Esta Bios mais recente não vem com opções para Legacy, pelo que pude entender. Se eu estiver errado me corrijam.
Gostaria de aprender mais sobre os recursos desta bios, pois já aprendi que não se pode ficar deletando partições nesse novo sistema UEFI, pois depois simplesmente seu sistema operacional não vai carregar. Pelo que entendi, geralmente o UEFI geral quatro partições para que haja um sistema Windows 11 em um SSD, sendo dois lógicos de inicialização, onde ficam informações como drivers, uma partição com o Windows 11, e outra de recuperação.
Acontece que não existe manual para esta bios 1.14, e acredito que todo o usuário tem o direito de saber o que significa cada funcionalidade da BIOS. Nesse sentido, o suporte da concorrente é interessante, pois possui manuais de funcionalidades de bios, e softwares para recuperação mais inteligentes.
Meu notebook veio de fábrica com TPM habilitado, inicialização segura ativada e eu sou muito curioso com estas funcionalidades. Entrei no programa Insider, de obter atualizações mais modernas, e ficou aparecendo aquela marca dágua após a atualização, e eu não gostava daquilo. Só que percebi que não havia como voltar atrás. Tentei reinicializar a máquina usando a restauração ALT F-10 e não funcionou, o boot não ia para a restauração. Para piorar, o boot normal parou de funcionar.
Tive que levar para um técnico, e ele reinstalou o Windows 11, mas a versão da Microsoft, e não a de fábrica. E pelo que percebi, o técnico desabilitou Secure Boot, desabilitou TPM, desabilitou menu de boot usando F12, habilitou Wake up on lan, de modo que isto fez eu sentir saudades da época em que eu sabia o que cada configuração significava.
E passei a ficar irritado porque o WIndows Defender acusa que a virtualização do meu WIndows está desabilitada na BIOS.
E aliás, eu vi nos fóruns sempre um participante ensinando o pessoal a desligar com "CTRL + S" uma funcionalidade da bios, e depois carregar os drivers baixados no site da ACER para inicializar e reconhecer os SSD/HDD da máquina e conseguir instalar o WIndows 11, e ao contar isso ao técnico, ele disse que esta seria a pior forma de reinstalar o Windows - mas ensinar qual é a melhor, ele não quis… rsrsrsrs
Enfim, criei este tópico para podermos discutir as coisas que técnicos fazem com boa fé, mas que irritam seus clientes, criei este tópico para discutirmos, se possível cada funcionalidade das opções da BIOS 1.14, e criei o tópico também para pedir à ACER que libere mais facilmente uma possibilidade de fazermos reinstalações pelo pendrive mais facilmente no Windows 11, de preferência liberando a sua partição Recovery original para a gente baixar e instalar, pois esta já tem sido, sinceramente, uma das coisas que está me fazendo decidir voltar para a concorrente.