Aprendendo Funcionalidades da Bios atual (1.14) para Predator PH315-54
Tinkerer
Esta Bios mais recente não vem com opções para Legacy, pelo que pude entender. Se eu estiver errado me corrijam.
Gostaria de aprender mais sobre os recursos desta bios, pois já aprendi que não se pode ficar deletando partições nesse novo sistema UEFI, pois depois simplesmente seu sistema operacional não vai carregar. Pelo que entendi, geralmente o UEFI geral quatro partições para que haja um sistema Windows 11 em um SSD, sendo dois lógicos de inicialização, onde ficam informações como drivers, uma partição com o Windows 11, e outra de recuperação.
Acontece que não existe manual para esta bios 1.14, e acredito que todo o usuário tem o direito de saber o que significa cada funcionalidade da BIOS. Nesse sentido, o suporte da concorrente é interessante, pois possui manuais de funcionalidades de bios, e softwares para recuperação mais inteligentes.
Meu notebook veio de fábrica com TPM habilitado, inicialização segura ativada e eu sou muito curioso com estas funcionalidades. Entrei no programa Insider, de obter atualizações mais modernas, e ficou aparecendo aquela marca dágua após a atualização, e eu não gostava daquilo. Só que percebi que não havia como voltar atrás. Tentei reinicializar a máquina usando a restauração ALT F-10 e não funcionou, o boot não ia para a restauração. Para piorar, o boot normal parou de funcionar.
Tive que levar para um técnico, e ele reinstalou o Windows 11, mas a versão da Microsoft, e não a de fábrica. E pelo que percebi, o técnico desabilitou Secure Boot, desabilitou TPM, desabilitou menu de boot usando F12, habilitou Wake up on lan, de modo que isto fez eu sentir saudades da época em que eu sabia o que cada configuração significava.
E passei a ficar irritado porque o WIndows Defender acusa que a virtualização do meu WIndows está desabilitada na BIOS.
E aliás, eu vi nos fóruns sempre um participante ensinando o pessoal a desligar com "CTRL + S" uma funcionalidade da bios, e depois carregar os drivers baixados no site da ACER para inicializar e reconhecer os SSD/HDD da máquina e conseguir instalar o WIndows 11, e ao contar isso ao técnico, ele disse que esta seria a pior forma de reinstalar o Windows - mas ensinar qual é a melhor, ele não quis… rsrsrsrs
Enfim, criei este tópico para podermos discutir as coisas que técnicos fazem com boa fé, mas que irritam seus clientes, criei este tópico para discutirmos, se possível cada funcionalidade das opções da BIOS 1.14, e criei o tópico também para pedir à ACER que libere mais facilmente uma possibilidade de fazermos reinstalações pelo pendrive mais facilmente no Windows 11, de preferência liberando a sua partição Recovery original para a gente baixar e instalar, pois esta já tem sido, sinceramente, uma das coisas que está me fazendo decidir voltar para a concorrente.
Melhores respostas
-
Olá! Eu vou tentar lhe ajudar da melhor maneira possível. A primeira imagem que você vê no bios, mostra algumas configurações de hardware e o monitoramento da temperatura do cpu e do gpu, veja:
Quando você pressiona f1, aparece algumas guias mais avançadas. A primeira página, mostra mais detalhes como a versão do bios, a quantidade de memória ram e de ssd instaladas e também o número de série e o modelo do computador:
Na guia MAIN mostra algumas funções:
a) data e hora do sistema: toda informação fica salvo por causa da bateria cmos. Quando essa bateria precisa ser trocada, a hora e a data ficam desreguladas.
b) network boot: é a inicialização do windows através de uma rede. Eu geralmente desativo esse recurso.
c) f12 boot menu: é um recurso que eu sempre deixo ativado. O usuário pressiona f12 antes do logo da acer e vai aparecer os ssds ou hdds que contenham o windows e também é útil quando o usuário quer reinstalar o windows, utilizando um iso da microsoft.
d) wake on lan ou wake on wlan: é um recurso para ligar o computador através de um pacote, quando o computador está ligado em algum roteador por exemplo. O roteador envia um pacote e o computador liga. Eu deixo desativado.
e) usb wake from s4 support: é um recurso para religar um computador a partir de um dispositivo usb, quando o computador está hibernando.
