NITRO 5 - Problema de compatibilidade entre placa de vídeo integrada e interface de áudio
Tinkerer
Olá, comprei recentemente um laptop Nitro 5 AMD Ryzen 7 5800H com Radeon Graphics e NVIDIA GeForce 1650, 1TB de HD, 32GB de RAM, Windows 11 pro. Sou músico e comprei para tocar ao vivo. Uso uma interface Focusrite Scarlett 2i2 e o software Ableton Live 11.
O problema: Ao tocar um projeto no Live, o som corta com frequência (pipoca, soluça) até travar completamente. Fica alguns segundos travado e depois destrava. Após muitos ajustes e pesquisas, descobri em um fórum da AMD um usuário com problema similar. A solução encontrada que funcionou para ele é a mesma que funcionou para mim. Desabilitar a placa de vídeo integrada. Ao desabilitar, meus projetos tocam normalmente. No entanto, o brilho da tela começa a variar - escuro, claro, escuro, claro. Também o DaVinci Resolve não inicia sem a placa de vídeo integrada. Tenho que habilitar a integrada para que ele inicialize. Curiosamente, nas preferências do DaVinci Resolve, ele automaticamente seleciona a GeForce como placa gráfica.
Estou um tanto desapontado e insatisfeito. Comprei o notebook com o Ryzen 7 por ser o mesmo processador (Ryzen 7 2700H) que uso no meu PC do estúdio. Não tenho nenhum problema com o som no PC do estúdio, que já tem 5 ou 6 anos de uso.
Será que tem solução pra essa questão do som e do vídeo?
Outra, no momento, pra tocar eu tenho que desabilitar a placa integrada. Essa coisa da variaçãso do brilho é muito estranha, será que pode danificar o monitor (tipo se for algum problema de energia, sei lá…)?
Já fiz todo o processo de desinstalar e reinstalar drivers da nvidia, baixei game ready e studio, nada resolve. Já fiz todos os ajustes de power plan, USB suspension tá desabilitado, desinstalei antivirus, segurança do windows, a máquina está clean, só quero usar pra tocar ao vivo e editar alguns vídeos.
Agradeço qualquer dica da galera. Muito obrigado.
Respostas
-
Olá @Nogara,
Seja bem-vindo! Por favor, informe para nós o modelo (nome completo) do seu laptop. Você já verificou se o firmware UEFI / BIOS do seu Nitro 5 está atualizado com a última versão disponível!?
Para verificar a versão atualmente instalada, pressione as teclas Win + X, selecione a opção Prompt de comando / Terminal, em seguida digite o comando abaixo indicado:
wmic bios get biosversion, smbiosbiosversion
Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: dxdiag <pressione Enter>, aguarde a ferramenta concluir a verificação inicial (barra indicadora verde), em seguida clique no botão "Salvar informações…" e então anexe aqui o arquivo DxDiag.txt. utilizando o botão "Subir arquivo" (vide ícone clips abaixo).
1 -
Qual é o modelo exato? Exemplo: AN515-55-5890. A primeira coisa que você tem que fazer, é atualizar os drivers nos sites da amd e nvidia. Depois, verifique se os problemas ocorrem. Se continuarem, tente atualizar o bios para a versão mais recente. Tente também atualizar o windows para a versão mais recente e veja se esses programas são compatíveis com o windows 11.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Muito obrigado pela ajuda egomes e egydiocoelho. A minha bios era a {"ACRSYS - 2", "V1.08", "INSYDE Corp. - 54237108"}, já a atualizei pelos links compartilhados. Atualizei os outros drivers também. Os da NVidia, já havia instalado pelo GeForce experience, estão atualizados. Windows atualizado. Eu vou fazer os testes e retorno com os resultados.
egomes, segue
o .txt que você pediu (eu gerei o relatório antes de fazer o update da bios e drivers):
0 -
De volta para atualizar o que aconteceu com o notebook.
