Aspire 5 A515-52G - BIOS muda automaticamente de AHCI para Optane Without Raid.

Murilofab
Murilofab Member Posts: 3 New User

Bom dia,

Estou enfrentando o seguinte problema:

Possuo um Notebook Aspire 5 A515-52G. Originalmente, ele possuía um HDD e um SSD M.2. Decidi trocar o HDD por um SSD de 2.5 polegadas. Entretanto, ao realizar essa troca enfrentei um problema e precisei reinstalar o Windows.

Durante um tempo, tudo funcionou normalmente, mas recentemente comecei a me deparar, de tempos em tempos, com a Tela Azul me alertando que não é possível encontrar o Bootloader. A solução que encontrei é entrar nas configurações da BIOS e trocar o Sata Mode de Optane Without Raid para AHCI. Nesse caso, ele inicia normalmente.

Apesar disso, de tempos em tempos, as configurações voltam para Optane Without Raid e o relógio congela na última hora em que o notebook foi desligado.

Baseado nessas informações, pensei que o problema talvez fosse na bateria da placa mãe. Por isso, decidi trocá-la por uma nova. Mesmo assim, o problema não foi resolvido.

Se pedissem para estimar, diria que as configurações da BIOS são resetadas 1 a cada 3 vezes que reinicio o computador.

Alguma sugestão? Estava pensando se seria possível instalar Fedora em Dual Boot para resolver esse problema.

Respostas

• Olá! Quando esse problema ocorre, a hora e a data ficam desconfiguradas também? Se sim, é necessário trocar a bateria rtc também.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Murilofab

Boa noite, quando isso ocorre a hora e a data permanecem na última data e hora em que o computador foi desligado. Ela não volta para data e hora padrão da BIOS.

• O bios está na versão mais recente? Você já trocou a bateria rtc?

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Murilofab

Boa noite, eu já troquei a bateria RTC. Como faço para verificar a versão da bios?

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,336 Guru

Olá,

Baixe e execute a ferramenta:

Em seguida anexe aqui uma imagem da guia Mainboard.

• Você pode achar essa informação na guia information do bios.

egydiocoelho Trailblazer