e) function key behavior: está relacionado a função da tecla fn. Eu deixo configurado em media key, por que dessa forma, você precisará pressionar as teclas fn+fx para diminuir o brilho, desligar a tela, o touchpad e a iluminação do teclado.
f) lid open resume: ao levantar a tela , a imagem reaparece na tela.
g) Wake on USB while lid closed: um dispositivo usb ativa o sistema mesmo quando a tela está abaixada.
h) d2d recovery: quando a partição de recuperação está intacta, o usuário pode pressionar alt+f10 antes do logo da acer para reinstalar o software de fábrica.
i) post animation and sound: desliga ou liga a animação do predator.
j) sound: ativa ou desativa o som da animação do predator.
l) keyboard backlit timeout: desativa ou ativa a opção de desligar a luz do teclado a cada trinta segundos.
m) fast boot: deixa a inicialização do sistema mais rápido. Praticamente pula algumas etapas do POST. O post geralmente faz uma análise do hardware do sistema antes de inicializar o windows. Eu particularmente desativo o fastboot, já que atualmente, os computadores já vem com ssd e a inicialização já é muito rápida.
n) display language: mudar o idioma do bios.
o) ctrl+s (vmd controller): essa opção geralmente fica oculta, para que os usuários não bloqueiem o windows. No entanto, não é necessário reinstalar o windows. Basta ativar primeiro a inicialização segura pelo msconfig e depois desativar o vmd controller no bios, que o usuário não terá problemas de telas azuis.
No entanto, é possível que o windows 10 ou o windows 11 não contenham nativamente o driver vmd controller, sendo necessário baixar o driver do chipset e instalá-lo ainda durante a instalação do windows, clicando em carregar driver:
Mas a forma mais rápida, é desativando o vmd controller. Dessa forma, a instalação do windows poderá reconhecer os discos sem ser necessário instalar algum driver específico.
Na guia ADVANCED:
Nesta guia, você pode ativar a virtualização (vtx e vtd) e o thunderbolt. Você pode conectar um monitor externo na porta usb-c que tenha um símbolo de um raio ou até mesmo uma placa de vídeo externa.
Na guia security:
a) set supervisor password: ao ativá-lo, você cria uma senha e também permite desativar o secureboot e o tpm. Toda vez que acessar o bios, será pedido uma senha.
b) set hdd password: se você tiver um disco rígido, pode atribuir uma senha para ele. Não funciona em ssds nvme.
c) password on boot: ao criar essa senha, toda vez que você ligar o computador, será pedido uma senha antes de inicializar o windows.
d) secure boot: eu aconselho ler esse tópico:
d) current tpm: aqui permite desativar ou ativar o tpm. Eu deixo sempre ativado, principalmente com windows 11 instalado. Aqui fala mais sobre o tpm:
Você também pode limpar o tpm.
Na guia boot:
a) bootmode: é necessário criar uma senha no setsupervisorpassword para alterar esse recurso. Atualmente, os computadores vem apenas com o modo uefi.
b) secureboot: é necessário criar uma senha no setsupervisorpassword para alterar esse recurso. Ao ativar essa função, as demais configurações do secureboot na guia security, poderão ser alteradas.
Na guia exit:
a) exit saving changes: sai do bios salvando as alterações.
b) exit discarding changes: sai do bios sem salvar as alterações.
c) save & shutdown: salvar as configurações e desliga o computador.
d) load setup defaults: retorna as configurações do bios para o padrão de fábrica.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Estranho essas funções terem corrompido o windows. Será que você desativou o vmd controller sem querer e acabou corrompendo o windows?
Como fazer para reinstalar o Windows 11, mesmo que seja a instalação limpa da Microsoft, mas conseguindo deixar ativado o TPM e o SecureBoot?