Fiz alguns shows com ele, desabilitando a placa integrada AMD Radeon Graphics. Ao desabilitar, a NVIDIA não funciona e fica somente um driver da Microsoft - que causa as oscilações no brilho e também a falta de definição na tela. Também tenho que ajustar o tamanho dos ícones e textos nas configurações do sistema.
Atualizei a bios e todos os softwares do site da Acer correspondente ao modelo do note. Infelizmente, não resolve o problema. O driver da placa integrada causa um conflito tanto com o driver da minha interface de áudio como com o driver de MIDI. Os meus controladores simplesmente param de funcionar de modo aleatório. Ao carregar um plugin mais pesado em uma sessão de trabalho, o áudio começa a distorcer e só volta a funcionar se eu reiniciar o programa.
A única maneira de fazer meus softwares funcionarem corretamente é desabilitando a placa integrada, o que causa os outros problemas mencionados.
Vou entrar em contato com a AMD e o fabricante pra ver se tem alguma solução ou se consigo trocar a máquina. Também vou perguntar ao fabricante da interface se eles tem conhecimento do problema. Infelizmente, até o momento, meio que joguei dinheiro fora. Não sinto confiança pra usar o notebook.
0 -
Olá @Nogara,
#1 Você instalou a última atualização do firmware UEFI / BIOS versão 1.11 disponível para o seu Nitro AN515-45!?
#2 Atualize o AMD Software Adrenalin Edition:
#3 Opcionalmente, você pode instalar o AMD Ryzen™ and Athlon™ Mobile (Chipset) Drivers & Support:
#4 Verifique também se o driver da sua interface de áudio Focusrite Scarlett 2i2 está atualizado:
0 -
Olá @eGomes
Atualizei todos os softwares como você me recomendou. Ainda estou fazendo testes. Com o driver da radeon habilitado ainda tenho problemas com o áudio. Com o driver desabilitado, consigo trabalhar sem problemas. No entanto, percebi uma coisa: Trabalhei por horas em um projeto no Bitwig sem problemas. Ao mudar para o Ableton Live, o áudio travou em menos de um minuto. Desabilitei o driver da radeon e consegui trabalhar sem problemas. Talvez o conflito seja entre o Live e o driver da placa, vou investigar.
Depois que atualizei o software da adrenalin edition, ao desabilitar o driver da radeon, a imagem piora um pouco, fica mais escura, mas não fica mais oscilando o brilho - melhorou muito, mas pra mim não faz o menor sentido…
Muito obrigado pela sua ajuda. Atualizo quando tiver mais informações.
1 -
Bom dia @Nogara,
O correto é funcionar sem ter que desabilitar nada! 😉
#1 Atualize o driver do AMD Audio CoProcessor:
AMD Audio CoProcessor (6.0.0.76 / 7.2 MB)
Faça o download, extraia o conteúdo do arquivo .CAB (via 7-Zip) em uma pasta temporária na sua Área de Trabalho. Abra o Gerenciador de dispositivos (devmgmt.msc), selecione "Dispositivos de sistema" e então, atualize o driver deste dispositivo manualmente.
#2 Como seu Nitro AN515-45 possui uma quantidade generosa de RAM (32 GB), você pode desabilitar o recurso compressão de memória do Windows. Abra uma janela do Terminal / Powershell (modo Admin) e então insira os comandos abaixo:
Get-MMAgent Disable-MMAgent -mc
Em seguida, reinicie o seu computador para que as alterações tenham efeito.
#3 No link abaixo indicado há um guia de solução de problemas, otimização e recomendação para ajuste do tamanho do buffer da Focusrite para Windows 11:
Focusrite: Optimising Windows 11 for Audio
#4 Verifique também se você não está com problema na taxa de amostragem e números de canais selecionado no mmsys.cpl:
#5 Instale todas as atualizações disponíveis do Windows 11 23H2 (build 22631.2715).
0 -
Boa, vou fazer!
0