ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!

Olá amigos,
Meu notebook é um modelo Aspire A515-52G-58LZ e fiz um upgrade com o SSD Kingston NV2, M.2 NVME PCI-E 4.0 de 500GB
O SSD foi prontamente reconhecido na BIOS INFORMATION e realizei a clonagem do Sistema Operacional com o Macrium reflect.
Tudo certo, o HDD e SSD estão idênticos e devidamente clonados.
Ai que começa meu problema…Não consigo fazer o boot iniciar pelo SSD.
Fiz alguns procedimentos como alterar para AHCI e desativar o secure boot mas nada…O boot da BIOS me dá duas opções de Windows Boot Manager e independente da opção que eu escolha como principal, o boot sempre é feito pelo HDD original.
Tentei desativar a porta do HDD na BIOS para ver se conseguiria dar o boot pelo SSD e deu erro de RECUPERAÇÃO.
Então voltei para a BIOS e reverti todas as alterações para como estava antes do procedimento de instalação do SSD.
Preciso de ajuda para conseguir dar boot pelo SSD no windows e usar o HDD como auxiliar apenas…Me ajudem, por favor.
vou colar as telas da BIOS atualmente, após a reversão:
Correto @Fana88, depois desabilite temporariamente o HDD antigo, até você conseguir reparar e conseguir fazer a inicialização através do SSD.
Não há prejuízo. Você pode deixar em rst with optane. Esses erros ocorrem, por que é necessário primeiro ativar a inicialização segura no msconfig antes de alterar o sata mode.
Agora, eu aconselho desconectar o disco rígido da placa mãe para ter certeza de que o windows está sendo inicializado corretamente pelo ssd.
Nas configurações do BIOS, acesse o menu Main, pressione as teclas Ctrl + S, em seguida altere a opção SATA Mode para AHCI.
Eu já tinha feito essa tentativa, conforme falei na mensagem.
Mesmo alterando pra Sata mode para AHCI o boot segue no HDD
Você vai precisar corrigir o repositório Boot Configuration Data (BCD) do Windows para conseguir inicializar o Windows corretamente no SSD novo, após ter realizado a clonagem do antigo disco:
Olá! Quando você clonou, você selecionou todas as partições também?
Sim
Todas, está estritamente idêntico com todas as partições iguais também.
Tentei fazer a correção do BCD e logo na primeira opção já acusou erro de que não era possível recuperar.
Acredito que algum arquivo pode ter sido corrompido na clonagem, o notebook chegou a ficar sem bateria um tempo mas depois retomou a clonagem normalmente.
Vou iniciar novamente a clonagem e sobrepor a atual e venho aqui dizer se o problema se mantém.
Correto @Fana88, depois desabilite temporariamente o HDD antigo, até você conseguir reparar e conseguir fazer a inicialização através do SSD.
Eu sugiro que você apague todas as partições e refaça a clonagem novamente.
Olha que coisa.
Clonei novamente, dessa vez foi sem pausas.
Daí reiniciei e automaticamente meu SSD virou a partição C:
O comutador ficou severamente mais rápido.
Fui ma BIOS tirar a prova, alterei para AHCI e desativei o HDD.
Após iniciar o Windows começou a carregar mas deu tela azul dizendo "NECESSARIO REINCIAR", sem mostrar nenhum código de erro.
Novamente reiniciei fui na BIOS, ativei o HDD e o computador novamente voltou a dar BOOT pelo HDD, ignorando o SSD.
fiquei confuso nessa.
Alguma ideia?
Amigos,
Após toda essa situação.
alterei a ordem dos 2 Windows Boot Manager na BIOS e voltou a iniciar pelo SSD, super rápido que ficou.
O caso é...as BIOS continuam em RPS...Se eu alterar para AHCI ele dá boot pelo HDD sozinho...E se eu desativar o HDD ele dá tela Azul na inicialização.
To perdido nessa.
O fato é que, ele está dando boot pelo SSD sabe-se lá como...a partição foi pra C: e ficou muito mais rápido.
Olá @Fana88 ,
Ficamos felizes em saber que deu dado certo e o seu sistema tenha ficado mais rápido! 😉
Muito provavelmente você está vendo estes dois itens no Gerenciador de Inicialização do UEFI, devido agora você ter dois discos com a possiblidade de inicialização (BCD).
Se após a processo de clonagem ocorreu tudo bem, você excluir e formatar o HDD antigo.
Mas usar o SSD com RST with Optane traz algum prejuízo?
Todo lugar vejo que a recomendação é colocar o SATA MODE para AHCI, mas quando faço isso o SSD não dá boot, e vai automaticamente para o SSD.
Se não tiver prejuízos vou manter como está.
O ideal seria que estivesse configurado como AHCI. Como o próprio nome diz, o Intel RST (Rapid Storage) with Optane era uma tecnologia desenvolvida para utilizar HDD em RAID com unidades SSD híbridas (Optane), que por sua vez acabou sendo descontinuada. Mais detalhes em:
https://community.intel.com/t5/Rapid-Storage-Technology/New-system-build-AHCI-or-RST-Premium-I-m-confused/td-p/1274536 https://www.datacenterdynamics.com/en/news/intel-kills-off-optane-memory-writes-off-559-million-inventory/#:~:text=Intel%20developed%20a%20line%20of,ceasing%20production%20in%20January%202021. https://community.acer.com/pt/discussion/613503/modo-sata-intel-rst-premium-with-optane-nitro-5-an515-54-574q
No entanto, acredito que você deveria deixar como está afim de evitar maiores problemas! 😉
Não há prejuízo. Você pode deixar em rst with optane. Esses erros ocorrem, por que é necessário primeiro ativar a inicialização segura no msconfig antes de alterar o sata mode.
Agora, eu aconselho desconectar o disco rígido da placa mãe para ter certeza de que o windows está sendo inicializado corretamente pelo ssd.
Desconectar fisicamente, vc diz?
Outra coisa, de fato eu não ativei a inicialização segura quando alterei para AHCI
Se fizer tende a funcionar?
Ou melhor deixar no RST msm?
Sim, isso mesmo. Depois verifique se o windows está sendo inicializado pelo ssd corretamente.
Para finalizar o tópico.
Removi o HDD e deu boot normalmente pelo SSD, tudo certo.
Liguei novamente e formatei o HDD.
Obrigado