A315-23G-R4ZS: Notebook ligado na tomada, fica bipando várias vezes e as falhando o carregamento

Opções
dags87
dags87 Member Posts: 3 New User
editado outubro 2023 em Laptops
Tenho um Notebook Acer Aspire 3 A315-23G-R4ZS AMD Ryzen 7, o carregador/ encaixe no notebook normal, testado em várias tomadas, parece carregar somente "quando quer", o led laranja acende de vez em quando e depois do nada apaga. As vezes quando está completamente carregado, ficam 2 leds azuis acesos.

Não entendo o que está ocorrendo. O que devo fazer? O carregador está ruim (aparentemente intacto)? Preciso de orientações… Notebook com aproximadamente 2 anos de uso.

Vi um tópico sobre reset de bateria, já o fiz, mas não resolveu a situação.

Obrigado!

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,925 Guru
    editado outubro 2023
    Opções

    Olá @dags87,

    Seja bem-vindo! É possível que a bateria do seu Aspire 3 A315-23G esteja com problemas. Dê uma conferida como está o seu nível de desgaste. Faça o download e execute a ferramenta HWMonitor, e então confira o item "Wear Level", geralmente fica no final da lista de sensores exibidos.

  • dags87
    dags87 Member Posts: 3 New User
    Opções

    Irei verificar com este software… Acontece que uso sempre o meu notebook conectado na tomada, dificilmente uso na bateria. Se deu problema, será a primeira e última vez que compro notebook desta marca. Já tive Toshiba, HP , utilizando da mesma forma, e as baterias mesmo depois de mais de 6 anos , não tiveram nenhum problema…

    Grato por compartilhar esta solução!

  • dags87
    dags87 Member Posts: 3 New User
    Opções

    Verifiquei com o programa indicado por você.

    O Wear Level está 33%… Isto é muito ruim? Tenho este notebook há aproximadamente 2 anos. O que me diz? Pelo que andei lendo, não, mas talvez consiga me ajudar mais rsrsrsrs

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,925 Guru
    Opções

    Em tese, 33% de desgaste da bateria não deveria causar estes problemas! Mas existe a possibilidade:

    1) Teste a fonte do carregador com auxílio de um multímetro, para verificar se o mesmo está fornecendo a tensão correta;

    2) Experimente realizar o procedimento de reset do EC:

    2.1) Abra uma janela do Prompt de comando (modo Administrador), digite o comando a seguir e pressione <Enter>:

    shutdown /s /f /t 0
    

    2.2) Após desligar o sistema, retire o carregador da fonte, abra seu laptop e desconecte o cabo da bateria e pilha CR2032;

    2.3) Remova os módulos de memória RAM;

    2.4) Pressione e mantenha o botão / tecla Power pressionada por 30 ~ 45 segundos;

    2.5) Remonte seu laptop, reconectando a pilha CR2032 e bateria;

    2.6) Em seguida, tente ligar o seu laptop novamente. E verifique se o problema ainda persiste!