Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!
Nitro 5: Cooler e Troca de Pasta Térmica
ricardopereira
Member Posts: 3 New User
Tenho um Nitro 5, que comprei em 2019. Estava notando que nas últimas semanas o computador começou a esquentar e perder desempenho nos jogos.
Ontem, realizei a limpeza do notebook, incluindo os dois coolers, dissipador e troquei a pasta térmica, utilizando a Corsair XTM50. O notebook está funcionando perfeitamente e conforme acompanho os indicadores pelo Gerenciador de Tarefas, a temperatura baixou bastante, estando em média entre 29 à 33ºC ao ligar.
Minha dúvida é em relação aos dois coolers, que giram assim que ligo o note, porém param de rodar alguns minutos depois. Conforme vou utilizando o note, abrindo programas ou até mesmo jogando, os coolers se ativam novamente, e mantém a temperatura "estável" em uma média de 40 à 55ºC.
Quando adquiri o notebook, não me recordo se ela funcionava dessa forma, desligando os coolers conforme a temperatura se mantinha baixa e só voltando a ligar se a temperatura aumentava.
Devo salientar que por ser um modelo mais antigo, não tenho como utilizar o Nitro Sense, apenas faço uso do Quick Acess, no qual a opção CoolBost está ativada.
Será que precisarei substituir os coolers por novos? Não encontrei muita informação na internet sobre essa questão. Agradeço quem puder me ajudar.
[Título editado para incluir modelo do produto]
Ontem, realizei a limpeza do notebook, incluindo os dois coolers, dissipador e troquei a pasta térmica, utilizando a Corsair XTM50. O notebook está funcionando perfeitamente e conforme acompanho os indicadores pelo Gerenciador de Tarefas, a temperatura baixou bastante, estando em média entre 29 à 33ºC ao ligar.
Minha dúvida é em relação aos dois coolers, que giram assim que ligo o note, porém param de rodar alguns minutos depois. Conforme vou utilizando o note, abrindo programas ou até mesmo jogando, os coolers se ativam novamente, e mantém a temperatura "estável" em uma média de 40 à 55ºC.
Quando adquiri o notebook, não me recordo se ela funcionava dessa forma, desligando os coolers conforme a temperatura se mantinha baixa e só voltando a ligar se a temperatura aumentava.
Devo salientar que por ser um modelo mais antigo, não tenho como utilizar o Nitro Sense, apenas faço uso do Quick Acess, no qual a opção CoolBost está ativada.
Será que precisarei substituir os coolers por novos? Não encontrei muita informação na internet sobre essa questão. Agradeço quem puder me ajudar.
[Título editado para incluir modelo do produto]
1
Respostas
-
ricardopereira disse:Tenho um Nitro 5, que comprei em 2019. Estava notando que nas últimas semanas o computador começou a esquentar e perder desempenho nos jogos.
Qual é o modelo completo do seu notebook?
Exemplo: PH315-52-72100 -
O modelo seria um Nitro 5 , AN515-51-71A7.
0 -
ricardopereira disse:O modelo seria um Nitro 5 , AN515-51-71A7.
Como pode observar, abaixo dos 45º ela fica com a rotação bem lenta mesmo, gerando muitíssimo pouco ruído.
No meu Predator, quando certa vez estava em 25º, as rotações ficaram na média de 900 e parecia que realmente estavam desligadas, será que não é o seu caso?Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Olhei agora mesmo e os coolers estão desligados, sendo possível observar por baixo do notebook que as "pás" estão paradas.
Agora se eu abrir um jogo ou um software mais pesado, os coolers voltam a girar.
Eu estou achando estranho, pois não é apresentado nenhum erro relativo à "fans/coolers" na BIOS, nem mesmo quando liga, ou algum sinal sonoro ou algo do tipo.
O notebook não está travando ou esquentando demais e nem desliga sozinho.
Faço uso de uma base cooler, da Husky, com 6 coolers e que proporciona uma boa ventilação.
Não sei, de repente se isso acaba influenciando no funcionamento dos coolers.
Ainda, ontem durante a limpeza, os coolers estavam bem sujos.
0 -
Tente instalar o NitroSense seguindo esse vídeo e veja se haverá alguma alteração em relação as ventoinhas:
How To Install NitroSense On Acer Nitro 5 | AN515-51 - YouTube
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0