Problema na porta Thunderbolt - Nitro 5 AN515-58w3

Opções
Tik1
Tik1 Member Posts: 7

Tinkerer

editado outubro 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Pessoal eu tenho uma dock station Orico (modelo 6829C3) de dois slots para hd. Ela tem conhexão usb-c 3.2. Agora à uns dias venho tendo um problema de que quando conecto meu dock station nessa porta Thunderbolt o notebook desliga sem qualquer aviso. Alguém sabe o que é isso ou passou por algo parecido?

Melhores respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,943 Guru
    editado outubro 2023 Responder ✓
    Opções

    Olá @Tik1,

    Seja bem-vindo!

    Se estes problemas de desligamento abrupto ao conectar seu Docking Station na porta USB-C começaram após você ter configurado o software Acer Care Center para limitar o carregamento da bateria em 80%. Então é muito provável que isto seja a causa o problema!

    Há inúmeros relatos com reclamações de que o ACC possui bugs (assim como outros apps desenvolvidos pela Acer...) e seja o responsável por causar eventos com Id 41 no Windows.

    Inclusive, a recomendação é para desinstalar este software, pois as baterias de Li-ion (LIBs) atuais possuem um "chip-inteligente" que controla as funções de carga e descarga. E por sua vez, dispensam a necessidade do uso destes softwares "bloatwares" que ficam interferindo no gerenciamento de energia do sistema ACPI/APM.

    Além de desfazer estas alterações, verifique nas configurações do Acer Quick Access se a opção Carregamento via porta USB quando desligado (Power-off USB charger) está desativada. Pois é possível que isto esteja drenando a carga da sua bateria, e/ou pior ainda:

    Esteja entrando em conflito com a porta USB-C (uma suposição), justamente pelo fato do seu Dock ORICO-6829C3 dispor de alimentação externa (12V / 3A).

    Outra possibilidade, que seja um bug causado por driver e/ou firmware UEFI. Neste caso, verifique na página de suporte do seu Nitro 5 AN515-58 se o mesmo possui instalado as últimas versões disponíveis:

    https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_AN515-58/downloads?suggest=AN515-58;1

    Veja também se o cabo USB não está com problemas!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,943 Guru
    Responder ✓
    Opções

    Olá,

    Pelas especificações deste seu Condicionador de energia ACF 1300 UPSAI ele suporta tranquilamente os aparelhos mencionados!

    Você pode usar o Monitor de confiabilidade (pressione as teclas Win + R > digite: perfmon /rel > Exibir todos os relatórios de problemas > dê um duplo clique no item desejado) para obter um relatório e mais detalhes dos problemas que por ventura estejam ocorrendo.

Respostas

  • Tik1
    Tik1 Member Posts: 7

    Tinkerer

    Opções

    O problema foi muito estranho pois o notebook desligou e nem apertando botão power ele ligava. Só foi ligar depois de uns 5 minutos. Pensei até que fosse problema na tomada de casa ou na rede eletrica sei-lá. Meu problemas aqui começaram quando eu resolvi usar o Acer Care Center e habilitar a bateria para carregar somente até 80%. Dá primeira vez que tive problema o notebook desligou sozinho, acusando que não tinha carga nenhuma na bateria mas marcando 80% de carregamento. Eu uso o notebook sempre ligado. Tive a nítida impressão que a a quantidade de carga da bateria não era a conrrespondente a carga real dela. Eu no meu notebook uso todas portas usb e ainda uso um hub. Não sei ao certo a carga total gasta por todo esses hadware externo mas como uso ele sempre conectado a tomada, pensei que não teria problemas.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,943 Guru
    editado outubro 2023 Responder ✓
    Opções

    Olá @Tik1,

    Seja bem-vindo!

    Se estes problemas de desligamento abrupto ao conectar seu Docking Station na porta USB-C começaram após você ter configurado o software Acer Care Center para limitar o carregamento da bateria em 80%. Então é muito provável que isto seja a causa o problema!

    Há inúmeros relatos com reclamações de que o ACC possui bugs (assim como outros apps desenvolvidos pela Acer...) e seja o responsável por causar eventos com Id 41 no Windows.

