Acer Nitro 5 AN515-58w3: como fazer funcionar HDMI pela porta Thunderbolt?
Comprei um Acer Nitro 5 AN515-58w3 e um dos motivos da minha compra foi que nas especificações - inclusive no manual, imagem abaixo - consta que a porta USB traseira é Tipo-C e compatível com Thunderbolt 4.
Para poder usar mais de uma tela, logo na sequência comprei um adaptador para HDMI e DisplayPort (meu monitor é HDMI e o adaptador é passivo). Testei o adaptador em outros dispositivos e funcionou, mas o notebook continua não reconhecendo a tela. Minha BIOS já está atualizada e lá não consta nenhuma opção sobre essa porta. O Windows também não reconhece. O que faço?
Respostas
-
Vou responder meu próprio tópico para ver se ajudo mais pessoas - pois consegui fazer funcionar, mas não gostei da solução:
Pelo visto, a porta Thunderbolt é gerenciada pela placa integrada (Intel), que eu tinha desabilitado de propósito pois muitos jogos estavam com "stuttering" sem sentido algum. Aí quando deixei somente a RTX 3050 habilitada, todos os programas e games ficaram "lisos". Parece que o Windows tem problemas para gerenciar as duas placas.
Agora preciso descobrir como fazer para a RTX 3050 gerenciar o vídeo pela Thunderbolt. Ou alguma outra forma do Windows lidar melhor com as duas placas gráficas, pois está bem ruim quando deixo as duas placas habilitadas.
Alguma sugestão?
2 -
Olá. Você conseguiu resolver de alguma outra forma que não desabilitando a placa de vídeo integrada?
0 -
Olá,
Como você mesmo já deve ter percebido, a única maneira de melhorar a performance gráfica com duas telas, é conectando o monitor externo na porta HDMI. Pois a mesma está conectada diretamente com o dGPU (RTX 3050).
0 -
Olá eGomes e Ernani. Seguem minhas respostas:
- eGomes, eu já tenho um monitor na porta HDMI; meu problema era ao acrescentar uma segunda tela externa, conforme citei no post original. Ter 3 telas ao total (se incluirmos a do próprio notebook).
- Ernani, não consegui fazer com que duas telas externas funcionem sem a Intel estar habilitada. Aparentemente existe um circuito que liga diretamente a Intel ao Thunderbolt, tornando impossível a RTX gerenciar essa saída.
Além disso, descobri que em certos casos há um circuito que faria esse "bypass" na Intel, mas não existe nesse notebook da Acer. Inclusive esse circuito torna impossível não só o gerenciamento da porta Thunderbolt pela placa da GeForce, mas também do próprio monitor do notebook. Descobri que é impossível trabalhar em 144 Hz no monitor do notebook apenas com a RTX habilitada. O Windows - no meu caso - acaba tendo que emular um driver gráfico para gerenciar o monitor, e deixa horrível tanto a frequência quanto o desempenho da Área de Trabalho. Não faz sentido algum.
Portanto a RTX acaba sendo utilizada - via software - apenas em aplicações "fora" do sistema operacional. Infelizmente recomendo deixar a Intel sempre habilitada, juntamente com a RTX. E aí pelo Painel de Controle da NVIDIA você consegue "forçar" para que a RTX sempre seja usada em aplicações 3D:
Recomendo também deixar o Windows usar aceleração via hardware (mesmo isso não tendo funcionado na tentativa de deixar a RTX gerenciar todo o vídeo do sistema):
Ainda sinto pequenos conflitos entre as duas placas, mas infelizmente não houve solução para esse problema. Essa "obrigação forçada" de TER que deixar a Intel habilitada não faz sentido algum, sendo que há uma GPU dedicada com alto poder de processamento.
0