Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!
Predator Helios 300 ligando e desligando a GPU Dedicada
RonaldoSOF
Member Posts: 17 Troubleshooter
Olá, boa noite a todos.
Recentemente percebi um problema em meu notebook predator helios 300. Ele fica ligando e desligando a GPU integrada o tempo todo, sem que essa esteja em uso. Geralmente ela ativa sozinha quando abro um jogo por exemplo, ou um software mais pesado como o Photoshop. Mas aqui, mesmo com o notebook parado ou usando aplicativos simples, ela fica ligando e desligando bem rápido. O que pode ser isso ? Tentei atualizar o windows, desinstalei alguns softwares, mas não resolveu. Anexei dois prints para que possam ver melhor.
Obs:
1) eu não percebo qualquer alteração no uso do notebook, eu só vi isso porque abri o predator sense e lá indicava esse liga/desliga. Mas não ocorreu nenhum problema prático no uso do notebook.
2) os drivers estão atualizados.
Se alguem puder me dar uma luz, fico grato! Obrigado e bom final de semana a todos.
[Título editado para incluir descrição do tópico]
Recentemente percebi um problema em meu notebook predator helios 300. Ele fica ligando e desligando a GPU integrada o tempo todo, sem que essa esteja em uso. Geralmente ela ativa sozinha quando abro um jogo por exemplo, ou um software mais pesado como o Photoshop. Mas aqui, mesmo com o notebook parado ou usando aplicativos simples, ela fica ligando e desligando bem rápido. O que pode ser isso ? Tentei atualizar o windows, desinstalei alguns softwares, mas não resolveu. Anexei dois prints para que possam ver melhor.
Obs:
1) eu não percebo qualquer alteração no uso do notebook, eu só vi isso porque abri o predator sense e lá indicava esse liga/desliga. Mas não ocorreu nenhum problema prático no uso do notebook.
Se alguem puder me dar uma luz, fico grato! Obrigado e bom final de semana a todos.
[Título editado para incluir descrição do tópico]
1
Respostas
-
RonaldoSOF disse:Olá, boa noite a todos.
Obs:
Veja nesse ícone se não há algum programa fazendo uso dela em segundo plano.
Um outro ponto para ver é pelo Gerenciador de Tarefas, aba Desempenho, e veja como está o uso dela quando ela está ativa pelo PredadorSense.1 -
Olá Renan, boa noite. No primeiro print demonstra que não há nenhum software usando a placa em segundo plano. Fiz conforme vc falou e olhei no gerenciador de tarefas, lá indica 0% de uso da placa mesmo quando o predatorsense indica que ela está ativa. Segue o print. Em ambos, predatorsense e gerenciador de tarefas, não indica uso da placa, mas quando ela está inativa o correto seria ficar sem qualquer indicação no predatorsense seja de uso ou de temperatura, visto que não está em uso. Fiz um teste também utilizando a placa em jogos, e o predatorsense mede o funcionamento dela normalmente durante o uso. Também não estou utilizando nenhum monitor externo. Estou pensando em formatar a máquina, minha preocupação é que esse "liga e desliga" dela acabe danificando. Obrigado e bom fds!0
-
Esqueci o print, segue ai:
0 -
RonaldoSOF disse:Esqueci o print, segue ai:
Você já tentou desinstalar e instalar novamente?Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Oi Renan, boa noite! Não tentei, vou desinstalar e instalar novamente e volto aqui para dizer se deu certo.0
-
RonaldoSOF disse:Oi Renan, boa noite! Não tentei, vou desinstalar e instalar novamente e volto aqui para dizer se deu certo.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
O problema continua?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Olá, boa noite a todos.
Eu desinstalei o PredatorSense e instalei novamente, porém o problema continuou. No PredatorSense, ele exibe uma determinada temperatura e um clock de 300mhz quando a placa está ativa pelo curto período de tempo que o software acusa. Porém, o gerenciador de tarefas não acusa uso da placa de vídeo dedicada, exibindo simultaneamente 0% de uso da mesma, ou seja, há um conflito de informação entre o gerenciador e o predatorsense. O software da Nvidia também não acusa programas em uso na placa de video dedicada. Fiz um print para mostrar.
Eu tentei então definir o gráfico integrado como preferencial, e o problema continuou da mesma forma. Fiz um print, nele não mostra mas o software da nvidia também não acusa nenhum programa utilizando a placa dedicada.
Eu costumo utilizar o notebook plugado a um monitor externo, mas aqui não é o caso. Os prints e a troca constante de placa ocorrem com o notebook fora do monitor externo.
Também fiz testes alternando entre os planos de energia, sem sucesso.
Estou utilizando o Windows 11, não sei se pode ter alguma relação específica com o sistema. Estou pensando em formatar, eu consigo voltar pro Windows 10 ?
