Qual a forma segura de fazer RAID 0 no Nitro 5 AN517-54-79WA?

Tuti_e23
Tuti_e23 Member Posts: 3 New User

Tenho um Nitro 5 do seguinte modelo disposto no título da pergunta. Originalmente ele vem com linux, formatei e instalei win 10. Por padrão ele vem de fábrica com um SSD 512 GB SSD M.2 2280 PCIe 3.0 NVMe x4. Entrentanto eu não sei a marca, o modelo, ou qualquer outra info mais técnica do SSD oriundo de fábrica. Tinha interesse em adquirir outro SSD NVME de mesmo padrão e capacidade (512 GB) para fazer Raid 0. Primeiramente eu não sei se a placa mãe deste modelo tem suporte a Raid 0, ou se seria necessário faze-lo via software. Segundamente, é imprescindível que para executar o procedimento os modelos de SSDs sejam identicos? Ou posso fazer em configurações similares, mas com marcas e modelos diferentes? Caso seja possivel para a pergunta anterior, tem muita chance de de dá algum problema mesmo que mínimo? Enfim, o máximo de informações relativas ao processo, sua segurança, prós, contras é bem vindo.

Respostas

• Olá! Sobre a instalação do windows, você excluiu todas as partições até ficarem com espaço não alocado? Isso é importante, para que não fique nenhum resquício do linux no ssd. Sobre as outras perguntas, eu vou tentar responder.

1. Sim, suporta raid 0:

Você precisa ativar essa configuração no bios e no windows:

2) Você pode montar um raid 0 com ssds de marcas diferentes, desde que sejam nvme e tenham a mesma capacidade:

No entanto, para evitar problemas de compatibilidade, eu optaria por comprar outro ssd idêntico ao que você já tem. Mas por exemplo: eu mesmo já montei um raid 0 entre um ssd nvme da adata e da western digital, no meu an515-54. A velocidade de leitura e escrita dobraram.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Tuti_e23
    Tuti_e23 Member Posts: 3 New User
    editado maio 2023

Boa tarde Egy. Primeiramente exclui tudo sim. Segundamente, comprei outro SSD Adata, mesmo que de modelo diferente, mas com capacidade similar. Terceiramente quando eu ativo esse vmd controller na BIOS o Pc da vídeo, porém não inicia e não consegue carregar o SO (fica preso na testa da Acer pra sempre) . Por último, quando eu instalo esse software ele diz que meu Pc não possui compatibilidade com ele.

Eu consegui fazer o Raid 0 pelo gerenciador de dispositivos do windows, porém, por essa via ele não deixa eu instalar SO lá no processo de formatação. Além do novo SSD ele está com 2 pentes de ram de 16 agr, só pra constar no todo da avaliação tbm. Alguma orientação?

• Ok! Desative o vmd controller novamente. Acesse o windows, pressione windows+r, digite msconfig, vá em inicialização do sistema, ative a inicialização segura e reinicie o windows.

Depois, acesse o BIOS, vá na guia main, pressione Ctrl+s, desative o vmd controller e pressione f10 para salvar e sair. O windows irá iniciar no modo de segurança e evitará o problema de inicialização. Depois é só desativar a inicialização segura e reiniciar.

Eu só não entendi como você montou o Raid 0 pelo gerenciador

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Você conseguiu montar o raid 0?

egydiocoelho Trailblazer