Quedas de FPS repentinas e altas temperaturas ACER NITRO 5 AN515-43-R4C3

Szechuan
Szechuan Member Posts: 14

Tinkerer

Tenho um acer nitro modelo an515-43-r4c3 há 2 anos, no começo nunca tive problemas com ele, porém recentemente ele tem apresentado diversos problemas envolvendo principalmente quedas repentinas de fps em quaisquer jogos. Tenho quase certeza que o problema é a temperatura, afinal quando eu ligo um ventilador do lado do notebook e coloco os seus coolers no máximo nunca tem as quedas. A temperatura costumava ser bem baixa, em torno dos 40-50 graus apenas com o navegador aberto (menos de 30% de uso da cpu), mas agora, sem nenhum aplicativo aberto (7% de uso da cpu) ele fica na média dos 68-80 graus. Eu sempre jogo com os coolers no máximo, independente do jogo, alguns (como overwatch) as quedas de fps ocorrem uma vez a cada uma hora ou nunca, já outros (como o Fifa 23) as quedas ocorrem de 10 em 10 minutos, quando vou checar a temperatura ela está em torno de 85-88 graus. Enfim, estou tendo vários problemas de desempenho potencialmente por thermal throttling, será que trocar a pasta térmica (coisa que nunca fiz com esse note) e limpar o computador em uma assistência especializada resolveria o problema?