AN515-44-R5YZ.: Trava no logo ao acessar a BIOS
luizoti
Member Posts: 12
Tinkerer
1. A ligar apertando F2 no meu Nitro, ele trava na tela com logo da ACER AN515-44-R5YZ.
Tudo indica que isso é um bug na BIOS, pois além de tudo é inconsistente, horas ocorre, horas não, e as vezes ao travar, o cooler fica no máximo, mas isso não ocorre sempre.
2. Na bios, ao acessar a area de gerenciamento de discos, o nome do disco não aparece.
Exemplo:
1. Windows Boot Manager
2. Limpus Lite
3. (Deveria haver um nome aqui, mas o bug faz ele ficar invisível)
3. Conforme visto acima, existe uma entrada chamada Limpus Lite, ela é "morta" pois mesmo meu aparelho vindo com endeles a entrada na bios já tinha esse Limpus Lite, que não pode ser apagada de forma alguma.
4. Ao instalar o Windows/Linux via pendrive ou colocando os arquivos do sistema em uma partição secundaria (que pode dar boot e instalar como pendrive) a entrada na bios aparece como Limpus Lite, as vezes tenho 2 ou 3 entradas Limpus Lite dependendo da situação.
Aparentemente são bugs, o soft de update de bios alega que já esta na ultima versão, 1.4, creio eu.
[Título editado para incluir modelo do produto]
Tudo indica que isso é um bug na BIOS, pois além de tudo é inconsistente, horas ocorre, horas não, e as vezes ao travar, o cooler fica no máximo, mas isso não ocorre sempre.
2. Na bios, ao acessar a area de gerenciamento de discos, o nome do disco não aparece.
Exemplo:
1. Windows Boot Manager
2. Limpus Lite
3. (Deveria haver um nome aqui, mas o bug faz ele ficar invisível)
3. Conforme visto acima, existe uma entrada chamada Limpus Lite, ela é "morta" pois mesmo meu aparelho vindo com endeles a entrada na bios já tinha esse Limpus Lite, que não pode ser apagada de forma alguma.
4. Ao instalar o Windows/Linux via pendrive ou colocando os arquivos do sistema em uma partição secundaria (que pode dar boot e instalar como pendrive) a entrada na bios aparece como Limpus Lite, as vezes tenho 2 ou 3 entradas Limpus Lite dependendo da situação.
Aparentemente são bugs, o soft de update de bios alega que já esta na ultima versão, 1.4, creio eu.
[Título editado para incluir modelo do produto]
0
Respostas
-
Olá, bom dia.
Quando você instalou o Windows você apenas particionou o HD/SSD ou realizou uma instalação limpa?
Pois caso venha ser a última opção, essa Bios não deveria mostrar o LinuxAcer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Essa opção do linux limpus está aparecendo, por que ainda há alguma partição desse linux que não foi apagada. Você pode enviar uma foto do gerenciamento de discos do windows?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:Essa opção do linux limpus está aparecendo, por que ainda há alguma partição desse linux que não foi apagada. Você pode enviar uma foto do gerenciamento de discos do windows?egydiocoelho disse:Essa opção do linux limpus está aparecendo, por que ainda há alguma partição desse linux que não foi apagada. Você pode enviar uma foto do gerenciamento de discos do windows?
Descobri quem é o safadinho do Limpus, mas é estranho demais, pois essa entrada do limpus aparece desde antes de eu instalar o linux do zero.
De acordo com o 'bcdedit /enum firmware' se trata do binario do grub, novamente tudo indica que seja relacionado ao secure boot, por isso existem esse grubx64.efi, mas agora, o porque aparece aqui e nunca vi em nenhum outro computador aparecendo como limpus (ou outro nome), não tenho ideia.identificador {167d7544-61c3-11ec-babb-806e6f6e6963}device partition=\Device\HarddiskVolume3path \EFI\Boot\grubx64.efidescription Linpus lite
Outro detalhe, como eu disse, eu copiei os arquivos de instalação da iso do Windows e joguei numa partição fat32, no ssd secundário, para poder instalar o Windows, e ele também apareceu como limpus (ficando com duas entradas no menu de boot).
Em relação as partições do windows não tem nada demais, creio eu.0 -
RenanVilela disse:Olá, bom dia.
Quando você instalou o Windows você apenas particionou o HD/SSD ou realizou uma instalação limpa?
Pois caso venha ser a última opção, essa Bios não deveria mostrar o LinuxRenanVilela disse:Olá, bom dia.
Pois caso venha ser a última opção, essa Bios não deveria mostrar o Linux
E mesmo assim aparecia esse limpus.
0 -
Existem partições do linux ali. Eu sugiro que você reinstale o windows novamente. Mas dessa vez, exclua todas as partições até ficar apenas uma partição com espaço não alocado.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
O ideal é realizar uma instalação limpa , mas antes como mencionado pelo Egydio, apagando todas as partições existentes.
Esse conflito aí provavelmente é devido aos resquícios da instalação do Linux.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
egydiocoelho disse:Existem partições do linux ali. Eu sugiro que você reinstale o windows novamente. Mas dessa vez, exclua todas as partições até ficar apenas uma partição com espaço não alocado.
