NITRO 5 - Travando / Congelando

Opções
HericDT
HericDT Member Posts: 4 New User

Olá a todos!

A uns 30 dias comprei um notebook Acer Nitro 5 17" i7 - N20C2 (2022)

Meu note está travando com muita frequência... mesmo apenas com o Chrome aberto...

A tela simplesmente "congela", nem uma tecla responde, nem o botão do Windows ou o "ctrl + alt + del". Após alguns segundos o ponteiro do mouse também para.

Não tenho jogos nem programas para edições instalados. Utilizo apenas o AutoCad e o pacote office.


Para conseguir voltar a utilizar tenho sempre que forçar o desligamento.


Assim que chegou fiz o upgrade de 2 pentes de memória de 16gb, um SSD Sata de 1TB e 1 M2 de 1 TB, mantive o M2 de 512gb de fábrica no slot.

Os HDS estão vazios, ainda não passei meus projetos antigos para eles.

Alguém mais tem este problema? Será que foi o Upgrade que fiz?

Melhor resposta

  • HericDT
    HericDT Member Posts: 4 New User
    Responder ✓
    Opções

    Vou falar bem a verdade, não sei se era algum bug do windows ou o nitro sense, mas parou de "congelar".

    Pode ser que após alguma atualização do windows ou do sistema ou dos drivers este problema foi solucionado.

    Não sei quando, mas faz um bom tempo que o note funciona normalmente…

    Uso o pc para abrir projetos e planilhas, como não uso para jogar não sei como sera o rendimento dele com um uso mais pesado.

    Obrigado a todos pela ajuda.

Respostas

  • Commodore_1995#
    Opções

    Esse modelo veio com o windows 10 ou 11?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • HericDT
    HericDT Member Posts: 4 New User
    Opções

    Bom dia @egydiocoelho,

    Veio com Windows 11 Home Single Language -

    Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64


  • Commodore_1995#
    Opções

    Quando trava, aparece algum erro?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • HericDT
    HericDT Member Posts: 4 New User
    Opções

    egydiocoelho, negativo. apenas para tudo....

  • Commodore_1995#
    Opções

    Antes, experimente reinstalar o windows, pressionando alt+f10 antes do logo da acer.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Jhonycezar
    Jhonycezar Member Posts: 1 New User
    Opções

    Irmão, o meu deu um bug parecido, e eu consegui resolver, ve se no seu resolve. Abre o Nitro sense, na opção ESQUEMA DE ENERGIA tanto na aba LIGADO como na aba BATERIA ve se esta selecionado a opção EQUILIBRIO (OTIMIZAÇÃO ACER), se estiver é so escolher outra opção, eu deixei no EQUILIBRIO. Percebi que o otimização acer trava tudo o Not.

  • Daniel_Amadatsu
    Daniel_Amadatsu Member Posts: 3 New User
    editado agosto 2023
    Opções

    Caraca, meu notebook é um NITRO 5 AN517-54 (i5, GTX1650, 2.5TB, 16GB) e desde que comprei mais 2 ssd's e instalei por conta o notebook ficou travando depois de 10 min jogando, qualquer jogo rodava liso e do nada caia pra 10fps e travava tudo até quando saia para o desktop, só voltava ao normal reiniciando. Isso já tinha umas 2 semanas.

    Fiz de tudo para achar o problema, limpei as ventoinhas, monitorei o desempenho e a integridade da maquina com programas especificos, tirei os ssds e testei varios jogos em cada ssd separado, limpei as memorias ram, retirei e atualizei os drivers da placa de video, usei até o ddu para retirar drivers da placa de video da nvidia para reinstalar, formatei os ssds novos, restaurei o notebook, mechi pra caramba no CMD e nada… até eu pesquisar se outras pessoas estavam com o mesmo problema que eu aqui no suporte ACER, acabei testando isso que vc Jhonycezar falou… sobre o esquema de energia do NITRO SENSE, e funcionou…

    Cheguei a desconfiar dos ssds da china, um SATA E NVME, e até da memoria ram que comprei pra ter um dual chanel de 16gb.

