Aspire A514-53G: tela piscando ao iniciar, logo depois fica preta

wemilly
wemilly Member Posts: 2 New User
editado setembro 2023 em Laptops

Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar pois já não sei mais o que fazer, desde já agradeço!
Mês passado meu notebook começou a apresentar um erro na tela, eu estava trabalhando e a tela começou a tremer, ficar rosa/verde em alguns pontos, e algumas dessas vezes as letras e ícones ficavam embaçados, e teve vezes que vídeos ficavam com "ghosting", isso eu estava usando o Chrome, não estava fazendo nada demais para forçar o notebook. O problema persistiu ao ponto de começar a ficar com a tela preta, e uma das vezes que isso aconteceu uma linha verde horizontal ficou na parte de cima da tela que não saiu mais. Ao iniciar, a tela sempre ficava piscando ao ponto de ficar com a tela preta também, e eu ter que reiniciar até ficar normal, as vezes quando ela ficava com a tela preta enquanto eu usava, eu percebia que o notebook não desligava porque continuava ouvindo o som dos vídeos.
Eu levei em uma assistência no final do mês passado, houve a troca da tela porém menos de 1 mês voltou a tela a piscar sempre ao iniciar, depois ficar com a tela preta, e eu ter que reiniciar para voltar ao normal. Também enquanto usava o Chrome novamente houveram vezes de ficar com letras e ícones embaçados e vídeos ficarem com "ghosting". Se eu der uma ctrl+alt+del aparece as informações mas a tela fica piscando ou fica totalmente preta na mesma hora.
Eu levei novamente a assistência semana passada achando que era a tela nova com defeito, mas o técnico informou que fez teste e não era, ele também fez uma limpeza, trocou pasta térmica e os pads, reinstalou os drivers e disse que iria resolver mas se continuasse eu teria que formatar porque acha que o problema é o Windows 11 já que a Acer não tem nem suporte para os drivers no site.
Comprei o notebook em 2020, veio com o Windows 10 e nunca apresentou problema, a uns 3/4 meses eu atualizei para o Windows 11 e desde o mês passado está com esse problema, eu não sei se o problema chega a ser o sistema, mas gostaria de uma saber se alguém já teve o mesmo problema e se com a formatação resolveu, ou se resolveu de outra forma porque o técnico toda hora arruma uma possível causa. Estou pensando em eu mesma formatar o note e voltar para o Windows 10 já que essa parte eu sei fazer. Mas se isso não resolver eu não sei mais o que fazer.
Já verifiquei e as configurações de tela estão com resolução como recomendada (1920x1080) escala 150%, e 60 Hz. Ontem eu estava usando o notebook e do nada a tela ficou preta, depois diminuiu a escala, e voltou sozinha para como estava antes. Meu uso não é com coisas pessadas, não jogo nele, acesso youtube, chrome, streamings, uso dois softwares para trabalhar porém são bem leves e ninguém na empresa tem problema usando eles. Vou anexar alguns arquivos aqui, e as informações do modelo do meu note:

* A foto 01 e o gif 01 foi quando apresentou o problema primeiro
* A foto 02 e o gif 02 foi após trocar a tela, o gif foi ontem dia (25/07/23) após limpeza, reinstalar drivers e teste da tela nova.
** Desculpa a qualidade dos gifs mas como não tem como anexar vídeo eu tive que editar para poder upar, no segundo gif, antes de forçar a reinicialização, quando a tela ficou preta aparece um linha bem fraquinha mais em baixo como mostra a foto 03.

Aspire 5
 A514-53G-571X
Core i5-1035G1; RAM 8 GB DDR4; SSD 512 GB; NVIDIA Geforce MX350
Windows 11 home single versão10.0.22621 compilação 22621

Melhor resposta

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,325 Guru
    editado julho 2023 Responder ✓

Olá @wemilly,

Seja bem-vinda! Experimente desabilitar o recurso "Usar aceleração por hardware quando disponível" nas configurações do Chrome.

Verifque também se o firmware UEFI / BIOS do seu Aspire A514-53G está atualizado com a última versão disponível:

• Existe uma forma bem simples para ver se é um problema de hardware ou software.

a) acesse o bios pressionando a tecla f2 antes do logo da acer.

b) deixe o computador por um bom tempo na tela do bios.

c) se o display começar a piscar e apresentar listras na tela do bios, indica um problema de hardware.

d) se não der problema na tela do bios, pode ser um problema de software.

Seria interessante também, verificar se esses problemas ocorrem também em um monitor externo. Eu estou achando que pode ser um problema no cabo edp ou no próprio display. No site da acer também tem uma versão do bios que menciona uma correção para o display innolux.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • wemilly
    wemilly Member Posts: 2 New User

Eu fiz o teste de desabilitar o recurso "Usar aceleração por hardware quando disponível" nas configurações do Chrome porém como uso o recurso de desfoque do fundo durante as reuniões de trabalho não foi possível permanecer com essa opção desativada. E tive a ideia de desativar os aplicativos de inicialização, que só estava uns 2 aplicativos da impressora Epson e um do programa que uso para comunicação no trabalho (Slack), e o problema resolveu. Eu esperei um tempo para ver se dava certo e acabei esquecendo de voltar para comentar sobre. Verifiquei depois que o Slack ficou ativo novamente (não sei como) mas os da impressora continuam desativados. Não sei se tem alguma coisa a ver ou não, mas até a data de hoje, esta funcionando normalmente. Obrigada pelas dicas!

• Ainda bem que o problema foi resolvido com êxito.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)