ACER G3-572-75L9 - Portas USB 2.0 pararam de funcionar

le0
le0 Member Posts: 31 Die Hard WiFi Icon
editado agosto 2022 em Gaming - Predator e Nitro

Modelo: Acer Predator Helios 300 G3-572-75L9

Fui conectar um HUB USB no meu Notebook e ele desligou completamente, quando liguei de novo, as duas portas USB 2.0 do lado direito pararam de funcionar. Tentei desconectar e reconectar a bateria e não adiantou.

Eu queimei as portas? E agora?

É possível substituí-las ou tem alguma outra coisa que posso tentar fazer? Estou muito chateado pois já usava esse HUB normalmente, mas fui testar com uma fonte externa e aconteceu isso

A porta USB 3.0 do lado esquerdo ainda funciona normalmente, só as 2.0 do lado direito que pararam de funcionar

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

• le0
    Responder ✓

A assistência técnica conseguiu resolver o problema e as portas USB voltaram a funcionar.

Foi enviado para um técnico que sabe soldar e foi feito o reparo, me custou R$250, o barato sai caro... Já providenciei um HUB de melhor qualidade da Ugreen.

Obrigado pela ajuda.

Respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,247 Trailblazer
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• le0

Então, eu usava esse HUB normalmente em uma das portas USB 2.0.

Porém tinha vezes que ele falhava e tinha que reiniciar o PC.

Ele tem um encaixe pra adaptador de tomada, achei um e coloquei nele e liguei na tomada, ai quando conectei no USB do PC, apagou tudo, e agora as ports usb não funcionam mais. Depois percebi que o adaptador que coloquei no HUB diz 12V, será que foi por isso?

Eu testei o HUB em outro lugar e ele ainda tá normal, mas não quero testar na port USB 3.0 pq estou com medo de dar problema nela também

O HUB que usei é esse aqui:

https://www.kabum.com.br/produto/288490/hub-usb-7-portas-2-0-hd-extensor-pen-drive-mouse-teclado-tv

• le0

O HUB que usei é esse aqui:

https://www.kabum.com.br/produto/288490/hub-usb-7-portas-2-0-hd-extensor-pen-drive-mouse-teclado-tv

Eu estava usando ele normalmente, pra conectar um adaptador do teclado sem fio e uma caixa de som, mas as vezes ele falhava, então achei uma adaptador de tomada e coloquei nele, mas não percebi que a voltagem do adptador dizia 12V.

Quando conectei o HUB no Notebook, e com o adaptador na tomada, o Notebook desligou e agora estou com medo que tenha queimado as 2 entradas.

Eu não testei na USB 3.0 pois estou com medo de estragar ela também, mas testei o HUB em outro lugar e ele ainda funciona, então o problema é na porta USB do Notebook, pois nada que eu encaixo conecta mais, será que danifiquei de vez ?

• RenanVilela

As vezes houve alguma sobrecarga devido o uso de adaptadores, visto que a USB do notebook possui somente 5V.

A questão dele falhar as vezes poderia ser isso, a demanda dos equipamentos.

Sem a caixa de som conectada o hub funcionava normalmente com teclado somente?

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• le0

O Hub está funcionando normalmente, testei em outro PC e está normal, o problema são essas entradas do Notebook, nada que conecto funciona nelas.

Eu nem quero mais usar esse HUB, só queria saber se acabei queimando as entradas por causa da voltagem ou não

Não senti cheiro de queimado nelas nem nada, tentei desconectar a bateria, segurei o botão power por 1 minuto, mas acho que nem fez diferença, pois as configurações da bios não resetaram.

Eu notei que essa parte é separada do resto da placa mãe, ela fica junto com a entrada do carregador e de fones de ouvido, que estão funcionando normalmente, só as duas usb que simplesmente pararam

• RenanVilela

Desconecte a bateria CR2032 (referente a letra H) ,a bateria de lítio, pressione o Power por alguns segundos e reconecte tudo.

Veja se haverá alguma mudança.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• le0

Eu só havia desconectado essa parte ai, com o cabo colorido

Eu até tentei desconectar esse da letra H mas fiquei com medo de danificar pois ele é meio ruim de tirar, é só puxar normalmente, igual o outro cabo ?

• le0

Bom, fiz o que você falou, olhei a Bios e a hora e data estavam zerados, então acho que resetou dessa vez

Porém o problema infelizmente persiste, as USBs continuam não funcionando

• RenanVilela

Verifique pelo Gerenciador de Dispositivo se há algum problema com os drivers USB, caso não houver, um teste a se fazer seria criar um pendrive bootável com Windows e colocar na USB antes de ligar o note, e depois tentar dar o boot por ele.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• le0

Nenhum erro no Gerenciador de dispositivos, parece que só as portas USB 3.0 e USB-C são detectados, tentei dar boot pelo pen drive mas não encontrou nenhum dispositivo.

Vou levar numa assistência técnica e ver o que podem fazer, é o jeito.

• RenanVilela

Fala pra medir a porta usb com um multímetro pois aí teremos noção se está chegando ou não energia.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• O certo seria analisar esses mosfets capacitores e bobinas com um multímetro.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • le0
    Responder ✓

A assistência técnica conseguiu resolver o problema e as portas USB voltaram a funcionar.

Foi enviado para um técnico que sabe soldar e foi feito o reparo, me custou R$250, o barato sai caro... Já providenciei um HUB de melhor qualidade da Ugreen.

Obrigado pela ajuda.