Basta ativar essas funções antes de reinstalar o windows.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0
Respostas
-
Olá! Eu vou tentar lhe ajudar da melhor maneira possível. A primeira imagem que você vê no bios, mostra algumas configurações de hardware e o monitoramento da temperatura do cpu e do gpu, veja:
Quando você pressiona f1, aparece algumas guias mais avançadas. A primeira página, mostra mais detalhes como a versão do bios, a quantidade de memória ram e de ssd instaladas e também o número de série e o modelo do computador:
Na guia MAIN mostra algumas funções:
a) data e hora do sistema: toda informação fica salvo por causa da bateria cmos. Quando essa bateria precisa ser trocada, a hora e a data ficam desreguladas.
b) network boot: é a inicialização do windows através de uma rede. Eu geralmente desativo esse recurso.
c) f12 boot menu: é um recurso que eu sempre deixo ativado. O usuário pressiona f12 antes do logo da acer e vai aparecer os ssds ou hdds que contenham o windows e também é útil quando o usuário quer reinstalar o windows, utilizando um iso da microsoft.
d) wake on lan ou wake on wlan: é um recurso para ligar o computador através de um pacote, quando o computador está ligado em algum roteador por exemplo. O roteador envia um pacote e o computador liga. Eu deixo desativado.
e) usb wake from s4 support: é um recurso para religar um computador a partir de um dispositivo usb, quando o computador está hibernando.
e) function key behavior: está relacionado a função da tecla fn. Eu deixo configurado em media key, por que dessa forma, você precisará pressionar as teclas fn+fx para diminuir o brilho, desligar a tela, o touchpad e a iluminação do teclado.
f) lid open resume: ao levantar a tela , a imagem reaparece na tela.
g) Wake on USB while lid closed: um dispositivo usb ativa o sistema mesmo quando a tela está abaixada.
h) d2d recovery: quando a partição de recuperação está intacta, o usuário pode pressionar alt+f10 antes do logo da acer para reinstalar o software de fábrica.
i) post animation and sound: desliga ou liga a animação do predator.
j) sound: ativa ou desativa o som da animação do predator.
l) keyboard backlit timeout: desativa ou ativa a opção de desligar a luz do teclado a cada trinta segundos.
m) fast boot: deixa a inicialização do sistema mais rápido. Praticamente pula algumas etapas do POST. O post geralmente faz uma análise do hardware do sistema antes de inicializar o windows. Eu particularmente desativo o fastboot, já que atualmente, os computadores já vem com ssd e a inicialização já é muito rápida.
n) display language: mudar o idioma do bios.
o) ctrl+s (vmd controller): essa opção geralmente fica oculta, para que os usuários não bloqueiem o windows. No entanto, não é necessário reinstalar o windows. Basta ativar primeiro a inicialização segura pelo msconfig e depois desativar o vmd controller no bios, que o usuário não terá problemas de telas azuis.
No entanto, é possível que o windows 10 ou o windows 11 não contenham nativamente o driver vmd controller, sendo necessário baixar o driver do chipset e instalá-lo ainda durante a instalação do windows, clicando em carregar driver:
Mas a forma mais rápida, é desativando o vmd controller. Dessa forma, a instalação do windows poderá reconhecer os discos sem ser necessário instalar algum driver específico.
Na guia ADVANCED:
Nesta guia, você pode ativar a virtualização (vtx e vtd) e o thunderbolt. Você pode conectar um monitor externo na porta usb-c que tenha um símbolo de um raio ou até mesmo uma placa de vídeo externa.
Na guia security:
a) set supervisor password: ao ativá-lo, você cria uma senha e também permite desativar o secureboot e o tpm. Toda vez que acessar o bios, será pedido uma senha.
b) set hdd password: se você tiver um disco rígido, pode atribuir uma senha para ele. Não funciona em ssds nvme.
c) password on boot: ao criar essa senha, toda vez que você ligar o computador, será pedido uma senha antes de inicializar o windows.
d) secure boot: eu aconselho ler esse tópico:
d) current tpm: aqui permite desativar ou ativar o tpm. Eu deixo sempre ativado, principalmente com windows 11 instalado. Aqui fala mais sobre o tpm:
Você também pode limpar o tpm.
Na guia boot:
a) bootmode: é necessário criar uma senha no setsupervisorpassword para alterar esse recurso. Atualmente, os computadores vem apenas com o modo uefi.
b) secureboot: é necessário criar uma senha no setsupervisorpassword para alterar esse recurso. Ao ativar essa função, as demais configurações do secureboot na guia security, poderão ser alteradas.
Na guia exit:
a) exit saving changes: sai do bios salvando as alterações.
b) exit discarding changes: sai do bios sem salvar as alterações.
c) save & shutdown: salvar as configurações e desliga o computador.
d) load setup defaults: retorna as configurações do bios para o padrão de fábrica.
