Aspire Vero: O cooler do meu notebook não liga mais!!!

Opções
menxzes
menxzes Member Posts: 2 New User
editado dezembro 2022 em Laptops

Meu notenook é um Acer Aspire Vero (CPU: i5-1155G7 / GPU: Iris Xe G7 (80 EUs)), percebei que o cooler não estava ligando quando [ontem] estava baixando um jogo e até próximo do final do download nada dele dar sinal de vida. Então eu reiniciei ele e o cooler voltou com força total (já que o notebook estava quente demais). Quando ligo ele hoje de manhã, tbm nada do cooler ligar.

gente pfv me ajuda, ele é novo e faz pouco tempo de compra


[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

  • menxzes
    menxzes Member Posts: 2 New User
    Opções

    É normal o cooler só ligar depois de reiniciar o notebook?

  • Commodore_1995#
    Opções

    É o modelo av15-51? Qual a versão do UEFI?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • STG_Gomes7
    STG_Gomes7 Member Posts: 2 New User
    Opções

    Prezados, temos uma solução? Estou enfrentando o mesmo problema do amigo.

    Notei que o cooler para de funcionar após retornar do modo suspenção e só volta a funcionar novamente ao desligar e ligar. Não adianta reiniciar.

    O processador esta chegando a 70ºC por falta do funcionamento e a bateria de 4 horas e meia, caiu pra 2 horas apenas.

    Aspire AV15-51
    SNID302006125935
    BIOS V1.08
    UEFI\RES_{22157dcd-daa2-49db-88c9-71ba17064e5e}&REV_70112108
    versão 5.42.1.8

  • STG_Gomes7
    STG_Gomes7 Member Posts: 2 New User
    Opções

    Prezados, bom dia,

    SOLUÇÃO: estava claro que o problema era relacionado ao gerenciamento de energia e mesmo alterando as configurações do Windows, nada estava mudando.

    Recordei que o Acer Vero tem o software "Vero Sense" que visa o consumo de energia sustentável e também faz a gestão de energia ( só mexi nele uma única vez, na 1ª vez que liguei o notebook). Ele estava configurado no "Modo ECO", que "seta" a velocidade do cooler em baixa.


    Quando troquei para o "Modo de desempenho" o cooler ligou na hora e esta funcionando normalmente desde ontem (altera a velocidade de acordo com a temperatura e não desliga mais sozinho).

    DIAGNÓSTICO?: Notei que a configuração do "Vero Sense" é o "Master" e quanto às configurações do Windows ficam como "Slave", pois mesmo tudo configurado para modo desempenho, as configurações não atuam.

    Quanto ao cooler parar de funcionar, nestes 4 meses que tenho o Acer Vero isso nunca tinha acontecido. Pode ser que devido a atualização da BIOS, algo mudou e o app "Vero Sense" não foi atualizado para essa mudança, o que pode ter impactado que: velocidade baixa = desligado (Fiz o teste e quando voltei o "Vero Sense" para "Modo Eco", após voltar da suspensão e em temperatura alta, o cooler não ligou).

    PS: É só uma especulação do possível problema.