Modelo Acer monitor KG241Q 144hz dando piscada de tela preta e tela branca.

Opções
Guicastilho321
Guicastilho321 Member Posts: 5

Tinkerer

Boa noite galera, meu monitor do nada começou apresentar tela preta e tela branca. ( o pc nao trava, apenas a tela que buga)
já atualizei o driver da placa de video, formatei pc, troquei cabo dp e cabo hdmi 2.0 desativei o freesync, ja mudei pra 120hz 100hz e continua o problema.
jogo csgo na resolução 144hz 1280x960, area de trabalho em 1920x1080.
procurei em vários tópicos e videos de como resolver, mas fiquei em duvida em como e por qual caminho começar.
2 videos de como fica
tenho uma rx 5500xt 4gb asus,
processador ryzen 5 3600,
placa mae asrock b450m steel legend
Memoria gloway ddr4 8gb 2x
https://www.youtube.com/shorts/ACjU7qc8sPo https://www.youtube.com/shorts/KbpXP38_uBg

Melhor resposta

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,925 Guru
    Responder ✓
    Opções

    Você pode fazer um teste com outro monitor! Caso o problema de tela piscando persista, é sinal de que há algum problema com o seu computador, conforme mencionado anteriormente.

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,925 Guru
    Opções

    Olá @Guicastilho321,

    Seja bem-vindo! Este problema de tela piscando só está ocorrendo no navegador da Internet e ao rodar vídeos do YouTube!? Caso afirmativo, experimente desabilitar o recurso "usar aceleração por hardware quando disponível" nas configurações.

    Outra sugestão, seria tentar atualizar os drivers do chipset e GPU. Verifique também se há atualizações de BIOS para sua placa-mãe:

    Lembrando apenas para ter cuidado na hora de atualizar o BIOS, caso esteja utilizando processadores (Pinnacle, Raven ou Summit Ridge). O que não é o seu caso, pois você está utilizando um AMD Ryzen 5 3600 (Matisse / Zen 2).

  • Guicastilho321
    Guicastilho321 Member Posts: 5

    Tinkerer

    Opções

    boa noite @eGomes ,
    a tela fica piscando conforme os videos que coloquei, em qualquer situação, no jogo e navegando na net e com o pc na area de trabalho.
    Driver da GPU esta atualizado ultima versao agora de maio, o do chipset seria da placa mãe? não sei fazer atualização de bios tenho receio de fazer isso. teria alguma outra forma?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,925 Guru
    Opções

    Bom dia @Guicastilho321,

    Baixe e execute a ferramenta CPU-Z, em seguida anexe aqui imagem da guia Mainboard.

  • Guicastilho321
    Guicastilho321 Member Posts: 5

    Tinkerer

    Opções
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,925 Guru
    Opções

    Olá @Guicastilho321,

    Agradecido pelas informações! Como podemos ver o BIOS da sua placa-mãe está bastante desatualizado, principalmente em relação as atualizações do microcódigo AMD/AGESA. Se possível, poste aqui também uma foto da etiqueta (bem nítida) com o modelo e especificações da sua fonte de alimentação (PSU).

  • Guicastilho321
    Guicastilho321 Member Posts: 5

    Tinkerer

    Opções

    Esta desatualizado a bios, como que antes nao dava esse problema e começou a ter agora, do nada.
    nao consigo tirar foto da especificação da fonte, mas tenho o link da onde adquiri ela

    https://www.kabum.com.br/produto/115377/fonte-redragon-rgps-600w-80-plus-bronze-gc-ps002-1

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,925 Guru
    Opções

    @Guicastilho321 escreveu:

    "como que antes nao dava esse problema e começou a ter agora, do nada."

    Olá,

    Os motivos podem ser muitos, tais como: devido alguma modificação e/ou implementação feita por driver da GPU, atualização do Windows. E até mesmo, possibilidade da sua fonte de alimentação (PSU) estar com problemas.

  • Guicastilho321
    Guicastilho321 Member Posts: 5

    Tinkerer

    Opções

    olá!!, não foi feito atualização de windows, formatei e fiz o que sempre faço, driver de video apenas.
    poderia ser alguma interferência entre driver da placa de video para o monitor?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,925 Guru
    Responder ✓
    Opções

    Você pode fazer um teste com outro monitor! Caso o problema de tela piscando persista, é sinal de que há algum problema com o seu computador, conforme mencionado anteriormente.