Vi um relato similar ao meu em um fórum em ingles, mas o usuário reclamava também de artefato, quando abro algum jogo não percebo nenhum problema, a placa de video dedicada no meu caso funciona perfeitamente. Na mesma publicação um outro usuário recomenda atualizar os drivers, o que eu já fiz. Comparando a monitoração do predatorsense, percebe-se que no caso dele a placa fica ativa por um período um pouco maior de tempo. Segue o link: https://community.acer.com/en/discussion/631786/my-gpu-is-artifacting-and-constantly-turning-on-and-off-is-there-a-fix-for-it-helios-300-g3-571
Pra remediar temporariamente, defini a placa de video dedicada como preferencial para uso. Ela agora fica em uso constante, mesmo em softwares mais simples ou com o computador ligado mas sem nenhum programa pesado aberto. Fiz dessa forma pra tentar achar uma solução, pois temo que uma possível alternância constante entre as placas acabe causando algum dano na máquina.
Obrigado!
0 -
Pessoal bom dia. Eu venho falando "GPU Integrada" mas na verdade é a DEDICADA. A placa de vídeo DEDICADA é que liga e desliga o tempo todo. Perdoem o erro.
Obrigado!1 -
RonaldoSOF disse:Pessoal bom dia. Eu venho falando "GPU Integrada" mas na verdade é a DEDICADA. A placa de vídeo DEDICADA é que liga e desliga o tempo todo. Perdoem o erro.
Obrigado!
acesse o Gerenciador de Dispositivo, Adaptadores de Vídeo, GPU Nvidia, botão direito e somente desativar.
Veja se o PredatorSense vai parar de mostrar ela como ativada.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
RenanVilela disse:RonaldoSOF disse:Pessoal bom dia. Eu venho falando "GPU Integrada" mas na verdade é a DEDICADA. A placa de vídeo DEDICADA é que liga e desliga o tempo todo. Perdoem o erro.
Obrigado!
acesse o Gerenciador de Dispositivo, Adaptadores de Vídeo, GPU Nvidia, botão direito e somente desativar.
Veja se o PredatorSense vai parar de mostrar ela como ativada.
Estou pensando em formatar pra ver se resolve, pois não encontrei nada em termos de solução para o problema. Se você ou alguém tiver alguma outra sugestão, agradeço.
Obrigado!!
0 -
RonaldoSOF disse:RenanVilela disse:RonaldoSOF disse:Pessoal bom dia. Eu venho falando "GPU Integrada" mas na verdade é a DEDICADA. A placa de vídeo DEDICADA é que liga e desliga o tempo todo. Perdoem o erro.
Obrigado!
Veja se o PredatorSense vai parar de mostrar ela como ativada.
Estou pensando em formatar pra ver se resolve, pois não encontrei nada em termos de solução para o problema. Se você ou alguém tiver alguma outra sugestão, agradeço.
Obrigado!!
Aqui no meu, quando estou navegando com o Microsoft Edge (programa leve que é iniciado pela gpu integrada), algumas vezes ou outras percebo que a Nvidia é acionada, salvo engano no Youtube, não tenho certeza, tenho que verificar certinho aí te falo.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Boa tarde!
Renan, vou tentar investigar um pouco mais antes de formatar. Engraçado que mesmo que o painel da Nvidia não indique programa usando, essa acaba sendo a única explicação plausível. Se eu não encontrar o que é, vou formatar pra resolver. De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda e disposição! Abs!
0 -
RonaldoSOF disse:Boa tarde!
Renan, vou tentar investigar um pouco mais antes de formatar. Engraçado que mesmo que o painel da Nvidia não indique programa usando, essa acaba sendo a única explicação plausível. Se eu não encontrar o que é, vou formatar pra resolver. De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda e disposição! Abs!Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Tente instalar o predator mais recente e faça o undervolting: https://drive.google.com/drive/folders/1L3Ln-WkCvogX1OUmr74i3h8jk4ICVF94
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
RenanVilela disse:RonaldoSOF disse:Boa tarde!
Renan, vou tentar investigar um pouco mais antes de formatar. Engraçado que mesmo que o painel da Nvidia não indique programa usando, essa acaba sendo a única explicação plausível. Se eu não encontrar o que é, vou formatar pra resolver. De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda e disposição! Abs!0 -
egydiocoelho disse:Tente instalar o predator mais recente e faça o undervolting: https://drive.google.com/drive/folders/1L3Ln-WkCvogX1OUmr74i3h8jk4ICVF941
-
RonaldoSOF disse:RenanVilela disse:RonaldoSOF disse:Boa tarde!
Renan, vou tentar investigar um pouco mais antes de formatar. Engraçado que mesmo que o painel da Nvidia não indique programa usando, essa acaba sendo a única explicação plausível. Se eu não encontrar o que é, vou formatar pra resolver. De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda e disposição! Abs!Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Continue testando e postando o resultado.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Boa tarde! Após inicializar o windows em modo de segurança, aparentemente a placa da NVIDIA não foi ativada. Eu não consegui abrir o PredatorSense pra medir, então não posso afirmar com 100% de certeza que deu certo. Eu utilizei o gerenciador de tarefas e lá não mostrava uso da placa, apenas um driver de video genérico do Windows, o que me levou a acreditar que a GPU da NVIDIA ficou desligada.
Aparentemente tem algum software que fica ativando e desativando ela, mas meus resultados são inconclusivos quanto a raíz do problema. Acho que farei um downgrade para o windows 10 pra ver se resolve, pois não estou muito satisfeito com o 11.
Muito obrigado!!0