AN515-43-R4C3: Problema com Memoria Ram instalada e disponível

Gollum123
Gollum123 Member Posts: 14

Tinkerer

editado maio 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Eu formatei meu computador (antes não tinha esse erro) e tenho duas memorias RAM instaladas de 8GB cada, porém, o hardware do notebook está puxando 10,1GB como está na imagem anexada, já tentei diversos procedimentos, porém, nenhum foi efetivo, o que eu posso fazer para arrumar isso?

Tenho um Nitro 5 AN515-43-R4C3

[Título editado para incluir modelo do produto]

«1

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,831 Guru

    Olá,

    Experimente remover e limpar cuidadosamente os terminais de contato dos módulos de memória RAM com auxílio de um pincel antiestático e/ou álcool isopropílico e slots SODDIM. Lembrando para desconectar previamente os cabos da bateria e também da pilha CR2032 (por alguns minutos) para fazer um Clear CMOS. Na sequência, pressione e mantenha o botão Power pressionado por uns 30 segundos, para descarregar quaisquer resquícios de carga remanescente.

    Em seguida, faça a remontagem e teste se o sistema consegue reconhecer corretamente a quantidade total de memória RAM instalada. Você poderá notar uma certa demora do que o habitual para dar sinal vídeo, mas não se preocupe! Pois isto é um comportamento normal em virtude dos testes de inicialização (POST) que o sistema fará automaticamente.

    IMPORTANTE:

    • Após executar este procedimento será necessário efetuar a reconfiguração do BIOS.

  • Gollum123
    Gollum123 Member Posts: 14

    Tinkerer

    Hoje mesmo eu já havia limpado os terminais de contato das duas memórias RAM com álcool isopropílico, porém, sem sucesso.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,831 Guru

     Olá @Gollum123,

    Experimente executar o Diagnóstico de Memória do Windows (mdsched.exe), conforme link abaixo:

    Execute também o Assistente de Solução de Problemas de Diagnóstico, para localizar e resolver eventuais problemas de hardware:

    Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: msdt.exe -id DeviceDiagnostic <tecle ENTER>, clique no botão "Avançar" e então aguarde o processo de verificação.

  • Gollum123
    Gollum123 Member Posts: 14

    Tinkerer

    Nenhum dos dois procedimentos encontraram nada

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,831 Guru

    Experimente desligar o Windows no modo completo, pressionando e mantendo a tecla <Shift> segurada quando você for clicar na opção Desligar.

    Após isso, abra seu laptop novamente! Desconecte a bateria e pilha CR2032, remova os dois módulos de memória RAM.

    Na sequência, instale apenas um único módulo de memória e então ligue o sistema novamente. Verificando se a capacidade total do mesmo é reconhecida corretamente.

    Caso funcione, repita o procedimento de shutdown completo, remova apenas a bateria do seu laptop. E então, instale o outro módulo de memória.

    E por fim, veja se o Windows consegue reconhecer corretamente a capacidade total de RAM instalada.

  • RPaizinho
    RPaizinho Member Posts: 6

    Tinkerer

    O processador gráfico da Amd Radeon nao possui memoria própria e utiliza uma parte da memoria compartilhada essa pode ser uma das causas, quanta memória está reservada para gpu amd? Como o vicio ocorreu após a reinstalação do sistema pode ser alguma alteração que fez na bios acidentalmente é uma boa resetar ela para o padrão de fabrica(F2 ao iniciar para entrar na bios, F9 restaurar padrão e F10 para salvar). Outro ponto seria reinstalar o Windows e fazer a atualização dos drivers.

