A514-54: Atualizações do windows Fizeram meu notebook ficar lento...

Opções
Minatsuka
Minatsuka Member Posts: 7

Tinkerer

editado agosto 2023 em Outros

Eu tenho um Aspire A514-54, e depois de algumas atualizaçõesdo windows, alguns drivers dele foram voltados para alguns de 2020, e ele ficou super lento… Já atualizei o driver de da placa de vídeo, e nada funcionou, até que eu baixei 1 versão do driver da INTEL, e ele voltou a funcionar um pouco melhor, mas ainda lento e dando alguns bugs meios estranhos quando tento jogar alguma coisa em 3D. Para ter uma noção, antes rodava Honkai Star Rail com tudo no médio suavemente, agora trava estranhamente até no minimo… e enquanto isso outras aplicações como o navegador também ficaram lentas!
tentei reinstalar o windows e funcionou, tudo havia voltado ao normal e o computador estava rápido, porém o bendito do windows resolveu impor atualizações, e assim se atualizou sozinho quando reiniciei sem querer, e agr mesmo reinstalando o windows ele continua do mesmo jeito… por favor, alguém me ajude, estou tentando de tudo para arrumar isso e não encontro em lugar algum!

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,759 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções

    O WindowsUpdate pode sim instalar drivers genéricos e atrapalhar o funcionamento correto do notebook como um todo, por isso o ideal é sempre verificar até mesmo no site da fabricante, por exemplo, Nvidia, se está com o driver mais atual.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

Respostas

  • Commodore_1995#
    Opções

    Olá! Você já tentou reinstalar o windows, pressionando alt+f10 antes do logo da acer?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,759 Trailblazer
    Opções

    Olá, bom dia.

    Sugiro reinstalar novamente o SO, após isso desative a atualização automática do WindowsUpdate, deixe a opção para que você escolha o que querer baixar.

    Entre no site da Acer, Suporte, procure a versão do seu note e instale os drivers por lá mesmo.

    Sempre que for atualizar pelo WindowsUpdate sugiro criar um ponto de restauração, pois aí caso houver alguma lentidão é só restaurar ao ponto anterior.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Alejandro_AC
    Opções

    Olá @Minatsuka as atualizações do Windows Update não causam esse comportamento, qual versão do Windows você instalou?

    Esse comportamento pode ser causado por drivers não fornecidos pela Acer e baixados diretamente do fabricante, você instalou algum?

    Obrigado.
    Uma saudação.

    Please click "Like" if my answer was helpful or mark it as a solution if it was resolved, thanks!

    I use Google Translate for English, German, Portuguese and French.

    Pro bono collaborator, I don't work or speak in the name of Acer

    Por favor, haga clic en "Me gusta" si mi respuesta fue útil o márquela como solución si fué resuelta, gracias!

    Colaborador Pro bono, no trabajo o hablo en nombre de Acer

    MSFT MVP (2003-21) & Windows Insider

    X (Twitter)

  • Minatsuka
    Minatsuka Member Posts: 7

    Tinkerer

    Opções

    olá! Antes eu havia reinstalado o windows para ele voltar algumas versões, e tinha funcionado, estava bem leve, mas após uma atualização forçada do windows, pois meu note tinha acabado a bateria antes de colocar para não atualizar no windows update, ele foi para algumas versões a frente, e voltou a travar… Outra coisa estranha é que nas ultimas versões do windows update, ele troca os drivers da placa de vídeo para uns de 2020.

    E sobre os drivers, estou instalado os drivers de placa de vídeo pela própria intel, já que não achei nenhum de placa de vídeo da acer aqui no site. Além disso, a ultima versão dos drivers de vídeo da intel também lagam ainda mais meu notebook!

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,759 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções

    O WindowsUpdate pode sim instalar drivers genéricos e atrapalhar o funcionamento correto do notebook como um todo, por isso o ideal é sempre verificar até mesmo no site da fabricante, por exemplo, Nvidia, se está com o driver mais atual.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Minatsuka
    Minatsuka Member Posts: 7

    Tinkerer

    Opções

    Olá, bom dia! estou usando o mediacreationtool para reinstalar o windows 10. Isso funcionou uma vez, após isso, o windows acabou atualizando sozinho pois esqueci de setar para não atualizar sozinho, e fui tentar novamente, e sem exito, ele está instalando na versão justamente que causa lag, e eu sei disso, pois na versão do windows que não trás lentidão, a opção da bateria possuí uma barrinha que posso arrastar para a esquerda ou direita, para escolher se quero desempenho ou qualidade. agora, essa versão mais recente não possui isso.

  • Minatsuka
    Minatsuka Member Posts: 7

    Tinkerer

    Opções

    Ainda não, estou utilizando o mediacreationtool para reinstalar pois não quero perder meus arquivos.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,759 Trailblazer
    Opções

    Mas essa questão do plano você pode alterar não somente por lá, pesquise por Escolher um plano de energia na lupa do Windows, veja se vai entrar na opção padrão onde há mais de um plano para selecionar.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Alejandro_AC
    Opções

    Para evitar esse tipo de problema, você deve deixar os drivers que o Windows oferece durante a instalação, uma vez feito, você deve atualizar apenas os oferecidos pelo Windows Update, não importa se você instalar drivers mais antigos, isso indica que o instalado não foi correto.

    Obrigado.
    Atenciosamente.

    Please click "Like" if my answer was helpful or mark it as a solution if it was resolved, thanks!

    I use Google Translate for English, German, Portuguese and French.

    Pro bono collaborator, I don't work or speak in the name of Acer

    Por favor, haga clic en "Me gusta" si mi respuesta fue útil o márquela como solución si fué resuelta, gracias!

    Colaborador Pro bono, no trabajo o hablo en nombre de Acer

    MSFT MVP (2003-21) & Windows Insider

    X (Twitter)

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    Opções

    Seria interessante informar qual o número do KB update que após ter sido instalado começou a apresentar estes problemas de lentidão

  • Minatsuka
    Minatsuka Member Posts: 7

    Tinkerer

    editado outubro 2023
    Opções

    resolvi!, era um driver que era instalado pelo software da razer, que trocava o driver nativo de manejamento de energia. Inclusive já deu outro problema kkkk, se puder me ajudar fiz outro post!

  • RenanVilela
    Opções

    Você sabe mencionar qual a versão do driver e qual o driver que estava causando?

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Alejandro_AC
    Opções

    Sim, foi isso que eu quis dizer sobre drivers não nativos.

    Please click "Like" if my answer was helpful or mark it as a solution if it was resolved, thanks!

    I use Google Translate for English, German, Portuguese and French.

    Pro bono collaborator, I don't work or speak in the name of Acer

    Por favor, haga clic en "Me gusta" si mi respuesta fue útil o márquela como solución si fué resuelta, gracias!

    Colaborador Pro bono, no trabajo o hablo en nombre de Acer

    MSFT MVP (2003-21) & Windows Insider

    X (Twitter)