Eu comprei um Acer Nitro 5 AN515-44-R4C8 AMD Ryzen7 que nao reconhece nvme m.2 instalado.

WeudesMarquez
WeudesMarquez Member Posts: 6 New User
editado janeiro 2022 em Gaming - Predator e Nitro
Olá, eu comprei o modelo  Acer Nitro 5 AN515-44-R4C8 AMD Ryzen7 que vem com 2 slots de expansao, e comprei um ssd de 500gb para aumentar o armazenamento rápido visto que o que vem nele é de apenas 256gb.
Acontece que ao instalar um segundo SSD nvme o notebook simplesmente fica com a tela preta após ligar. Se eu tirar qualquer um dos 2 SSD's ele liga normalmente, mas nunca os dois juntos.
Gostaria de saber como proceder visto que pelo que é dito desta versão deveria funcionar e não ter problemas.

Respostas

• brummyfan2
    brummyfan2 ACE Posts: 28,444 Trailblazer
    Oi,
    Você poderia postar os nomes dos modelos de ambos os SSDs M.2.
  • WeudesMarquez
    brummyfan2 disse:
    Oi,
    Você poderia postar os nomes dos modelos de ambos os SSDs M.2.
    Claro!

O primeiro de 256 é o que veio no Notebook e o de 500 é o que tentei instalar e não dá certo.
    Se eu colocar o de 500 simplesmente liga e fica na tela preta e se eu colocar os dois também acontece o mesmo.
    Agora se eu entrar na bios e desabilitar o slot que está o de 500 msm ele estando fisicamente tudo funciona perfeitamente, mas dai se entro na bios e habilito o slot dele só salvar e sair que a tela fica preta e o notebook não inicia.
    Estou imaginando a possibilidade de talvez ser algo com a versão da bios e talvez ser preciso atualizá-la.
  • O que acontece quando você desconecta a bateria de lition, o disco rígido, o ssd de 256gb e deixa apenas o ssd de 512gb conectado? O notebook liga? Qual é a versão do bios? 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • WeudesMarquez
    Bios versão 1.04
    Já fiz todos os testes que você imaginar.
    - Com os dois SSD's o notebook liga e a tela fica acesa sem nada independente da bateria estar conectava ou não.
    - Com o SSD que comprei para expansão em qualquer um dos slots o notebook liga e a tela fica acesa sem nada do mesmo jeito.
    - Remover o HDD e conectar apenas o SSD que não veio no notebook em qualquer dos slots ele liga porém nao reconhece o SSD independente do slot que colocar.
    - Se eu desabilito um slot especifico e coloco o SSD nele o notebook funciona normalmente
    Falando com o suporte da Acer como sempre não ajudou de nada. A reposta deles:
    "Nossa recomendação é utilizar outro modelo ou outra marca de memória M.2 SSD porque com certeza se o modelo da memória M.2 SSD que está tentando utilizar é da linha XPG ADTA, a mesma não é compatível com os produtos ACER.
    Para sua ciência, a placa mãe de seu equipamento tem dois sockets M.2 SSD, o primeiro é interface NVMe/PCIe Gen 3x2 (compatível com a Gen 3x4, mas a velocidade será limitada a dois canais) e o segundo é  hibrido (SATAIII + NVMe/PCIe Gen 3x2) ambos tem o tamanho 2280 e chave M, e B+M se utiliza interface SATA no socket #2."

E como podemos ver o SSD não é da linha XPG e é segundo as especiações compatível com o que é informado pelo fabricante.

• - Remover o HDD e conectar apenas o SSD que não veio no notebook em qualquer dos slots ele liga porém nao reconhece o SSD independente do slot que colocar.

Mas testando como você disse acima, consegue acessar o bios e o ssd aparece na guia information do bios? O sata mode está configurado para ahci ou raid?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • WeudesMarquez
    Mas testando como você disse acima, consegue acessar o bios e o ssd aparece na guia information do bios? O sata mode está configurado para ahci ou raid?

Como eu disse, o notebook liga só que o SSD não é reconhecido na bios.
    As novas versões já vem habilitado AHCI e não é necessário fazer a alteração, mas sim está habilitado em todas as ocasiões testadas.
  • ok! então o que acontece quando você altera para raid? você tem como testar o ssd em outro computador? você desconectou a bateria antes de instalar o novo ssd?

egydiocoelho Trailblazer

• WeudesMarquez
    ok! então o que acontece quando você altera para raid? você tem como testar o ssd em outro computador? você desconectou a bateria antes de instalar o novo ssd?

Como eu disse acima, eu fiz todos os testes possíveis de todas as maneiras. Eu tenho 3 notebooks Acer e o SSD mencionado já foi testado nos outros 2 tanto o de 500gb como o de 256. Eu não viria aqui ou em outro lugar se eu nao tivesse a certeza de ter testado todos os pontos possiveis e se não soubesse que o SSD está funcionando normalmente e inclusive até instalei Windows no de 500 pra testar e está normal.
    Não interessa a forma que eu habilite na BIOS ele simplesmente nao reconhece ou nem dá imagem.
  • Certo! Você tem como atualizar o firmware do ssd com o programa ssd tool box da adata, em outro computador? https://www.adata.com/pt/support/consumer?tab=downloads&download=driver
    Depois de atualizar o firmware, teste o ssd novamente no an515-44

egydiocoelho Trailblazer

• WeudesMarquez
    Certo! Você tem como atualizar o firmware do ssd com o programa ssd tool box da adata, em outro computador? https://www.adata.com/pt/support/consumer?tab=downloads&download=driver
    Depois de atualizar o firmware, teste o ssd novamente no an515-44
    Já fiz isso também, foi uma das primeiras coisas que fiz. Na verdade o que percebei é que realmente essa versão Acer vem com incompatibilidade e não faz sentido e nem compensa comprar um notebook onde tem que tentar advinhar qual SSD vai funcionar e se não funcionar daí ter gastado dinheiro atoa.
    Enfim, vou devolver o produto e tentar comprar um Avell.
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,305 Trailblazer
    editado janeiro 2022
    Isso é estranho! Mas há mais alguma coisa que você pode fazer! O windows update pode fornecer uma atualização do bios mais recente do que o que está disponível no site da acer. Vá em atualizações opcionais do windows update e verifique se o windows fornece uma atualização para esse driver:

Esse driver atualiza o bios. Portanto, você deve ter os mesmos cuidados que você tem, ao atualizar o bios pelo site da acer.

egydiocoelho Trailblazer