    Nunca que eu ia imaginar que isso ia dar tanta dor de cabeça, cogitei até mesmo acionar a garantia, pq já tava ficando sem esperanças. Chega ser um motivo besta SER O APP NITRO SENSE que crasha o notebook que não é barato e nem é da xuxa, to incredulo até agora que funcionou e puto que não descobri isso antes.

    O NITRO SENSE é o programa que eu sempre uso antes de ligar um jogo, nunca passou na minha cabeça que o problema poderia ser ele.

    Enfim de qualquer forma muito obrigado estou muito grato.

  • HericDT
    HericDT Member Posts: 4 New User
    Responder ✓
    Opções

    Vou falar bem a verdade, não sei se era algum bug do windows ou o nitro sense, mas parou de "congelar".

    Pode ser que após alguma atualização do windows ou do sistema ou dos drivers este problema foi solucionado.

    Não sei quando, mas faz um bom tempo que o note funciona normalmente…

    Uso o pc para abrir projetos e planilhas, como não uso para jogar não sei como sera o rendimento dele com um uso mais pesado.

    Obrigado a todos pela ajuda.

  • Silvaneto
    Silvaneto Member Posts: 1 New User
    Opções

    Eu passei pela mesma situação, tenho Nitro AN515-44 com AMD Ryzen 7 4800H, depois de atualizar o O.S para Windows 11 começou a congelar com tarefas simples.

    mesmo mudando o esquema de energia do NITRO SENSE ainda continuou o congelamento, resolvi remover essa *****, resolveu…

  • Commodore_1995#
    Opções

    O mesmo problema ocorre ao instalar a versão mais recente do nitro sense?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • CavaleiroVerde
    CavaleiroVerde Member Posts: 4 New User
    Opções

    Meu acer nitro 5 não trava nem com jogos como Baldurs Gate 3.
    Baixem o programa QuickCpu que cria vários planos de energia.
    Utilize o plano: QuickCpuScheme que faz o equilíbrio entre o desempenho e o consumo de energia.
    Se quiser entre em Alterar configurações de energia avançadas e no gerenciamento de energia do processador coloque
    Desempenho minimo: 5℅
    Desempenho Maximo: 100℅
    Instale o Aplicativo Nitro Sense e Deixe o Controle Da Ventoinha no Máx ou seja máximo.
    Baixe os aplicativos pelo google, bing seu site favorito de buscas e coloque em prática.

    espero ter ajudado pois o meu não travou mais nem em jogo pesado.

  • Lekoto
    Lekoto Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    Boa noite, Em se tratando do game "Badur's gate 3", eu estou usando o drivers de vídeo Vulkan. Conhece? Eu recomendo!

    Tenho um nitro 5 AN515-51, com 16 GB RAM e SSD de 250Gb e roda liso!

  • Daniel_Amadatsu
    Daniel_Amadatsu Member Posts: 3 New User
    Opções

    Baixei outras versões do nitro sense e até consegui fazer predatorsense rodar também, mesmo assim ele trava o jogo ou com atividades mais puxadas. Provavelmente é uma incopatibilidade com windows 11 mesmo.

    Quando apertava ALT+TAB pra sair do jogo crashado, dava pra ver no app que ele muda o esquema de energia para "elevado desempenho" sozinho, e depois voltava para "equilibrio".

    Na duvida desistalem o programa, vc não vai poder controlar as ventoinhas mas também não vai travar seu note.

  • Daniel_Amadatsu
    Daniel_Amadatsu Member Posts: 3 New User
    Opções

    Atualização, antes de iniciar um jogo ou programa pesado, eu percebi que tirando o notebook da tomada antes do programa rodar, e assim que ele começa eu coloco na tomada denovo, que dai ele roda de boa sem travar.

    O porquê eu não sei, mas funciona, é um saco ficar tirando da tomada? é, até pq se vc tiver que sair do jogo para fazer alguma tarefa vc tem que repetir o mesmo processo depois. Se alguem tiver uma solução definitiva por favor compartilhe aqui.

  • Commodore_1995#
    Opções

    Você está deixando a bateria carregar até 100% e também configurando o plano de energia para alto desempenho?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)