Acer Nitro 5 AN-515-55-59T4 não reconhece outro NVME no slot PCI-E onde veio o original.

AdolfoMayer
AdolfoMayer Member Posts: 6

Tinkerer

Pessoal, boa noite. Minha primeira vez aqui no forum e primeira pergunta. Me desculpem se eu infringi alguma regra da comunidade..

Adquiri esse Nitro 5 que veio com 8GB DDR4 3200 e um nvme Samsung de 512GB. Acontece que tenho um nvme Corsair PCIe Gen3 4x de 256GB com windows 10 e um monte de programas que eu uso no dia a dia, e seria um inferno ter que reinstalar tudo. Pensei em simplesmente colocar o Corsair no mesmo slot do samsung que veio com o note e deixar o windows levantar normalmente reconhecendo os novos itens de hardware. Já fiz isso em outros equipamentos e levantou de boa. Mas ao tentar fazer isso no Nitro 5, o nvme até aparece na bios, mas não é mostrado como opção de boot. Precisa mexer em alguma config da Bios pra resolver isso? Detalhe: Em ambos os slots está escrito PCIe/SATA e os dois nvme são PCIe..
Agradeço qualquer informação. 

Respostas

  • Olha, isso é bem arriscado de ser feito. Isso tem haver com drivers também. O meu conselho é fazer o backup dos arquivos e fazer a reinstalação do Windows.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • AdolfoMayer
    AdolfoMayer Member Posts: 6

    Tinkerer

    egydiocoelho, bom dia.
    Essa coisa de tirar um SSD de um PC e colocar em outro, eu já faço normalmente aqui em casa.. raros são os casos em que o windows reclama do procedimento quando vai levantar em uma placa mãe diferente daquela onde ele foi instalado (notei que isso acontece a partir da 3ª troca de hardware, no caso, de placa mãe diferente).
    Então.. O estranho é que esse nvme que está com o windows 10 instalado e que é o que eu queria colocar no nitro 5, está rodando tranquilo no PC anterior, mas quando eu coloco ele no nitro 5, na própria BIOS ele não aparece como "bootável".. É como se a BIOS do nitro 5 estivesse "travada" no nvme da samsung que veio com o windows 11 de fábrica.. Outra coisa estranha é a parte de secure boot. Para ter acesso e habilitar/desabilitar, eu tive que colocar uma senha de admin..
    Estou quase desistindo e partindo pra instalação dos programas no ssd samsung mesmo e vai ser um trabalho dos infernos, pois tenho ambiente de desenvolvimento configurado, componentes instalados, OpenVPN pro HomeOffice, umas 6 VMs pra exportar e importar novamente 
    :s  Só Jesus! :sweat_smile:

    Meu Notebook:
    Nitro 5 AN515-55
    8GB DDR4 3200
    Intel Core i5 10300H 2.50GHz
    GForce GTX 1650
    NVMe Samsung 
    PCIe® Gen3 x4 512GB

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,498 Trailblazer
    editado maio 2022
    Olá, boa tarde.
    Ao invés de fazer esse procedimento que você disse, coloque o ssd da Corsair no outro slot m2, e use o programa Macrium Reflect para clonar ele no SSD nativo.

    Se quiser fazer um backup do ssd nativo também dá certo, inclusive gerar uma imagem pelo próprio Windows, aí é só salvar no SSD mesmo ou então em um armazenamento externo.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Existem várias coisas que podem estar impedindo: 
    1 o SSD tem que estar convertido para hot e não mbr.
    2 o sata mode no BIOS tem que estar em ahci. Você precisa pressionar ctrl+s na Guia main do BIOS.
    3 diferentes drivers para Chipset.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • AdolfoMayer
    AdolfoMayer Member Posts: 6

    Tinkerer

    Amigo, @RenanVilela, boa tarde.

    Fiz esse segundo procedimento em ambos os SSDs usando, exatamente, o Macrium Reflect  B)  pois não queria correr riscos de corromper nenhuma das instalações, ;) .
    Confesso que não cheguei a fazer o primeiro procedimento.. Clonar o Corsair direto no Samsung parece uma boa tentativa.. Vai ficar diferente do planejado mas, nesse momento, seria mais prático do que ter que instalar tudo o que eu preciso, novamente, no Windows 11. Hoje à noite vou tentar fazer isso e posto o resultado. 
  • AdolfoMayer
    AdolfoMayer Member Posts: 6

    Tinkerer

    Existem várias coisas que podem estar impedindo: 
    1 o SSD tem que estar convertido para hot e não mbr.
    2 o sata mode no BIOS tem que estar em ahci. Você precisa pressionar ctrl+s na Guia main do BIOS.
    3 diferentes drivers para Chipset.
    Interessante! vou verificar essa questão do Ctrl+S na guia main.. Obrigado, Egydio.
  • O problema ainda continua?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • AdolfoMayer
    AdolfoMayer Member Posts: 6

    Tinkerer

    O problema ainda continua?
    Egydio, amigo.. Não consegui testar nada disso ainda, pois o servidor oracle de um cliente parou e eu estou desde ontem à noite na luta... Assim que eu finalizar isso, eu vou testar e posto aqui os resultados. :smile:

  • Ok meu amigo.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)