Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!
Problema com turbo boost no Acer Aspire 3 A315-R5Z7(Ryzen 5 3500U).
A alguns dias atrás eu fiz um post sobre meu notebook desligando e achei o culpado, mas agora tem outro problema, o Turbo boost ta fazendo o notebook super aquecer. Toda vez que a CPU ativa ele a temperatura sobe instantaneamente, dos 40 graus pra 78/80 em milissegundos ate as vezes bater os 105 graus limite da CPU fazendo com que o notebook desligue. Isso é algum problema de software ou hardware porque é bem estranho.
1
Respostas
-
Marcew disse:A alguns dias atrás eu fiz um post sobre meu notebook desligando e achei o culpado, mas agora tem outro problema, o Turbo boost ta fazendo o notebook super aquecer. Toda vez que a CPU ativa ele a temperatura sobe instantaneamente, dos 40 graus pra 78/80 em milissegundos ate as vezes bater os 105 graus limite da CPU fazendo com que o notebook desligue. Isso é algum problema de software ou hardware porque é bem estranho.
Isso depende muito do que está sendo processado pela CPU, se exigir alto processamento, com toda a certeza que o TurboBoost será ativado, e em consequência das altas frequências, as temperaturas irão subir também.
Você diz que chega a bater 105º, mas fisicamente você sente que ele está muito quente? Pode ser que seja um falso/positivo.
Veja em minha assinatura onde cito uma dica para desativar o TurboBoost.0 -
RenanVilela disse:Marcew disse:A alguns dias atrás eu fiz um post sobre meu notebook desligando e achei o culpado, mas agora tem outro problema, o Turbo boost ta fazendo o notebook super aquecer. Toda vez que a CPU ativa ele a temperatura sobe instantaneamente, dos 40 graus pra 78/80 em milissegundos ate as vezes bater os 105 graus limite da CPU fazendo com que o notebook desligue. Isso é algum problema de software ou hardware porque é bem estranho.
Isso depende muito do que está sendo processado pela CPU, se exigir alto processamento, com toda a certeza que o TurboBoost será ativado, e em consequência das altas frequências, as temperaturas irão subir também.
Você diz que chega a bater 105º, mas fisicamente você sente que ele está muito quente? Pode ser que seja um falso/positivo.
Veja em minha assinatura onde cito uma dica para desativar o TurboBoost.0 -
Marcew disse:RenanVilela disse:Marcew disse:A alguns dias atrás eu fiz um post sobre meu notebook desligando e achei o culpado, mas agora tem outro problema, o Turbo boost ta fazendo o notebook super aquecer. Toda vez que a CPU ativa ele a temperatura sobe instantaneamente, dos 40 graus pra 78/80 em milissegundos ate as vezes bater os 105 graus limite da CPU fazendo com que o notebook desligue. Isso é algum problema de software ou hardware porque é bem estranho.
Veja em minha assinatura onde cito uma dica para desativar o TurboBoost.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
RenanVilela disse:Marcew disse:RenanVilela disse:Marcew disse:A alguns dias atrás eu fiz um post sobre meu notebook desligando e achei o culpado, mas agora tem outro problema, o Turbo boost ta fazendo o notebook super aquecer. Toda vez que a CPU ativa ele a temperatura sobe instantaneamente, dos 40 graus pra 78/80 em milissegundos ate as vezes bater os 105 graus limite da CPU fazendo com que o notebook desligue. Isso é algum problema de software ou hardware porque é bem estranho.
Veja em minha assinatura onde cito uma dica para desativar o TurboBoost.
Aqui sem nada aberto e as frequências tão lá em cima, só de eu abrir o Edge por exemplo a temperatura vai lá e salta mas você sabe se tem como resolver esse problema de falso positivo? Porque o notebook fica desligando quando bate a temperatura limite da CPU que é 105 C0 -
Marcew disse:RenanVilela disse:Marcew disse:RenanVilela disse:Marcew disse:A alguns dias atrás eu fiz um post sobre meu notebook desligando e achei o culpado, mas agora tem outro problema, o Turbo boost ta fazendo o notebook super aquecer. Toda vez que a CPU ativa ele a temperatura sobe instantaneamente, dos 40 graus pra 78/80 em milissegundos ate as vezes bater os 105 graus limite da CPU fazendo com que o notebook desligue. Isso é algum problema de software ou hardware porque é bem estranho.
Aqui sem nada aberto e as frequências tão lá em cima, só de eu abrir o Edge por exemplo a temperatura vai lá e salta mas você sabe se tem como resolver esse problema de falso positivo? Porque o notebook fica desligando quando bate a temperatura limite da CPU que é 105 C
Obs: Geralmente no plano de energia Alto Desempenho a CPU tende a manter as frequências mais altas em praticamente qualquer processamento que houver, aí nesse caso o ideal (para um uso moderado) é deixar o plano em Equilibrado (realizando também as alterações para desativar o TurboBoost), pois aí o processamento será por demanda, se precisar ele eleva as frequências.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
RenanVilela disse:Marcew disse:RenanVilela disse:Marcew disse:RenanVilela disse:Marcew disse:A alguns dias atrás eu fiz um post sobre meu notebook desligando e achei o culpado, mas agora tem outro problema, o Turbo boost ta fazendo o notebook super aquecer. Toda vez que a CPU ativa ele a temperatura sobe instantaneamente, dos 40 graus pra 78/80 em milissegundos ate as vezes bater os 105 graus limite da CPU fazendo com que o notebook desligue. Isso é algum problema de software ou hardware porque é bem estranho.
Aqui sem nada aberto e as frequências tão lá em cima, só de eu abrir o Edge por exemplo a temperatura vai lá e salta mas você sabe se tem como resolver esse problema de falso positivo? Porque o notebook fica desligando quando bate a temperatura limite da CPU que é 105 C
Obs: Geralmente no plano de energia Alto Desempenho a CPU tende a manter as frequências mais altas em praticamente qualquer processamento que houver, aí nesse caso o ideal (para um uso moderado) é deixar o plano em Equilibrado (realizando também as alterações para desativar o TurboBoost), pois aí o processamento será por demanda, se precisar ele eleva as frequências.
Segunda imagem > TurboBoost ativado (Mais alto desempenho no slider da bateria e plano de energia Acer do Notebook com CPU em 99%)
Os clocks deram uma caída mas eu não notei diferença no dia a dia como navegando no browser e vendo vídeos
):
0 -
Marcew disse:RenanVilela disse:Marcew disse:RenanVilela disse:Marcew disse:RenanVilela disse:Marcew disse:A alguns dias atrás eu fiz um post sobre meu notebook desligando e achei o culpado, mas agora tem outro problema, o Turbo boost ta fazendo o notebook super aquecer. Toda vez que a CPU ativa ele a temperatura sobe instantaneamente, dos 40 graus pra 78/80 em milissegundos ate as vezes bater os 105 graus limite da CPU fazendo com que o notebook desligue. Isso é algum problema de software ou hardware porque é bem estranho.
Obs: Geralmente no plano de energia Alto Desempenho a CPU tende a manter as frequências mais altas em praticamente qualquer processamento que houver, aí nesse caso o ideal (para um uso moderado) é deixar o plano em Equilibrado (realizando também as alterações para desativar o TurboBoost), pois aí o processamento será por demanda, se precisar ele eleva as frequências.
Segunda imagem > TurboBoost ativado (Mais alto desempenho no slider da bateria e plano de energia Acer do Notebook com CPU em 99%)
Os clocks deram uma caída mas eu não notei diferença no dia a dia como navegando no browser e vendo vídeos
):Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0