    Inclusive, a recomendação é para desinstalar este software, pois as baterias de Li-ion (LIBs) atuais possuem um "chip-inteligente" que controla as funções de carga e descarga. E por sua vez, dispensam a necessidade do uso destes softwares "bloatwares" que ficam interferindo no gerenciamento de energia do sistema ACPI/APM.

    Além de desfazer estas alterações, verifique nas configurações do Acer Quick Access se a opção Carregamento via porta USB quando desligado (Power-off USB charger) está desativada. Pois é possível que isto esteja drenando a carga da sua bateria, e/ou pior ainda:

    Esteja entrando em conflito com a porta USB-C (uma suposição), justamente pelo fato do seu Dock ORICO-6829C3 dispor de alimentação externa (12V / 3A).

    Outra possibilidade, que seja um bug causado por driver e/ou firmware UEFI. Neste caso, verifique na página de suporte do seu Nitro 5 AN515-58 se o mesmo possui instalado as últimas versões disponíveis:

    https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_AN515-58/downloads?suggest=AN515-58;1

    Veja também se o cabo USB não está com problemas!

  • Tik1
    Tik1 Member Posts: 7

    Tinkerer

    Opções

    Obrigado pela reposta @eGomes. Eu penso que sim, o problema deve ser um desses acima. Eu desistalei o Acer Care Center. Bateria esta marcando 100% de carregamento. Usei o software "HWinfo64" e pude constatar aqui a informação que a bateria só tem 0.5% de wear. O notebook foi comprado no mês de agosto deste ano e o unico problema que tive foi esse de desligamento repentino por descarga da bateria sem que o windows me avisasse disso. Acredito que por eu ter configurado o carregamento de energia até os 80%. Consegui conectar novamente a dock sattion na porta Thunderbolt sem que o notebook desligasse. Realmente algum tipo de drenagem de energia estava acontecendo.

  • Commodore_1995#
    Opções

    Tente desconectar todos os periféricos e deixe conectado apenas a dock.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Tik1
    Tik1 Member Posts: 7

    Tinkerer

    Opções

    Bom dias @Commodore_1995# eu fiz mais ou menos isso quando ele desligou por completo e não queria ligar. Passou 5 minutos apertei o power e ele ligou. Dai conectei o carregado de bateria e fui conectando um por um, mouse, teclado, hub de 7 portas, dock station. E agora como não estou usando mais a opção de carregamento de bateria até os 80%, pois desinstalei o Acer care Center… parece que esta tudo normal.

  • Tik1
    Tik1 Member Posts: 7

    Tinkerer

    Opções

    Minha dock station tem alimentação externa e meu hub usb de 7 portas da ugreen também tem alimentação externa. Não sei se era isso que estava drenando minha bateria. Bom, o problema é realmente assustador. Espero que com essas configurações default de bateria aqui… tudo se resolva.

    OBS: Uma coisa que não mencionei e que eu uso um Condicionador de Energia UPSAI - Acf1300. Mas nunca tive problemas com ele, com a energia que ele fornece tanto para o note, quanto para meu monitor externo, minha televisão, impressora.

  • Tik1
    Tik1 Member Posts: 7

    Tinkerer

    Opções

    Galera eu sei que notebooks e nem impressoras laser não podem ser ligados em Nobreaks. Então no meu Nobreak só ligo o modem e meu monitor externo. Tenho um nobreak da Weg. A energia que vai pra ele e os demais hardwares (impressora, notebook, televisão) que tenho sai do meu condicionador de energia UPSAI.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,943 Guru
    Responder ✓
    Opções

    Olá,

    Pelas especificações deste seu Condicionador de energia ACF 1300 UPSAI ele suporta tranquilamente os aparelhos mencionados!

    Você pode usar o Monitor de confiabilidade (pressione as teclas Win + R > digite: perfmon /rel > Exibir todos os relatórios de problemas > dê um duplo clique no item desejado) para obter um relatório e mais detalhes dos problemas que por ventura estejam ocorrendo.

  • Tik1
    Tik1 Member Posts: 7

    Tinkerer

    Opções

    Mais uma vez obrigado @eGomes pelas dicas e indicações. Esta tudo estavel por aqui. Qualquer problema novo eu deixo aqui nos comentários.