Acer Nitro 5 - Ryzen 7 tela pisca e áudio dele fica meio robotizado

Opções
kelvin_lima
kelvin_lima Member Posts: 16 Troubleshooter
editado outubro 2022 em Gaming - Predator e Nitro

Olá, boa tarde!

Comprei o meu notebook acer nitro 5, com processador ryzen 7 e GTX 1650 em julho de 2022, e tenho percebido alguns problemas desde então. Para ambos os problemas, ainda não consegui identificar um padrão, então gostaria de saber se essas questões já aconteceram com alguém aqui na comunidade.

O primeiro problema acredito que seja na tela (pois não tenho certeza sobre a origem dele), às vezes estou assistindo algo ou mexendo no notebook, e a tela dá uma piscada. É bem rápido, porém acontece com uma certa frequência. O problema não me incomodava tanto antes, pois eu uso mais o meu segundo monitor do que o do notebook mesmo. Mas quando utilizo acontece esse problema. Acho que pode ser algum problema de conexão no cabo flat da tela. Mas não tenho certeza. Alguém já teve problema parecido?

O segundo problema é relacionado ao áudio. Às vezes (isso não ocorre sempre) estou jogando algum jogo, e o áudio dele fica meio robotizado. Acontece apenas em jogos. Vídeos ou qualquer outra coisa que eu faça que emita sons, sai tudo limpo.

São problemas pequenos, mas como o notebook é novo, fico preocupado que possa ser algo de fábrica e evolua para um problema maior.


[Título editado para incluir descrição do tópico]

«1

Respostas

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    Opções

    Muita gente vem reportando esses tipos de problemas e conseguiram resolver:

    1 - desabilitando o recurso de virtualização da AMD (problema da tela piscando);

    2 - desabilitando o TPM (esse não é recomendado fazer no Windows 11)

    Os procedimentos são feitos na BIOS.

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • RenanVilela
    Opções

    Olá, bom dia.

    Sobre o primeiro problema, ocorre em algum navegador específico?


    Em relação ao segundo, experimente alterar o plano de energia para Alto Desempenho e verifique se via ocorrer.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • kelvin_lima
    kelvin_lima Member Posts: 16 Troubleshooter
    Opções

    @rafaelsoaresbr

    Desabilitei a virtualização apenas, e a tela continua piscando.

    Eu não desabilitei o TPM, você saberia dizer por que não é recomendado?

    @RenanVilela

    Atualmente estou utilizando o microsoft edge. Não uso outro navegador. Acha que pode ter alguma relação?



    Percebi que antes de abrir o jogo o som funciona normalmente, porém após abri-lo (continua com o som robótico), os videos do navegador também ficam com o mesmo problema.

    Percebi também que eu não preciso necessariamente estar mexendo nele para dar o problema, basta ele estar ligado que a tela pisca em alguns momentos.

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    Opções

    O TPM é pré-requisito do Windows 11. Veja esse tópico pra ver se te ajuda com o problema do Som: https://community.acer.com/pt/discussion/668190/an515-44-r11b-solucao-para-o-bug-de-audio-picotando-nos-altos-falantes-do-nitro-5-modelos-amd-ryzen

    Quando ao problema da tela piscando experimenta desabilitar a opção "Usar aceleração de hardware quando disponível" nas opções do Edge edge://settings/system

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • kelvin_lima
    kelvin_lima Member Posts: 16 Troubleshooter
    Opções

    Fiz alguns testes de ontem para hoje e parece que o problema da tela piscando foi corrigido desabilitando essa opção no edge.

    Quando a questão do som, foi sugerido no tópico do forum que seja feito o downgrade de um driver especifico, porém eu não consigo fazer o downgrade, o window desabilita o botão. Ao acessar o adrenaline aparece o erro abaixo:

    Já refiz a instalação 2 vezes porém é só o notebook ser reiniciado que aparece esse erro novamente.

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    Opções

    Sobre esse problema do AMD Software veja essa mensagem em outro tópico:

    Tela Acer Nitro 5 AN515-44 com problemas pós atualização para Windows 11 — Acer Community

    Quanto ao problema do som, verifica se foi instalada uma atualização "Realtek Semiconductor Corp. - Extension - 6.0.8981.1" em Windows Update -> Histórico de atualização -> Atualizações de Driver

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • Emanuelrgb01
    Emanuelrgb01 Member Posts: 5

    Tinkerer

    Opções

    No teu notebook, o problema só acontecia no edge? Estou com algo parecido, mas acontece em outros programas também. Desabilitei a aceleração por hardware no Chrome (que é o navegador que utilizo) mas não consegui resolver.

