ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!

Boa noite pessoal!
eu comprei um Acer Aspire Nitro 5 AN517-52-77KZ e atualmente utilizo o windows 11 e todos meus softwares de trabalho já ficam em máquinas virtuais do windows 10. Eu gostaria de testar o meu note com linux, porém não consegui instalr uma distru do ubuntu 22.04 lts ou o debian.
Alguém que conseguiu e pode me ajudar (dar dicas)?
Além disso, vale a pena usar dual boot ou usar somente linux com vm do windows 10?
[Título editado para incluir modelo do produto]
Deixe no modo optane sem Raid para acessar o windows. Depois, pressione windows+r, digite msconfig, vá em inicialização do sistema e ative a inicialização segura. Reinicie o windows e altere o sata mode para ahci no Bios. Agora o windows irá iniciar corretamente e o Ubuntu também.
Eu uso o Ventoy ou o Etcher para criar o pendrive bootável, tecla F12 para dar boot por ele. Manter o Windows depende do seu uso. Se vai jogar títulos que não rodam no Linux daí mantém o Windows. Eu instalei um segundo SSD pro Linux porque 512GB é pouco pra manter jogos e máquinas virtuais.
Eu estou migrando, então não queria deixar de utilizar o windows por enquanto, até conseguir migrar totalmente.
Consegui finalmente instalar, porém com o sata mode para AHCI o ubuntu sobe, e o windows 11 da inacessible boot device, e no sata mode optane sem raid, o windows sobe e o linux não. agora não sei como resolver, alguém pode me ajudar?
Deixe no modo optane sem Raid para acessar o windows. Depois, pressione windows+r, digite msconfig, vá em inicialização do sistema e ative a inicialização segura. Reinicie o windows e altere o sata mode para ahci no Bios. Agora o windows irá iniciar corretamente e o Ubuntu também.