5 1035g1 e 8GB RAM.

  • ViniciusSoares
    ViniciusSoares Member Posts: 14 New User
    Opções

    Quanto ao cabo, sim. é um HDMI 2.0.Nas configurações avançadas de vídeo só tem a opção do 60hz. Também tentei configurar isso manualmente de outras formas.
    Até testei um programa chamado Custom Resolution Utility, mas sem sucesso.

  • ViniciusSoares
    ViniciusSoares Member Posts: 14 New User
    Opções

    Vi em um fórum um cara usando um Lenovo S145 e conseguia utilizar pelo menos 120hz (o modelo dele tinha um i7 e uma mx110, entao pra mim nao faz sentido o notebook ter essa "falha"

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,623 Trailblazer
    Opções

    Acesse o Gerenciador de Dispositivos, procure por Adaptadores de Vídeo Graphics UHD e nos informe qual a versão, por exemplo, 630, 770…

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • ViniciusSoares
    ViniciusSoares Member Posts: 14 New User
    editado abril 24
    Opções

    É só Intel UHD Graphics

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,623 Trailblazer
    Opções
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • ViniciusSoares
    ViniciusSoares Member Posts: 14 New User
    Opções

    Então, na aba Detalhes diz Intel UHD Graphics também.
    Assim como nas especificações técnicas do processador em questão

  • ViniciusSoares
    ViniciusSoares Member Posts: 14 New User
    Opções

    Pior que no software da Intel também só diz que é UHD Graphics

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,929 Guru
    Opções

    Experimente atualizar o driver do controlador gráfico Intel® UHD Graphics:

    Gráficos de processador Intel® 7ª a 10ª Geração - Windows*

  • ViniciusSoares
    ViniciusSoares Member Posts: 14 New User
    Opções

    Então, o driver já estava atualizado. Reinstalei ele utilizando a opção de instalação limpa, mas ainda assim o problema não foi solucionado.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,929 Guru
    Opções

    Olhando as especificações do Lenovo Ideapad S145-15IIL, informa que a versão da porta HDMI é 1.4b. Em tese deve suportar refresh rate @ 144 Hz, dependendo do ajuste da resolução:

    Fonte / Créditos: https://viotek.com/how-to-get-max-refresh-rates-with-gaming-monitors/

  • ViniciusSoares
    ViniciusSoares Member Posts: 14 New User
    Opções

    Então.. na teoria é isso mesmo. Só não sei por que essa opção não aparece pra mim. Vou tentar formatar o computador e baixar a versão mais recente do w11, pois no momento estou usando uma versão antiga do w10. Talvez seja alguma configuração atual do meu próprio notebook.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,929 Guru
    Opções

    Qual resolução você está utilizando!?

  • ViniciusSoares
    ViniciusSoares Member Posts: 14 New User
    Opções

    1920 x 1080

  • ViniciusSoares
    ViniciusSoares Member Posts: 14 New User
    Opções

    Achei estranho o fato de que se eu abaixar muito a resolução, consigo utilizar 75hz

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,929 Guru
    Opções

    Experimente pressionar a tecla do Windows P (Projetar para uma tela) selecione a forma de projetar Somente monitor secundário. Em seguida, verifique se você consegue ajustar o refresh rate com valores maiores.