AN515-45-R7WA: Qual a fequencia de troca da pasta térmica
Tenho um acer AN515-45-R7WA.
Este notebook já ter cerca de uns 3 anos ou perto disso. Atualmente quem usa ele é meu filho para estudar e jogar.
Eu realizai uma verificação no HWMONITOR e a temperatura estava entre 85 graus Celsius e 92 graus Celsius.
Eu já troquei a pasta térmica há cerca de um ano e gostaria de saber qual o intervalo recomendado para esta substituição.
[Título editado para incluir modelo do produto]
Melhor resposta
-
Bom dia @PauloD,
Existem inúmeras marcas de pasta térmica, algumas indicações que podemos citar:
Arctic MX-4 Arctic MX-6 Cooler Master Cryofuse Cooler Master MasterGel Maker Gelid GC-Extreme NAB Cooling NB Max Pro Snowdog Husky SYY 157 Thermal Grizzly Hydronaut TS-COLD (Implastec) Thermagic ZF-12
0
Respostas
-
Olá,
Em geral, pasta térmica básica (base de silicone e óxido de zinco) costumam durar uma média de 3 anos. As intermediárias (base metálica) duram em média 5 anos. Enquanto as opções de alta performance (premium), podem chegar a durar de 8 a 10 anos.
Não que a pasta térmica tenha que ser substituída nestes prazos, pois inúmeros fatores podem influenciar na sua vida útil, como:
- Composição;
- Ciclos de aquecimento e resfriamento;
- Perda de eficiência por ressecamento;
- Prazo de validade do fabricante;
- Remoção do dissipador (heatsink);
- Uso intenso (overclock).
0 -
@eGomes Bom dia!
Grato pela reposta.
No caso do meu Acer os itens Remoção do dissipador (heatsink) e Uso intenso (overclock) não se aplicam, pois não retirei dissipador e não foi ativado overclock.
Eu não sei qual o tipo da pasta térmica que esta sendo usada, pois não é mais a original, mas lembro que foi uma de boa qualidade, pois foi um técnico de minha confiança que aplicou.
Por outro lado, não tenho observado aquecimento acentuado, como colocado acima, a temperatura máxima observada no HWMonitor foi de 92 graus Celsius.
Neste caso, acredito que posso deixar a que esta por mais um tempinho.
0 -
Quanto menor as temperaturas obtidas, melhor para o sistema! Apesar dos AMD Ryzen™ 7 5800H indicar temperatura máxima de operação 105 ºC, o ideal é termos uma margem de operação para não comprometer os demais componentes.
Procure melhorar a ventilação utilizando uma base refrigeradora e/ou mantendo o seu laptop afastado da superfície por alguns centímetros.
0 -
Bom dia @eGomes
Grato pelas considerações.
Eu já uso uma base para elevar um pouco o notebook. Na verdade, consiste naquele ventilador que pode ser usado como base do notebook, mas eu uso para prover uma elevação do mesmo. No entanto, como devo fazer uma limpeza interna nos próximos dias, talvez seja o momento de substituir a pasta térmica.
Ontem depois de meu filho usá-lo por várias horas realizei uma verificação no hwmonitor e nitro sense e a temperatura estava em 85 graus Celsius.
Poderia me recomendar o tipo e/ou especificação de pasta térmica?
0 -
Bom dia @PauloD,
Existem inúmeras marcas de pasta térmica, algumas indicações que podemos citar:
Arctic MX-4 Arctic MX-6 Cooler Master Cryofuse Cooler Master MasterGel Maker Gelid GC-Extreme NAB Cooling NB Max Pro Snowdog Husky SYY 157 Thermal Grizzly Hydronaut TS-COLD (Implastec) Thermagic ZF-12
0 -
Encontrei aqui na cidade estas abaixo. Algumas parecem que estão na sua relação.
Pasta Termica Thermal Silver 5g 35390 - Implastec
Pasta Termica Thermal Silver Implastec - 50g
Pasta Termica Cooler Master Mastergel Regular - MGX-ZOSG-N15M-R2
Pasta Termica Thermal Grizzly Conductonaut 1G - Tg-c-001-r
Pasta Termica PCYes Nitrogen Pro 4Gr 8,5W/MK - PCYNP0485
Pasta Termica Deepcool G15 Nano Material Prata - DP-GS-TP-G15
Pasta Termica Cooler Master Cryofuze Violeta 2Gr - MGY-NOSG-N07M-R10 -
Boa tarde, @PauloD,
Dos modelos que você citou, você pode optar:
Cooler Master Cryofuze Violeta 2Gr - MGY-NOSG-N07M-R1 Cooler Master Mastergel Regular - MGX-ZOSG-N15M-R2 PCYes Nitrogen Pro 4Gr - PCYNP0485
Acredito que não há necessidade de utilizar pasta térmica a base de metal líquido, pelos seguintes motivos: dificuldade de aplicação, risco de causar curto em algum componente SMD e o seu custo elevado.
1