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
egydiocoelho, você foi muito cirúrgico em toda a construção da resposta, o que vai demandar muito e prazeroso tempo lendo e aprendendo mais sobre o meu notebook. É a primeira vez que eu encontro informações tão completas, pois naveguei por todo o site da ACER e não encontrei nada parecido.
A propósito, este arquivo interessantíssimo em PDF que você tem, eu adoraria ter também. Mas, principalmente, as suas lições entre as imagens são as mais importantes. Muito obrigado por compartilhar a sua experiência!
1 -
Eu fiquei com algumas dúvidas:
- Um técnico instalou uma versão limpa do Windows 11, e desabilitou o secure boot e o TPM. O WIndows Defender acusou que meu computador estava sem virtualização, embora as opções de virtualização VXD e VTD estivessem ativadas. Inocentemente, entrei na Bios, cadastrei uma senha e ativei o TPM e a inicialização segura. Pronto, depois disso, o computador não conseguia fazer boot da versão do Windows, e dava tela informando que meu computador estava corrompido, que que apenas um técnico poderia conseguir mexer nele.
- Daí, eu enfiei um pendrive com instalação limpa do Windows 11 e consegui instalar, indicando os drivers RAPID.
Onde foi que eu errei? Por que foi que, ao tentar habilidar as funcionalidades de secure boot e TPM, eu corrompi o Windows?
Como fazer para reinstalar o Windows 11, mesmo que seja a instalação limpa da Microsoft, mas conseguindo deixar ativado o TPM e o SecureBoot?
0 -
Estranho essas funções terem corrompido o windows. Será que você desativou o vmd controller sem querer e acabou corrompendo o windows?
Basta ativar essas funções antes de reinstalar o windows.
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Egídio, mais uma vez, acho que você acertou na mosca!
Lembro de ter lido uma postagem sua ensinando a entrar no VMD e desativá-lo, carregando os drivers fornecidos pelo site da Acer. Em algum momento, eu devo ter desabilitado o VMD, só que eu não sabia que isto corrompia o Windows.
O problema é que ao reinstalar o Windows 11 da Microsoft(não o de fábrica, deletei todas as partições originais e perdi o backup de recuperação da Acer original. Infelizmente, pelo que li nos fóruns americanos da Acer no Reddit, a Acer não fornece nenhuma ferramenta que possibilite recuperar esta partição.
- A HP tem "HP Cloud Recovery Tool"
- A Dell tem "SupportAssist OS Recovery"
- A Lenovo tem "Lenovo USB Recovery Creator"
Mas no caso da Acer, quanto mais moderno é o notebook e com Windows 11, menor é o suporte de recuperação original. Os modelos antigos ainda deixavam comprar eRecovery Media diretamente da Acer, ou havia o programa Acer Recovery Management. Infelizmente, o Care Center direciona tudo para a Microsoft agora.
1 -
Se você conhece alguém que também tenha um PH315-54 com o software original, pode fazer o backup e depois instalar no seu computador sem problemas:
Só para você ter uma ideia, eu tenho dois notebooks da Acer aqui para testes: um PH315-52 e um AV15-51. Eu fiz o backup dos dois e deixei guardado no meu disco rígido. Qualquer coisa, se der problema, é só copiar para o pendrive e reinstalar o software original.
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Então, seu Egydio, por milagre, sorte ou intuição, eu peguei uma ferramente de clonagem, clonei a partição original de 1gb que tem a Recuperação e salvei em um drive externo. É justamente esta última partição clone do Disco 4. O meu disco 1 é o que está o Windows 11 da Microsoft, mas de maneira esquisita, vejo que a partição de recuperação dele é o primeiro na ordem de partições. Pelo que sei do sistema GPT, o correto seria haver a EFI, uma seguinte de sistema, a terceira seria o Wndows 11, e por último, a partição de recuperação. Não sei porque o meu SSD ficou zoado assim. Mas enfim, o tenho o backup em partição da partição original. Seria possível copiar de volta para o drive ativo onde está o Windows 11 e conseguir acessar esta partição pela recuperação alt f10? Nesse caso, para onde eu copiaria a partição? Para o final do SSD, ou para o início, no lugar da atual partição de recuperação? E eu posso deletar a partição de recuperação que está no SSD atualmente? Ah, e se não for possível acessar esta partição após ter copiado ela para o SSD usando o alt f10, de que outra maneira eu conseguiria fazer isso?
0