ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!

Tinkerer
Eu formatei meu computador (antes não tinha esse erro) e tenho duas memorias RAM instaladas de 8GB cada, porém, o hardware do notebook está puxando 10,1GB como está na imagem anexada, já tentei diversos procedimentos, porém, nenhum foi efetivo, o que eu posso fazer para arrumar isso?
Tenho um Nitro 5 AN515-43-R4C3
[Título editado para incluir modelo do produto]
Olá,
Experimente remover e limpar cuidadosamente os terminais de contato dos módulos de memória RAM com auxílio de um pincel antiestático e/ou álcool isopropílico e slots SODDIM. Lembrando para desconectar previamente os cabos da bateria e também da pilha CR2032 (por alguns minutos) para fazer um Clear CMOS. Na sequência, pressione e mantenha o botão Power pressionado por uns 30 segundos, para descarregar quaisquer resquícios de carga remanescente.
Em seguida, faça a remontagem e teste se o sistema consegue reconhecer corretamente a quantidade total de memória RAM instalada. Você poderá notar uma certa demora do que o habitual para dar sinal vídeo, mas não se preocupe! Pois isto é um comportamento normal em virtude dos testes de inicialização (POST) que o sistema fará automaticamente.
IMPORTANTE:
Hoje mesmo eu já havia limpado os terminais de contato das duas memórias RAM com álcool isopropílico, porém, sem sucesso.
Olá @Gollum123,
Experimente executar o Diagnóstico de Memória do Windows (mdsched.exe), conforme link abaixo:
Execute também o Assistente de Solução de Problemas de Diagnóstico, para localizar e resolver eventuais problemas de hardware:
Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: msdt.exe -id DeviceDiagnostic <tecle ENTER>, clique no botão "Avançar" e então aguarde o processo de verificação.
Nenhum dos dois procedimentos encontraram nada
Experimente desligar o Windows no modo completo, pressionando e mantendo a tecla <Shift> segurada quando você for clicar na opção Desligar.
Após isso, abra seu laptop novamente! Desconecte a bateria e pilha CR2032, remova os dois módulos de memória RAM.
Na sequência, instale apenas um único módulo de memória e então ligue o sistema novamente. Verificando se a capacidade total do mesmo é reconhecida corretamente.
Caso funcione, repita o procedimento de shutdown completo, remova apenas a bateria do seu laptop. E então, instale o outro módulo de memória.
E por fim, veja se o Windows consegue reconhecer corretamente a capacidade total de RAM instalada.
O processador gráfico da Amd Radeon nao possui memoria própria e utiliza uma parte da memoria compartilhada essa pode ser uma das causas, quanta memória está reservada para gpu amd? Como o vicio ocorreu após a reinstalação do sistema pode ser alguma alteração que fez na bios acidentalmente é uma boa resetar ela para o padrão de fabrica(F2 ao iniciar para entrar na bios, F9 restaurar padrão e F10 para salvar). Outro ponto seria reinstalar o Windows e fazer a atualização dos drivers.
Ao ligar apenas a memoria ram original no slot que ela veio, o notebook nem ligou, após ligar a memoria ram que comprei no segundo slot sozinha, o computador ligou e ficou mostrando isso
Após colocar a memoria ram que veio de fábrica, também, continuou da mesma forma que anteriormente
Fiz o procedimento da BIOS, parecia apenas uma atualização simples, um F5 na área de trabalho, mas também não resolveu
Ao ligar apenas a memoria ram original no slot que ela veio, o notebook nem ligou, após ligar a memoria ram que comprei no segundo slot sozinha, o computador ligou e ficou mostrando isso
Isso é um forte indício de que o módulo de memória esteja com defeito!
Faça o download e execute a ferramenta CPU-Z, em seguida anexe aqui imagens das guias: CPU, Mainboard, Memory e SPD (Slot #1 e Slot #2).
Olá! Experimente atualizar o bios para a versão mais recente também.
Esses são os prints do CPU Z
Isso não tem perigo de comprometer a placa mãe, por isso não o fiz ainda
Você pode atualizar o BIOS do seu Aspire Nitro 5 AN515-43-R4C3 com a última versão disponível (1.12):
No entanto, antes de fazer esta atualização, deixe instalado somente um único módulo de memória RAM (o que está funcionando corretamente), bateria carregada com mais de 50% de carga com o carregador conectado e ligado na tomada.
já tentei diversos procedimentos, porém, nenhum foi efetivo, o que eu posso fazer para arrumar isso?
Quando você se referiu a estes "diversos procedimentos", você andou alterando alguma configuração do Windows via msconfig (via Opções Avançadas de Inicialização) e/ou Propriedades do Sistema (via Desempenho \ Configurações \ guia Avançado \ Memória Virtual \ Alterar)? Caso afirmativo, desfaça todas estas alterações!
Desfiz todas as alterações e atualizei a BIOS, porém, o problema continuou o mesmo
Experimente reiniciar o Windows no Modo de segurança, vide guia abaixo:
E então verifique no Gerenciador de Tarefas se a capacidade total de memória RAM é reconhecida corretamente. Caso afirmativo, é sinal de que esteja havendo algum problema com algum driver de dispositivo. Verifique também nas configurações do BIOS se não há alguma opção que permita ajustar a quantidade de memória reservada para o GPU onboard.
Se o problema persistir, faça um teste com outro(s) módulo(s) de memória, pois pode ser um problema de hardware!
Bom dia, iniciar em modo de segurança não fez nenhuma alteração e pelo que eu sei, com a BIOS do meu computador, não tem nada para selecionar quantidade de memória ram reservada para o GPU, já procurei muito, mas o 20H2 aparentemente não possui essa aba, a menos que eu não tenha achado.
Você está usando o Windows 20H2!? Então, talvez seja isso a causa do seu problema! Pois eu já tive um caso onde equipamento que não reconhecia a capacidade total de RAM corretamente, justamente por estar usando uma versão antiga do Windows. E após realizar uma nova instalação (mídia USB com a versão 22H2), o problema foi devidamente solucionado!
Perdão, eu atualizei para o 22H2, a versão da BIOS que e InsydeH20
Inclusive, já vi procedimentos que fazem na BIOS Insyde H20, ter acesso à capacidade de ram reservada para GPU, mas na minha, mesmo apertando Fn + Tab, essa área não se mostra
Isso está neste comentário