Notebook Acer Aspire 5 A514-54-52TY - Freezes Aletatórios - Tela Azul com troca de RAM

viniciusfd
viniciusfd Member Posts: 2 New User

Oi pessoal,

Espero que estejam bem.

Comprei um Aspire 5 A514-54-52TY  (i5 1135G7, 8GB de RAM, 256 SSD) com W11 Home há algumas semanas.

Logo na primeira semana já notei freezes aleatórios ao usá-lo. Com pouca carga, bastante recursos disponível, a tela simplesmente travava e o aúdio entraba naquele looping bizarro que geralmente se tem logo antes de uma tela azul. Mas a tela azul nunca rolou e logo ele voltava e seguia tranquilo, até o próximo freeze.

Fiz a atualização para a última versão da BIOS e do W11 e até agora não notei o freeze, porém fui fazer um upgrade do módulo de 4gb para um Crucial de 16GB 3200MHz, o PC deu boot, reconheceu os 20GB, mas logo o Explorer começou a reiniciar repetitidamente e então o Windows crashou (tela azul). Depois o Windows ficou reinicializando e nova a sessão não chegava a durar um minuto até dar tela azul denovo.

Enfim, retirei o módulo, recoloquei o original e estou escrevendo pelo notebook agora, até o momento sem nenhum surpresa desagradável.

Minha dúvida é:

Como eu poderia diagnosticar a origem do problema e possivelmente corrigir? Até mesmo verificar se não é somente um módulo ruim?

Agradeço desde já,

Vinícius.

Respostas