tenho um aspire 5 A515-45 e não consigo dar boot com pendrive bootavél com ubuntu. ajuda por favor?
tenho um aspire 5 A515-45 e não consigo dar boot com pendrive bootavél com ubuntu.
Fiz a pendrive bootável pelo rufus, já desabilitei o Secure boot na bios. ele inicia o boot mas depois aparece o erro stdin:invalid argument várias vezes e depois (initramfs) unable to find a medium containing a live file system. Alguém pode me ajudar se preciso configurar mais alguma coisa na bios ou para reconhecer o pendrive no usb. Já testei 5 pendrives diferente e em portas usb diferentes. Agradeço qualquer ajuda
Respostas
-
Olá @Magnus10,
Seja bem-vindo!
Experimente desativar as opções AMD-SVM e AMD-IOMMU nas configurações do firmware UEFI / BIOS.
0 -
Desculpa mas sou muito leigo nessas informações, onde encontro essas informações?
0 -
Durante a inicialização do seu Aspire 5 A515-45, pressione a tecla F2 por várias vezes até acessar as configurações do firmware UEFI / BIOS.
Uma outra alternativa, seria editar o arquivo
/boot/grub/grub.cfg
:0 -
Fui na bios e desativei AMD-SVM e AMD-IOMMU e deu o mesmo erro. estou enviando a foto do erro. Agradeço muito as ajudas eGomes!
1 -
Você por um acaso quando utilizou o RuFus para criar sua mídia de instalação do Ubuntu formatou em NTFS!?
Experimente aguardar alguns minutos até aparecer mais alguma mensagem e/ou remover e inserir novamente a unidade flash na mesma porta USB.
0 -
no Rufus na hora de criar eu escolho a opção Fat32. Se aguardar fica parado na tela que mando em anexo(013442). se tirar e colocar o pendrive no mesmo usb aparece com na foto(013203).
1 -
Conforme mencionado no tópico indicado acima, experimente adicionar o parâmetro
iommu=soft
no arquivo/boot/grub/grub.cfg
do USB de instalação.0 -
Há relatos também recomendando utilizar o Balena Etcher ou Ventoy para criar a mídia de instalação USB do Ubuntu.
0 -
é só abrir esse arquivo no bloco de notas e acrescentar "iommu=soft" em qualquer lugar e salvar?
1 -
Acredito que esteja correto! Salve, e então tente fazer a instalação novamente.
0 -
infelizmente não deu certo!
0