Troubleshooting para adaptador de rede sem fio MT7921 (MediaTek)
Sintomas
O adaptador de rede sem fio MT7921 (MediaTek) pode apresentar problemas, tais como: instabilidade no funcionamento, desconexões causadas pelo módulo %SystemRoot%\System32\mtkihvx.dll, quedas de conexão constante e de maneira intermitente, baixa velocidade de transferência (throughput), lista de conexões sem fio disponíveis em branco, ping com tempos elevados.
Solução
Tentamos reunir aqui o maior número de soluções "possíveis" que poderão ajudá-lo a contornar o problema. Infelizmente por se tratar de algo crônico, onde acredita-se que a causa seja devido a "bugs" contidos nos drivers desenvolvidos pelo fabricante (MediaTek), não é possível "garantir" que estas dicas vá funcionar em todos os casos.
Dica #1 - Atualizar o driver do controlador MT7921
Através das seguintes opções:
a) Pelo próprio canal de Suporte da Acer, de acordo com o modelo /série do seu laptop:
h??ps://www.acer.com/br-pt/support/drivers-and-manuals
b) Pesquisando através do Catálogo Microsoft Update;
h??ps://www.catalog.update.microsoft.com/Search.aspx?q=MT7921
c) Utilizar driver alternativo fornecido por terceiros:
h??ps://rog-forum.asus.com/t5/amd-600-series/drivers-amd-mediatek-wifi-bluetooth/m-p/857576
Nota:
- Substitua o "??" por "tt", pois o filtro do fórum está restringindo e censurando links aqui postados. (inclusive, fazendo com que eu perca todo o meu trabalho…😓)
Dica #2 - Alterar as seguintes configurações nas Propriedades do adaptador sem fio
- Abra o Gerenciador de dispositivos (devmgmt.msc)
- Clique em "Adaptadores de rede";
- Localize e dê um duplo clique no adaptador wireless MediaTek;
- Clique na guia "Avançado";
- Em seguida configure as seguintes opções:
802.11ax/ac/n/abg = [802.11ax], [802.11ac] ou [802.11n] (de acordo com o padrão utilizado pela sua conexão sem fio)
Agressividade de roaming = 1. Desabilitado
Band Selection = De [Auto] para => [5G Only] ou [2.4G Only]
Banda preferencial = De [Sem preferência] para => [Preferir banda de 5 GHz] ou [Preferir banda de 2.4 GHz]
U-APSD Support = De [Habilitado] para => [Desabilitado]
6. Ao final clique no botão OK.
7. Em seguida, reinicie o seu computador.
Nota:
- Efetue ajustes acima de acordo com a sua necessidade;
- Teste individualmente ou em conjunto estes ajustes, monitorando se os problemas de instabilidade é solucionado.
Dica #3 - Usar a ferramenta netsh para desativar a lógica de configuração automática
- Abra o Prompt de comando (modo Admin), em seguida execute o comando abaixo indicado:
netsh wlan set autoconfig enabled=no interface="Conexão de Rede sem Fio"
2. Feche a janela do Prompt de comando;
3. Em seguida, reinicie o computador.
Nota:
- No parâmetro interface=, o nome da conexão poderá ter nome diferente (ex: "Wi-Fi", "Wireless", etc) devendo estar entre aspas;
- Após executar este comando a lista de conexões sem fio no Gerenciador do Windows ficará indisponível (em branco).
Dica #4 - Substituir o mini-adaptador sem fio M.2 NGFF por outro modelo / marca.
Algo totalmente "drástico" que alguns usuários tem adotado. Mas que de fato "soluciona" definitivamente o problema! Uma vez que o fabricante não apresentar uma solução satisfatória até o momento. 😅
Se você tiver uma dica ou sugestão. Por favor, sinta-se a vontade para acrescentar e compartilhar aqui conosco! 😉
Respostas
-
Olá! Eu tenho um notebook que vem com esse módulo mt7921 e não apresenta problemas. Sobre as suas sugestões, eu também tentaria atualizar o windows para verificar se resolve os problemas.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Olá! Aqui de todos os drivers para o controlador wireless MT7921 que eu testei aqui, o que teve menor ocorrência (não soluciona o problema em definitivo) de quedas e instabilidade foi a versão 3.3.0.760. O pior de todos foi a 3.3.0.713, esse foi disparado o campeão em quedas constantes.
Atualmente estou testando a versão 3.3.0.789. No entanto, percebi que nas últimas atualizações a opção
Agressividade de roaming
foi removida.0 -
Dica #5 - Desativar as opções para economia de energia nas propriedades do adaptador e opções de energia
Passo 1:
- No Gerenciador de dispositivos (devmgmt.msc);
- Clique em "Adaptadores de rede";
- Localize e dê um duplo clique no adaptador wireless MediaTek;
- Clique na guia "Gerenciamento de energia";
- Em seguida, desmarque a opção a seguir e clique no botão "OK":
Passo 2:
- Pressione Win + R (Executar), digite: powercfg.cpl <pressione Enter>;
- Clique em "Alterar configurações do plano" que esteja atualmente ativo (selecionado) na lista;
- Clique em "Alterar configurações de energia avançadas";
- Localize e expanda a árvore "Configurações de Adaptadores Sem Fio";
- Em modo de economia de energia, selecione "Desempenho Máximo" para os dois modos listados (na bateria / na tomada). Em seguida clique nos botões "Aplicar" e "OK":
1