  • Gollum123
    Gollum123 Member Posts: 14

    Tinkerer

    Ao ligar apenas a memoria ram original no slot que ela veio, o notebook nem ligou, após ligar a memoria ram que comprei no segundo slot sozinha, o computador ligou e ficou mostrando isso

    Após colocar a memoria ram que veio de fábrica, também, continuou da mesma forma que anteriormente

  • Gollum123
    Gollum123 Member Posts: 14

    Tinkerer

    Fiz o procedimento da BIOS, parecia apenas uma atualização simples, um F5 na área de trabalho, mas também não resolveu

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,831 Guru

    Ao ligar apenas a memoria ram original no slot que ela veio, o notebook nem ligou, após ligar a memoria ram que comprei no segundo slot sozinha, o computador ligou e ficou mostrando isso

    Isso é um forte indício de que o módulo de memória esteja com defeito!

    Faça o download e execute a ferramenta CPU-Z, em seguida anexe aqui imagens das guias: CPU, Mainboard, Memory e SPD (Slot #1 e Slot #2).

  • Olá! Experimente atualizar o bios para a versão mais recente também.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Gollum123
    Gollum123 Member Posts: 14

    Tinkerer

    Isso não tem perigo de comprometer a placa mãe, por isso não o fiz ainda

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,831 Guru
    editado maio 2023

    @Gollum123,

    Você pode atualizar o BIOS do seu Aspire Nitro 5 AN515-43-R4C3 com a última versão disponível (1.12):

    No entanto, antes de fazer esta atualização, deixe instalado somente um único módulo de memória RAM (o que está funcionando corretamente), bateria carregada com mais de 50% de carga com o carregador conectado e ligado na tomada.

    já tentei diversos procedimentos, porém, nenhum foi efetivo, o que eu posso fazer para arrumar isso?

    Quando você se referiu a estes "diversos procedimentos", você andou alterando alguma configuração do Windows via msconfig (via Opções Avançadas de Inicialização) e/ou Propriedades do Sistema (via Desempenho \ Configurações \ guia Avançado \ Memória Virtual \ Alterar)? Caso afirmativo, desfaça todas estas alterações!

  • Gollum123
    Gollum123 Member Posts: 14

    Tinkerer

    Desfiz todas as alterações e atualizei a BIOS, porém, o problema continuou o mesmo

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,831 Guru

    Experimente reiniciar o Windows no Modo de segurança, vide guia abaixo:

    https://support.microsoft.com/pt-br/windows/iniciar-seu-computador-no-modo-de-seguran%C3%A7a-no-windows-92c27cff-db89-8644-1ce4-b3e5e56fe234

    E então verifique no Gerenciador de Tarefas se a capacidade total de memória RAM é reconhecida corretamente. Caso afirmativo, é sinal de que esteja havendo algum problema com algum driver de dispositivo. Verifique também nas configurações do BIOS se não há alguma opção que permita ajustar a quantidade de memória reservada para o GPU onboard.

    Se o problema persistir, faça um teste com outro(s) módulo(s) de memória, pois pode ser um problema de hardware!

  • Gollum123
    Gollum123 Member Posts: 14

    Tinkerer

    Bom dia, iniciar em modo de segurança não fez nenhuma alteração e pelo que eu sei, com a BIOS do meu computador, não tem nada para selecionar quantidade de memória ram reservada para o GPU, já procurei muito, mas o 20H2 aparentemente não possui essa aba, a menos que eu não tenha achado.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,831 Guru

    Você está usando o Windows 20H2!? Então, talvez seja isso a causa do seu problema! Pois eu já tive um caso onde equipamento que não reconhecia a capacidade total de RAM corretamente, justamente por estar usando uma versão antiga do Windows. E após realizar uma nova instalação (mídia USB com a versão 22H2), o problema foi devidamente solucionado!

  • Gollum123
    Gollum123 Member Posts: 14

    Tinkerer

    Perdão, eu atualizei para o 22H2, a versão da BIOS que e InsydeH20

  • Gollum123
    Gollum123 Member Posts: 14

    Tinkerer

    Inclusive, já vi procedimentos que fazem na BIOS Insyde H20, ter acesso à capacidade de ram reservada para GPU, mas na minha, mesmo apertando Fn + Tab, essa área não se mostra