Aspire A515-52G-58LZ: Não consigo dar boot pelo SSD após clonagem.

Opções
Fana88
Fana88 Member Posts: 10

Tinkerer

Olá amigos,

Meu notebook é um modelo Aspire A515-52G-58LZ e fiz um upgrade com o SSD Kingston NV2, M.2 NVME PCI-E 4.0 de 500GB

O SSD foi prontamente reconhecido na BIOS INFORMATION e realizei a clonagem do Sistema Operacional com o Macrium reflect.

Tudo certo, o HDD e SSD estão idênticos e devidamente clonados.

Ai que começa meu problema…Não consigo fazer o boot iniciar pelo SSD.

Fiz alguns procedimentos como alterar para AHCI e desativar o secure boot mas nada…O boot da BIOS me dá duas opções de Windows Boot Manager e independente da opção que eu escolha como principal, o boot sempre é feito pelo HDD original.

Tentei desativar a porta do HDD na BIOS para ver se conseguiria dar o boot pelo SSD e deu erro de RECUPERAÇÃO.

Então voltei para a BIOS e reverti todas as alterações para como estava antes do procedimento de instalação do SSD.

Preciso de ajuda para conseguir dar boot pelo SSD no windows e usar o HDD como auxiliar apenas…Me ajudem, por favor.

vou colar as telas da BIOS atualmente, após a reversão:

Melhores respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,893 Guru
    Responder ✓
    Opções

    Correto @Fana88, depois desabilite temporariamente o HDD antigo, até você conseguir reparar e conseguir fazer a inicialização através do SSD.

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,716 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções

    Não há prejuízo. Você pode deixar em rst with optane. Esses erros ocorrem, por que é necessário primeiro ativar a inicialização segura no msconfig antes de alterar o sata mode.

    Agora, eu aconselho desconectar o disco rígido da placa mãe para ter certeza de que o windows está sendo inicializado corretamente pelo ssd.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,893 Guru
    Opções

    Nas configurações do BIOS, acesse o menu Main, pressione as teclas Ctrl + S, em seguida altere a opção SATA Mode para AHCI.

  • Fana88
    Fana88 Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções

    Eu já tinha feito essa tentativa, conforme falei na mensagem.

    Mesmo alterando pra Sata mode para AHCI o boot segue no HDD

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,893 Guru
    Opções

    Você vai precisar corrigir o repositório Boot Configuration Data (BCD) do Windows para conseguir inicializar o Windows corretamente no SSD novo, após ter realizado a clonagem do antigo disco:

  • Commodore_1995#
    Opções

    Olá! Quando você clonou, você selecionou todas as partições também?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Fana88
    Fana88 Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções

    Sim

    Todas, está estritamente idêntico com todas as partições iguais também.

  • Fana88
    Fana88 Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções

    Tentei fazer a correção do BCD e logo na primeira opção já acusou erro de que não era possível recuperar.

    Acredito que algum arquivo pode ter sido corrompido na clonagem, o notebook chegou a ficar sem bateria um tempo mas depois retomou a clonagem normalmente.

    Vou iniciar novamente a clonagem e sobrepor a atual e venho aqui dizer se o problema se mantém.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,893 Guru
    Responder ✓
    Opções

    Correto @Fana88, depois desabilite temporariamente o HDD antigo, até você conseguir reparar e conseguir fazer a inicialização através do SSD.

  • Commodore_1995#
    Opções

    Eu sugiro que você apague todas as partições e refaça a clonagem novamente.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Fana88
    Fana88 Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções

    Olha que coisa.

    Clonei novamente, dessa vez foi sem pausas.

    Daí reiniciei e automaticamente meu SSD virou a partição C:

    O comutador ficou severamente mais rápido.

    Fui ma BIOS tirar a prova, alterei para AHCI e desativei o HDD.

    Após iniciar o Windows começou a carregar mas deu tela azul dizendo "NECESSARIO REINCIAR", sem mostrar nenhum código de erro.

    Novamente reiniciei fui na BIOS, ativei o HDD e o computador novamente voltou a dar BOOT pelo HDD, ignorando o SSD.

    fiquei confuso nessa.

    Alguma ideia?

  • Fana88
    Fana88 Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções

    Amigos,

    Após toda essa situação.

    alterei a ordem dos 2 Windows Boot Manager na BIOS e voltou a iniciar pelo SSD, super rápido que ficou.

    O caso é...as BIOS continuam em RPS...Se eu alterar para AHCI ele dá boot pelo HDD sozinho...E se eu desativar o HDD ele dá tela Azul na inicialização.

    To perdido nessa.

    O fato é que, ele está dando boot pelo SSD sabe-se lá como...a partição foi pra C: e ficou muito mais rápido.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,893 Guru
    Opções

    Olá @Fana88 ,

    Ficamos felizes em saber que deu dado certo e o seu sistema tenha ficado mais rápido! 😉

    Muito provavelmente você está vendo estes dois itens no Gerenciador de Inicialização do UEFI, devido agora você ter dois discos com a possiblidade de inicialização (BCD).

    Se após a processo de clonagem ocorreu tudo bem, você excluir e formatar o HDD antigo.

  • Fana88
    Fana88 Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções

    Mas usar o SSD com RST with Optane traz algum prejuízo?

    Todo lugar vejo que a recomendação é colocar o SATA MODE para AHCI, mas quando faço isso o SSD não dá boot, e vai automaticamente para o SSD.

    Se não tiver prejuízos vou manter como está.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,893 Guru
    Opções

    O ideal seria que estivesse configurado como AHCI. Como o próprio nome diz, o Intel RST (Rapid Storage) with Optane era uma tecnologia desenvolvida para utilizar HDD em RAID com unidades SSD híbridas (Optane), que por sua vez acabou sendo descontinuada. Mais detalhes em:

    https://community.intel.com/t5/Rapid-Storage-Technology/New-system-build-AHCI-or-RST-Premium-I-m-confused/td-p/1274536
    
    https://www.datacenterdynamics.com/en/news/intel-kills-off-optane-memory-writes-off-559-million-inventory/#:~:text=Intel%20developed%20a%20line%20of,ceasing%20production%20in%20January%202021.
    
    https://community.acer.com/pt/discussion/613503/modo-sata-intel-rst-premium-with-optane-nitro-5-an515-54-574q
    

    No entanto, acredito que você deveria deixar como está afim de evitar maiores problemas! 😉

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,716 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções

    Não há prejuízo. Você pode deixar em rst with optane. Esses erros ocorrem, por que é necessário primeiro ativar a inicialização segura no msconfig antes de alterar o sata mode.

    Agora, eu aconselho desconectar o disco rígido da placa mãe para ter certeza de que o windows está sendo inicializado corretamente pelo ssd.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Fana88
    Fana88 Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções
  • Fana88
    Fana88 Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções

    Outra coisa, de fato eu não ativei a inicialização segura quando alterei para AHCI

    Se fizer tende a funcionar?

    Ou melhor deixar no RST msm?

  • Commodore_1995#
    Opções

    Sim, isso mesmo. Depois verifique se o windows está sendo inicializado pelo ssd corretamente.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Fana88
    Fana88 Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções

    Para finalizar o tópico.

    Removi o HDD e deu boot normalmente pelo SSD, tudo certo.

    Liguei novamente e formatei o HDD.

    Obrigado