Olá Pessoal, bom dia, tarde e noite,
Estou enfrentando um problema há dias, se não semanas. Já consultei diversos fóruns de Softwares e Hardwares, porem o ou os problema(s) persistem, e antes de bater o martelo e dizer que é problema de Hardware, decidi vir aqui e relatar sobre este(s) problema(s).
Tenho um Acer Nitro 5 AN515-51-78D6, há mais de 2 anos, a pouco completa 3 anos, ou seja, o notebook já não é tão novo, mas também esta distante de ser velho. Nessas ultimas semanas, estou recebendo Telas Azuis com diversos códigos variados, eles são:
- CRITICAL_PROCESS_DIED;
- Código: 0x0000021A;
- Código: 0x80090016;
- UNEXPECTED_STORE_EXCEPTION;
- E houve mais um, porem ocorreu apenas uma vez, e acabei não marcando.
E os erros sempre ocorriam, a todo momento. o Erro que mais ocorria era o primeiro, geralmente quando eu jogava, mas ocorria algumas vezes quando eu simplesmente estava utilizando o PC para trabalho ou estudo, já os demais ocorria de forma inesperada, estando jogando, trabalhando ou estudando. O notebook travava por completo, e então dava Tela Azul e um dos demais código do 2 a 5(lembrando que, este ocorreu apenas uma vez). Todos os erros, tinha apenas uma relação,
ARQUIVOS CORROMPIDOS, e então todos os fóruns e sites sempre pediam para eu executar os mesmo comando em um cmd ou Powershell, sendo admin, eles são:
- sfc /scannow;
- Dism (ScanHealth, CheckHealth e RestoreHealth)
As vezes os
SFC encontrava estes arquivos corrompidos e resolvia, ou vez ou outra precisava usar o DISM, reiniciava o PC, depois de um tempo jogando, de novo Tela Azul com o primeiro erro, e novamente executava os comandos. Com os reinícios após a Tela Azul, o Notebook, as vezes, não encontrava o HD, dando o erro
Not Boot Device, tendo que reiniciar diversas vezes até que o Notebook encontrar o HD, comecei a chegar na conclusão que o problema era o HD e então troquei, tirei o de 1tb que já vinha de fabrica e coloquei um de 80GB que eu tinha guardado há bastante tempo. Instalei o Windows, configurei tudo como devia, atualizei também e comecei a utilizar como nada disso estivesse acontecido, só que instalei o GeForce Experience para instalar o Drivers da NVIDIA mais recente, pois o Driver que estava disponibilizado no Acer Drivers, além de ser antigo, não instalava de jeito nenhum, o instalador carregava a barrinha verde, mas nunca chegava ao fim e eu já tinha chegado a aguardar horas para finalizar, e não finalizava. E então, instalado a ultima Versão do driver, comecei a jogar e os erros novamente voltaram, principalmente o primeiro.
Fiz uns procedimentos, até que um deu certo, tipo, desinstalar o Driver instalado, junto com a App GeForce Experience, e deixar o Windows Update instalar automaticamente o driver, isso aconteceu apenas uma vez, e parece que tinha solucionado, tanto que conseguia jogar, trabalhar e estudar sossegado, só que o Driver era antigo, não lembro a data exata, mas o ano era de 2017. E eu fiz a burrice de então baixar um driver um pouco mais atualizado, não o mais recente, e então atualizar, pois alguns jogos atuais requeriam, ao att, os erros voltaram, e o erro do Notebook não encontrar o HD também tinha voltado. Agora estou aqui, sem ideia, e achando que o problema é de Hardware, desinstalei o Driver da NVIDIA, e o Windows não instala nenhum driver automaticamente, temo que isso seja mal funcionamento de Hardware, talvez da GPU ou pior, a Placa-Mãe.
OBS.: Não posso levar o notebook para o conserto, além de não ter mais garantia, iria demorar muito e não tenho outro notebook para trabalhar.
Por favor, estou sem ideia e o Windows não quer de jeito nenhum fazer a instalação do driver, ja pensei em entrar no Modo de Segurança, e por lá, baixar o Driver que esta disponivel no Acer Drivers e verificar se a instalação é concluida, porem tenho medo, por isso que não fiz.
[Título editado para incluir modelo do produto]