  • diiegosr1103
    diiegosr1103 Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    O meu note apresentou esses problemas e a solução dada pela assistência técnica da acer foi usar a versão adrenaline 22.3.1 da AMD de 17/03/22 ou a versão 21.12.1 de 03/12/21. O problema do áudio no alto-falante resolveu e a tela piscando também, mas senti o áudio "robotizado" em alguns vídeos usando fone. Eles alegam que o problema é da AMD, ou seja, tem quase 1 ano que eles lançam atualizações e não resolvam o problema de fato. Tô tentando negociar a troca do equipamento por um da Intel, mas só judicialmente vai dar certo, porque eles não estão nem aí.

  • Reinhardt12
    Reinhardt12 Member Posts: 338 Seasoned Practitioner WiFi Icon
    Opções

    o audio robotizando vcs tem que usar a versao 22.3.1 ou a mais recente que corrige isso

  • kelvin_lima
    kelvin_lima Member Posts: 16 Troubleshooter
    Opções

    Refiz a instalação do Adrenaline seguindo esse tópico, e vamos ver no que vai dar.

    Quando a atualização do realtek, não encontrei nada listado no windows update. Porém, vi que é exatamente essa versão que está instalada aqui. Você recomenda a atualização nesse caso?


    Não, ele acontecia no notebook todo. Tenho um pouco de dificuldade de acompanhar esse problema por que acabo usando mais o monitor. Mas depois que eu tirei a acelaração de hardware do edge não vi mais. Pode ter ajudado também desabilitar o recurso de virtualização da AMD, que foi sugerido pelo @rafaelsoaresbr.

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    Opções

    Esta é a versão correta que tem tanto no site da Acer quanto no Windows Update 👍️

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • Commodore_1995#
    Opções

    Experimente desativar o AMD-SVM e o AMD-IOMMU no bios. Para desativar o tpm, você precisa criar uma senha em setsupervisorpassword.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • kelvin_lima
    kelvin_lima Member Posts: 16 Troubleshooter
    Opções

    Infelizmente eu não posso desabilitar essas opções por que uso o wsl no meu windows. Será que isso pode ter algo haver com esses problemas? Eu uso desde que eu comprei o equipamento para estudos e etc.

  • Commodore_1995#
    Opções

    Seria apenas para testar. Se o problema cessar ao desativar esses recursos, então é um problema de firmware.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • kelvin_lima
    kelvin_lima Member Posts: 16 Troubleshooter
    Opções

    UPDATE

    O problema de piscar a tela continua, e o problema do áudio também. Uma coisa que percebi jogando FIFA 22, é que em algumas cenas de comemorações dos jogadores eles ficam piscando como se estivesse dando algum problema no vídeo. Será que pode ser algo relacionado com o problema como um todo? Desativei a virtualização para testar, vamos ver no que vai dar.

    Vocês acham que vale a pena acionar a garantia nesse caso?

    Gostaria de aproveitar o tópico para pedir sugestões de memória RAM para esse notebook. Alguém saberia de alguma que seja compatível?

  • Commodore_1995#
    Opções

    Você já tentou desativar a virtualização no bios?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • kelvin_lima
    kelvin_lima Member Posts: 16 Troubleshooter
    Opções

    Sim, desativar a virtualização claramente resolveu o problema da tela piscando. Porém no FIFA ainda aconteceu o mesmo problema e o audio continua robotizado também

  • Commodore_1995#
    Opções
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • kelvin_lima
    kelvin_lima Member Posts: 16 Troubleshooter
    Opções

    Pessoal, boa noite!

    Todos esses problemas ainda continuavam então hoje eu fui ia fazer o downgrade da versão do windows para o 10 (falei com o suporte e eles disseram que poderia ter conflitos de compatibilidade dos drivers com o windows 11) mas começou um novo problema. Ao ligar o notebook cerca de 1 a 2 minutos depois ele reinicia sozinho. Percebi que os coolers trabalham bastante antes de desligar. Mas não sei o que pode ser.

  • Reinhardt12
    Reinhardt12 Member Posts: 338 Seasoned Practitioner WiFi Icon
    Opções

    Pode ser algum conflito, tenta atualizar os drivers da placa de video dos dois, e verifica qual e a versao da bios