Boa noite,
Adquiri na loja saldão de ofertas este modelo seminovo (e veio realmente novo, com 2 ciclos de bateria) abri ele para colocar um ssd sata e memoria ram (o que fez perder a garantia dessa loja), troquei também o sistema operacional de linux gutta para windows 11. Após 3 dias de uso ele apagou e não ligou mais… Ao apaertar o botão de power, não ligava o led do teclado, não ligava as ventoinhas, não ligava a tela, apenas acendia um led do power e este led logo desligava… Levei num técnico que me disse que o chipset, o PCH havia queimado e possivelmente um MOSFET associado à ele, disse que seria necessário um rebaling e que o valor sairia em torno de R$ 1400 !!!!!
Vi bastante gente incomodada com o aquecimento do PCH, que o chip nvme fica logo acima do chip ( de repente abafe ainda mais o arrefecimento dele)
Gostaria de saber se este é um problema frequente nesse modelo, se seria interessante eu instalar um heatsink ou um thermalpad sobre o novo PCH para que não volte a queimar. E tambpem se este preço parece justo, agora comprei o PCH SRKMA (mesmo que estava instalado) do aliexpress, gostaria de saber se este preo seria mais barato se eu mando o chip novo junto²