Antes de tudo, queria dar uma contextualizada na minha situação.
Meu notebook é um Aspire 5 A514-54-54LT, e estou usando um dualboot com Windows 11 e Ubuntu 20.04LTS. No Windows existe a ferramenta Acer Care Center que, dentre outras coisas, da a possibilidade de limitar o carregamento da bateria em 80% para preservar a vida util da mesma. Isso funciona normalmente, inclusive o efeito dessa opção reflete no Ubuntu também. Porém ai que vem minha dúvida e minha necessidade.
Eu gostaria de usar apenas o Ubuntu, me desfazendo completamente do Windows, mas não quero ficar sem essa funcionalidade de limitar o carregamento, pois gosto de preservar a vida util das minhas baterias. Existe alguma forma de fazer essa limitação de carregamento apenas usando o Ubuntu?
Vi uma possibilidade que envolvia criar um systemd service, porém o post fala da necessidade de possuir o arquivo charge_control_end_threshold no diretório da bateria, mas no meu caso não possui. Não cheguei a completar as instruções desse post justamente pelo fato de não possuir esse arquivo que ele cita como requisito.
https://www.linuxuprising.com/2021/02/how-to-limit-battery-charging-set.html

Alguem que ja passou por isso ou conhece alguma solução, talvez até da propria Acer poderia me ajudar com isso?