Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!
AN517 - 52 75WH: Temperatura Nitro 5 - Algumas dúvidas
TCarapia
Member Posts: 27 Enthusiast
Bom dia pessoal, percebo temperaturas muito altas no Nitro 5 quando estou jogando jogos mais pesados ou fazendo algum trabalho que pede um pouco mais (chegando a picos como 98 graus).
O modelo do notebook é Nitro 5 AN517 - 52 75WH e tenho amenizado a situação alterando a configuração de energia avançadas, mudando o gerenciamento de energia do processador, o estado máximo fica a 99% (dica que pesquei do Renan Vilela). Fazer isso impede o uso máximo de meu processador, o que não é bacana, afinal adquiri um computador para poder desfrutar o máximo de uso dele.
Minhas perguntas são:
01. Usando o Nitro Sense ele desabilita esse ajuste manual de 99% ? Quando coloco o esquema de energia no modo "poupança de energia" (percebi que o processador pula de 2,58GHz para 3,1GHz, esquentando um pouco mais), modo "equilibrado" (O uso já sobe mais) e no modo "elevado desempenho" (o processador sobe para mais de 4,1GHz, e volta a esquentar) e só volta a configuração que coloquei manualmente (eu acho) quando coloco no modo "Equilibrio (otimização acer)". Essas situações conferem? Pq se sim, acho ate bacana pq se por algum momento eu precisar de mais potencia não preciso ir lá no gerenciador e ajustar tudo manualmente, fica um pouco mais prático.
02. Li no comentários daqui da comunidade que é imprescindível trocar a pasta térmica por uma de melhor qualidade, alguma a indicar? Meu note ainda esta na garantia, não poderia fazer isso agora, mas já ficaria de olho.
03. Não uso suporte ventilado para notebook, algum a indicar, algo que realmente funcione?
04. Estas elevadas temperaturas no Nitro 5 são normais? ele estraga chegando a estas temperaturas, 98 graus no caso, ou estão preparados para isso? Perguntei a algumas pessoas e sempre dizem que é isso mesmo, note é assim, mas eu acho bastante esquisito. Além de que fica uma barulheira danada, divido hj um atelier com minha esposa, ela é escritora, a bichinha sofre sem conseguir ouvir os próprios pensamentos.
Grato desde já por toda a atenção,
Túlio
[Título editado para incluir modelo do produto]
O modelo do notebook é Nitro 5 AN517 - 52 75WH e tenho amenizado a situação alterando a configuração de energia avançadas, mudando o gerenciamento de energia do processador, o estado máximo fica a 99% (dica que pesquei do Renan Vilela). Fazer isso impede o uso máximo de meu processador, o que não é bacana, afinal adquiri um computador para poder desfrutar o máximo de uso dele.
Minhas perguntas são:
01. Usando o Nitro Sense ele desabilita esse ajuste manual de 99% ? Quando coloco o esquema de energia no modo "poupança de energia" (percebi que o processador pula de 2,58GHz para 3,1GHz, esquentando um pouco mais), modo "equilibrado" (O uso já sobe mais) e no modo "elevado desempenho" (o processador sobe para mais de 4,1GHz, e volta a esquentar) e só volta a configuração que coloquei manualmente (eu acho) quando coloco no modo "Equilibrio (otimização acer)". Essas situações conferem? Pq se sim, acho ate bacana pq se por algum momento eu precisar de mais potencia não preciso ir lá no gerenciador e ajustar tudo manualmente, fica um pouco mais prático.
02. Li no comentários daqui da comunidade que é imprescindível trocar a pasta térmica por uma de melhor qualidade, alguma a indicar? Meu note ainda esta na garantia, não poderia fazer isso agora, mas já ficaria de olho.
03. Não uso suporte ventilado para notebook, algum a indicar, algo que realmente funcione?
04. Estas elevadas temperaturas no Nitro 5 são normais? ele estraga chegando a estas temperaturas, 98 graus no caso, ou estão preparados para isso? Perguntei a algumas pessoas e sempre dizem que é isso mesmo, note é assim, mas eu acho bastante esquisito. Além de que fica uma barulheira danada, divido hj um atelier com minha esposa, ela é escritora, a bichinha sofre sem conseguir ouvir os próprios pensamentos.
Túlio
1
Respostas
-
TCarapia disse:Bom dia pessoal, percebo temperaturas muito altas no Nitro 5 quando estou jogando jogos mais pesados ou fazendo algum trabalho que pede um pouco mais (chegando a picos como 98 graus).
Minhas perguntas são:
Túlio
A questão do NitroSense é que ele provavelmente deve inutilizar a configuração feira manualmente no plano de energia, então quando selecionado o plano Acer ele logo assume o plano de energia do Windows (que no caso o Equilibrado vem com nome Acer).
Hoje existem várias pastas no mercado, mas sempre opte pelo modelo que possua (W / mK) maior possível, pois dessa forma a troca de calor será mais inteligente. Marcas como CoolerMaster, Kryonaut, Artic (são mais fáceis de encontrar aqui), e nesse link há um ranking das melhores Best Thermal Paste for CPUs 2022: 90 Pastes Tested, Ranked | Tom's Hardware.
Eu utilizo um suporte da Multilaser, modelo AC166, que para o meu uso funciona bem, apesar da ventoinha fraca demais. Existem modelos com até 6 ventoinhas, mas são bem mais caros também.
Os processadores são feitos para aguentar , em média, até 100º, mas não é ideal mantê-lo nessa faixa por muito tempo, visto que acaba diminuindo a vida útil dele e dos outros componentes.
1