Olá, comprei recentemente um laptop Nitro 5 AMD Ryzen 7 5800H com Radeon Graphics e NVIDIA GeForce 1650, 1TB de HD, 32GB de RAM, Windows 11 pro. Sou músico e comprei para tocar ao vivo. Uso uma interface Focusrite Scarlett 2i2 e o software Ableton Live 11.
O problema: Ao tocar um projeto no Live, o som corta com frequência (pipoca, soluça) até travar completamente. Fica alguns segundos travado e depois destrava. Após muitos ajustes e pesquisas, descobri em um fórum da AMD um usuário com problema similar. A solução encontrada que funcionou para ele é a mesma que funcionou para mim. Desabilitar a placa de vídeo integrada. Ao desabilitar, meus projetos tocam normalmente. No entanto, o brilho da tela começa a variar - escuro, claro, escuro, claro. Também o DaVinci Resolve não inicia sem a placa de vídeo integrada. Tenho que habilitar a integrada para que ele inicialize. Curiosamente, nas preferências do DaVinci Resolve, ele automaticamente seleciona a GeForce como placa gráfica.
Estou um tanto desapontado e insatisfeito. Comprei o notebook com o Ryzen 7 por ser o mesmo processador (Ryzen 7 2700H) que uso no meu PC do estúdio. Não tenho nenhum problema com o som no PC do estúdio, que já tem 5 ou 6 anos de uso.
Será que tem solução pra essa questão do som e do vídeo?
Outra, no momento, pra tocar eu tenho que desabilitar a placa integrada. Essa coisa da variaçãso do brilho é muito estranha, será que pode danificar o monitor (tipo se for algum problema de energia, sei lá…)?
Já fiz todo o processo de desinstalar e reinstalar drivers da nvidia, baixei game ready e studio, nada resolve. Já fiz todos os ajustes de power plan, USB suspension tá desabilitado, desinstalei antivirus, segurança do windows, a máquina está clean, só quero usar pra tocar ao vivo e editar alguns vídeos.
Agradeço qualquer dica da galera. Muito obrigado.