AN517-52-77KZ: Dual boot linux e windows

kauekroratto
kauekroratto Member Posts: 2 New User
editado agosto 2022 em Gaming - Predator e Nitro

Boa noite pessoal!

eu comprei um Acer Aspire Nitro 5 AN517-52-77KZ e atualmente utilizo o windows 11 e todos meus softwares de trabalho já ficam em máquinas virtuais do windows 10. Eu gostaria de testar o meu note com linux, porém não consegui instalr uma distru do ubuntu 22.04 lts ou o debian.

Alguém que conseguiu e pode me ajudar (dar dicas)?

Além disso, vale a pena usar dual boot ou usar somente linux com vm do windows 10?

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,305 Trailblazer
    Responder ✓

Deixe no modo optane sem Raid para acessar o windows. Depois, pressione windows+r, digite msconfig, vá em inicialização do sistema e ative a inicialização segura. Reinicie o windows e altere o sata mode para ahci no Bios. Agora o windows irá iniciar corretamente e o Ubuntu também.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

• rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon

Eu uso o Ventoy ou o Etcher para criar o pendrive bootável, tecla F12 para dar boot por ele. Manter o Windows depende do seu uso. Se vai jogar títulos que não rodam no Linux daí mantém o Windows. Eu instalei um segundo SSD pro Linux porque 512GB é pouco pra manter jogos e máquinas virtuais.

Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • kauekroratto
    kauekroratto Member Posts: 2 New User

Eu estou migrando, então não queria deixar de utilizar o windows por enquanto, até conseguir migrar totalmente.

Consegui finalmente instalar, porém com o sata mode para AHCI o ubuntu sobe, e o windows 11 da inacessible boot device, e no sata mode optane sem raid, o windows sobe e o linux não. agora não sei como resolver, alguém pode me ajudar?

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,305 Trailblazer
    Responder ✓

Deixe no modo optane sem Raid para acessar o windows. Depois, pressione windows+r, digite msconfig, vá em inicialização do sistema e ative a inicialização segura. Reinicie o windows e altere o sata mode para ahci no Bios. Agora o windows irá iniciar corretamente e o Ubuntu também.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)