Aspire E5-574 - Sata Mode não aparece na BIOS + Atualização da BIOS

Opções
RobsonBP
RobsonBP Member Posts: 5

Tinkerer

Olá pessoal, joinha.

Essa opção de SATA MODE não aparece na Config. da BIOS, já fiz tudo que apareceu aqui no fórum. Coloquei senha de Supervisor na BIOS, Secure Boot em Disabled, Já teclei Control+s e até de Control+a até o z, teclei com Alt, com Shift, com fn+s… Aff 😅

Olha abaixo o que tá acontecendo.

O HD rígido pifou, então coloquei um SSD e a instalação do Windows 10 foi liso que nem sabão tudo perfeito com ativação do Windows original da ACER que fica na BIOS. Já tenho uma boa experiência no Windows, em outro computador ativei o AHCI na BIOS e subi o Windows em modo de segurança e depois reiniciei normal tudo perfeito.

Nesse aqui eu preciso no SATA MODE trocar para AHCI porque o SSD ta com leitura de uns 300 mb/s e escrita 5 mb/s (acredita nisso?😱) teste no DiskMark64.

Nesse Notebook notei que a BIOS ta original de 2015, aqui na ACER já tem 4 atualizações depois dessa até 2017.

Perguntas:

  • Tem um tutorial bom para seguir com essa atualização de BIOS?
  • A atualização vai perder o serial original do Windows que fica na BIOS?
  • Posso atualizar a BIOS direto para a ultima versão pulando as em parênteses (1.11 + 1.13 + 1.14)?
  • Essa aqui que uso no momento é a 1.10 posso instalar essa 1.18 direto?
IMAGENS DA BIOS

Respostas

  • RenanVilela
    Opções

    Olá, bom dia.

    Para atualização da Bios não há a necessidade de atualizar para uma versão acima da atual, no caso pode ir direto para a mais atual que ela "carrega" as melhorias e correções das atualizações passadas. Sugiro também estar com o notebook conectado à tomada, bem como a bateria em 100%.

    Em relação as leituras do SSD, qual foi o modelo adquirido?

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • RobsonBP
    RobsonBP Member Posts: 5

    Tinkerer

    Opções


    Eu queria um tutorial de atualização da BIOS para o ACER de preferência do mesmo modelo que o meu Aspire E5-574, o modelo SSD é HUSKY SSD 512GB

  • RobsonBP
    RobsonBP Member Posts: 5

    Tinkerer

    Opções

    Pessoal já atualizei a BIOS com sucesso, da versão de 1.10 agora está na v. 1.18 que é a ultima, porém:

    Essa opção de SATA MODE não aparece na Config. da BIOS ainda, mesmo seguindo os procedimentos anteriores, as imagens acima continuam correspondente a BIOS atualizada não houve mudança, só mudou a versão.

  • RenanVilela
    Opções

    Na aba Advanced experimente pressione as teclas Ctrl+S, veja se vai aparecer a opção.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!