Como instalo o Kali Linux no Acer Nitro AN517-54?

delucca96
delucca96 Member Posts: 7

Tinkerer

Recentemente comprei o Acer Nitro AN517-54, Intel I7, placa de vídeo GeForce GTX 1650 Mobile, SSD 512GB e estava muito feliz. Inicialmente queria instalar o Kali e o Ubuntu, para fazer dualboot (estudo Segurança de Informação, então seria interessante ter uma partição com o Kali e não emular por VM). Porém fiz todos os procedimentos (baixei a imagem do kali, tirei o modo de segurança com a senha na BIOS, coloquei o pen drive para bootar) e na hora que dá o boot primeiro não aparece de forma "gráfica" a instalação, com o fundo azul, porém tem a opção de selecionar esse modo "Graphical Install". Após isso, ocorre a seguinte mensagem: "error: no suitable video mode found; Booting in blind mode". Após isso tenho que resetar o note. Nenhuma das outras opções avança, nem mesmo quando dá o erro e aperto "e" para tentar mudar os parâmetros para "vga=791" ou "vga=794".

*baixei a imagem novamente e troquei de pen drive para certificar. Continua dando o mesmo erro.

Alguém por favor teria uma solução? :(

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,618 Guru

    Experimente desabilitar nas configurações do BIOS o modo UEFI e Fast startup.

  • delucca96
    delucca96 Member Posts: 7

    Tinkerer

    Consegui alterar somente o Fast startup. Mas ao tentar trocar o modo UEFI, não consigo, ele fica cinza sem dar a opção de alterar

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 284 Practitioner WiFi Icon

    No Grub tem a opção de verificar a mídia de instalação? Recomendo criar a mídia USB com o comando dd.

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • delucca96
    delucca96 Member Posts: 7

    Tinkerer

    Cara, não sei se tem como verificar. Vou tentar criar aqui usando o DD. Mas só pra saber, esse modelo da Acer tem a opção pra trocar UEFI pro Legacy?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,618 Guru

    É necessário definir o Set Supervisor Password, para conseguir alterar o Boot Mode.

  • delucca96
    delucca96 Member Posts: 7

    Tinkerer

    Isso, tentei desabilitar e habilitar a senha, porém com ou sem a senha o Modo de Inicialização não é alterado, consigo ir apenas para a parte de Inicialização Segura, mas quando aperto a seta pra subir, não vai. O Sistema Operacional que veio é o Gutta, será que isso interfere em algo? Se tentasse instalar o Windows e fosse pra BIOS, poderia ser uma solução pra alterar a UEFI?

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 284 Practitioner WiFi Icon

    No meu só há a opção UEFI, mas alguns equipamentos ao pressionar F12 no boot aparecem as opções Legacy e UEFI.

    O secure boot é bom desabilitar.

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,618 Guru

    Após ter realizado estas alterações, experimente pressionar F12 e selecionar o dispositivo USB que contém o instalador do Kali para iniciar a máquina.

  • delucca96
    delucca96 Member Posts: 7

    Tinkerer

    Ainda sem sucesso! Vou tentando aqui e retorno. Agora estou colocando a imagem do Kali pelo Rufus como esquema de partição GPT pra testar. Tinha lido algo sobre desabilitar a placa de video na hora de dar o boot… Saberiam dizer como faz, pra eu testar?

  • delucca96
    delucca96 Member Posts: 7

    Tinkerer

    editado junho 2023

    Verifiquei aqui que a BIOS consta na última versão também, a 1.19.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,618 Guru

    Acredito que não seja possível desabilitar o GPU gráfico via BIOS. Muito provavelmente vai ser necessário modificar o grub.cfg ou adicionar algum arquivo na sua pasta para que ele possa reconhecer a GPU e inicializar a interface gráfica corretamente.

  • delucca96
    delucca96 Member Posts: 7

    Tinkerer

    Pessoal, acho que descobri. Testei em outro PC que tem suporte na BIOS pra UEFI e LEGACY. Primeiro usei o PenDrive Bootavel e iniciei em modo UEFI somente, e deu o mesmo erro que tenho no meu Acer Nitro. Posteriormente habilitei o modo Legacy e entrou na tela de instalação normal.

    Agora eis a dúvida: Como ativo esse bendito modo Legacy kkkkk Simplesmente não consigo alterar, fica na cor cinza. Será que se eu fizer uma Live com o Gparted e tentar desmontar e depois montar o SSD no formato MBR conseguiria? Pq não tenho literalmente nada no note, então 0 risco de perder dados…

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,618 Guru

    É necessário definir uma senha em Set Supervisor Password para conseguir alterar o Boot Mode.