Meu notebook acer Aspire A315-34 não está reconhecendo meu pen drive

Opções
RobertMiguel
RobertMiguel Member Posts: 9

Tinkerer

Estou usando linux mint na minha máquina atual, só que quero formatar ele, mas ele não reconhece meu pen drive, já configurei algumas coisas na bios, e mesmo assim ele não reconhece (meu pen drive está funcionando normal)

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    Opções

    Olá @RobertMiguel,

    Seja bem-vindo!

    Você já testou todas as portas USB do seu Aspire A315-34!? Qual sistema operacional você está tentando instalar!? Como você fez para montar este disco de instalação!? Apesar da unidade de armazenamento USB (pendrive) que você mencionou estar funcionando, seria interessante fazer um teste com outra unidade.

    Você pode também tentar ajustar estas opções na configuração do firmware UEFI / BIOS:

    Secure Boot Mode = Custom
    Boot Mode = Legacy
    Secure Boot = Disabled

  • RobertMiguel
    RobertMiguel Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    Estou tentenado instalar windows nele, sim tá tentei em todas as portas. As configurações estão secure boot desabilitado, boot mode UEFI, SataMode AHCI e FastBoot habilitado, mesmo assim está dando erro

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    Opções

    Agradecido pelas informações!

    Qual versão do Windows você está tentando instalar!? Você fez a montagem deste disco de instalação através da ISO original ou ferramenta oficial da Microsoft (Media Creation Tool)!?

  • RobertMiguel
    RobertMiguel Member Posts: 9

    Tinkerer

    editado julho 2023
    Opções

    Estou tentando a 22H2, eu fiz a montagem com gpt. Acho que não é relacionado ao pen drive. Pois já tentei formatar ele com o próprio sistema linux(que estava dando certo para formatar) e mesmo assim não reconheceu. Esse problema ocorreu quando fui formatar ele com o sistema atual e deu certo. Mas quando fui formatar novamente com o próprio linux mint(sistema que estava formatando) não deu certo, fui no boot e só reconheceu a entrada, somente do próprio sistema. Tem alguma pista do que pode ser ?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    editado julho 2023
    Opções

    Correto, @RobertMiguel!

    Mas você está tentando instalar o Windows 10 ou Windows 11!? Experimente desativar a opção Fast Boot nas configurações do firmware UEFI / BIOS. Verifique também se o 1º item da lista em Boot priority order está apontando para USB HDD. Outra alternativa é tentar montar este disco de instalação através da ferramenta Rufus.

  • RobertMiguel
    RobertMiguel Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    Ok, vou desativar essa opção. Aí que está, na lista, só aparece a entrada do SO(no caso o linux).

  • RobertMiguel
    RobertMiguel Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    Segue algumas configurações :

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    Opções

    Veja se você consegue fazer o boot pela sua unidade USB (pendrive) pressionando a tecla F12 (boot menu) durante a inicialização (POST). Em alguns casos, pode ser necessário configurar uma senha provisória através da opção Set Supervisor Password para conseguir alterar o Secure Boot Mode, Boot Mode e Secure Boot.

  • RobertMiguel
    RobertMiguel Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    Já coloquei uma senha, e só aparece "ubunto"

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    Opções

    Experimente remover esta senha do Supervisor e configurá-la novamente! E então selecionar as opções abaixo para limpar as configurações referentes ao Secure Boot e TPM:

    Erase all Secure Boot Setting
    Restore Secure Boot to Factory Default
    Clear TPM (TCM)
    

  • RobertMiguel
    RobertMiguel Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    Fiz o tutorial do vídeo, mesmo assim não deu.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    Opções

    Como última sugestão, você pode tentar abrir seu laptop e remover a bateria CR2032 por alguns minutos para fazer um Clear CMOS.

  • RobertMiguel
    RobertMiguel Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    Ok, acho que vou levar ao técnico, mas vc tem ideia aonde pode ter ocorrido esse problema, placa mãe algo assim ?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    Opções

    Considerando que foi dado inúmeras alternativas para fazer o boot pelo pendrive. É possível que a dashboard destinada as portas USB esteja com defeito.

    Você já tentou fazer um teste em todas as portas USB com outro pendrive e/ou dispositivo USB (como: teclado ou mouse)!?

  • RobertMiguel
    RobertMiguel Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    Já sim, nenhuma deu certo. Realmente não sei, acho que vou levar ao técnico, mesmo assim obrigado pela a ajuda !