Comprei um Notebook Gamer Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN. Desde então tenho utilizado normalmente. Porém o notebook conta com um slot RAM extra e com 2 portas NVM.e (uma ocupada com o ssd de fábrica) e um slot Sata III para uso caso queira (ou seja, para Upgrades).
Comprei um SSD ADATA XPG SX8100, compatível com a placa mãe (Pci.e 3.0, gen 3x4 e forma 2280, alem de 512 gb)
Aí começaram os problemas:
Esse ssd novo é reconhecido no meu notebook antigo normalmente (o que atesta que o ssd não está com defeito), mas no meu nitro tenho vários problemas:
Quando uso só o de fabrica, ele inicia normalmente, tanto no slot 1 quanto no slot 2 (dessa forma atesto não haver problemas físicos no slot da placa).
Quando uso só o ssd novo, ele não reconhece nada na bios e diz que não há dispositivo bootável disponível (mesmo com o pen drive de boot do W10 nele).
Quando uso ambos os ssd (o que eu desejo) acontece da tela travar no logo da ACER (que aparece logo quando ligamos) e as ventoinhas disparam, aí o computador fica nisso eternamente sem iniciar.
Ou seja, ele só apresenta problemas com o SSD novo (que está funcionando e é compatível com a placa) e nem liga. Já vi gente reclamando das ventoinhas disparando em outros modelos da mesma marca, porém com eles o notebook inicia normalmente.
Tenho uma falha ou da BIOS ou Física da placa mãe (por não aceitar 2 ssds como deveria).
Contatei o suporte e o moço até procurou saber se o meu SSD novo era compatível mesmo e no final ele disse que o suporte não iria me ajudar pois eles não ajudam em Upgrades.
Mas se tem o slot no aparelho que deveria suportar ambos os SSDs e o aparelho não está suportando, já deixou de se rum problema de Upgrade e provavelmente tenho um defeito no produto, porém mesmo assim o suporte me foi negado sem nem tentar me ajudar com possível problema da BIOS ou testar algo para averiguar se tinha defeito na placa mãe.
Ps: o SSD novo nem aparece na BIOS e a ultima versão já veio instalada de fábrica.
Ps2: Instalei o SSD e desinstalei sempre com a bateria desplugada.
ps3: O SSD que to tentando instalar é o SX8100 da XPG de 512 Gb (
https://www.adata.com/pt/xpg/636?tab=specification).
ALGUEM ME HELPA POR FAVOR O SSD FOI CARO E O NOTEBOOK TBM E JA PASSOU DA HORA MAXIMA QUE DEIXAM DEVOLVER O PRODUTO