0 -
RenanVilela disse:O ideal é realizar uma instalação limpa , mas antes como mencionado pelo Egydio, apagando todas as partições existentes.
Esse conflito aí provavelmente é devido aos resquícios da instalação do Linux.0 -
RenanVilela disse:Olá, bom dia.
Pois caso venha ser a última opção, essa Bios não deveria mostrar o LinuxRenanVilela disse:Olá, bom dia.
Pois caso venha ser a última opção, essa Bios não deveria mostrar o Linux
Já fiz alguns testes e dentre eles deletei a partição de boot do Windows e recriei manualmente, sempre existe uma entrada chamada Limpus Lite.
0 -
Sim, irá quebrar. Mas eu sugiro que você reinstale o windows e o ubuntu novamente. Mas dessa vez, comece instalando o windows, excluindo todas as partições até ficar com espaço não alocado. Em seguida, particione o ssd e instale o ubuntu na nova partição.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Sim, irá quebrar. Mas eu sugiro que você reinstale o windows e o ubuntu novamente. Mas dessa vez, comece instalando o windows, excluindo todas as partições até ficar com espaço não alocado. Em seguida, particione o ssd e instale o ubuntu na nova partição.Após um dia de tentativas de mudanças, determinei os comportamentos estranhos, no meu ponto de vista ou são bugs da bios ou algum comportamento comum (estranho) por culpa do secure boot.1. O Limpus Lite aparece sempre que um dispositivo de boot é conectado, via usb ou colocando os arquivos em outra partição e iniciando a instalação, esse nome aparece sempre que o arquivo grubx64.efi existe na partição EFI/boot, para não aparecer, pelo que testei só desaparece ao gerar um arquivo grubx64.efi.signed.2. O erro de travar ao abrir a bios parece ter parado de ocorrer após algumas modificações, na verdade, suspeito que tenha sido após gerar o grubx64.efi.signed, mas suspeito que ele pare primariamente quando não o existe nenhuma entrada do Limpus, realmente não sei ao certo.3. A tela de configuração de ordem boot da bios, onde se seleciona a ordem, os nomes aparecem bugados, com caracteres todos quebrados, é possivel escolher o dispositivo de boot, com o f5/f6, mas não da pra saber oque esta escrito, como relatei no no inicio faltava uma das entradas, e no meu ultimo teste apareciam todas bugadas.No meu ponto de vista tem algum bug sim na bios para gerar essas inconsistências, tenhos outros dois computadores que não ocorre nada similar, tanto o tal Limpus quanto qualquer outro bug similar.
Existem um canal onde eu possa fazer algum tipo de reclamação ou relatar bugs como esse?
att0 -
Eu tenho certeza de que esse bug nao está no bios, mas sim na forma que você instalou o Windows e o Linux, mas sem deletar todas as partições.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Você já tentou conectar outro SSD no computador e ver se esse problema vai ocorrer?Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
egydiocoelho disse:Eu tenho certeza de que esse bug nao está no bios, mas sim na forma que você instalou o Windows e o Linux, mas sem deletar todas as partições.
Fiz a instalação limpa, qual outra forma de instalação limpa eu deveria fazer? A Bios não pode ter bug? Os devs da acer são tão infalíveis assim? Bugs acontecem, é normal.0 -
luizoti disse:egydiocoelho disse:Eu tenho certeza de que esse bug nao está no bios, mas sim na forma que você instalou o Windows e o Linux, mas sem deletar todas as partições.
Fiz a instalação limpa, qual outra forma de instalação limpa eu deveria fazer? A Bios não pode ter bug? Os devs da acer são tão infalíveis assim? Bugs acontecem, é normal.0 -
Sim! Aquelas opções somente ficam disponíveis, quando há uma partição de inicialização no ssd ou no hdd. Quando você instalou o windows e o linux, tem certeza de que todas as partições foram excluídas, até ficarem com espaço não alocado? O problema pode estar aí!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Pra egydiocoelho disse:Sim! Aquelas opções somente ficam disponíveis, quando há uma partição de inicialização no ssd ou no hdd. Quando você instalou o windows e o linux, tem certeza de que todas as partições foram excluídas, até ficarem com espaço não alocado? O problema pode estar aí!
Até mesmo o problema dos caracteres quebrados dentro da bios você afirmou que não é bug, é oque? Porque fiz questão de apagar tudo menos o Windows Boot Loader e reinstalei o Linux e adivinha, a bios estava com caracteres bugados, Se esse processo todo não é a instalação mais limpa possível, devo usar sabão?0 -
Ok! Você pode enviar uma foto da guia boot? O que acontece quando você restaurar o bios pressionando f9 e depois f10? Agora, Se você suspeita que seja algum bug no bios, experimente desconectar o ssd e o hdd:
https://www.youtube.com/watch?v=ZVGW55ZsmRE
Depois, informe o que você ver aqui:
Você verá que não aparecerá nenhum bootloader. O que indica que pode ser que você errado em alguma coisa durante a instalação. É por isso, que eu aconselho novamente, apagar todas as partições, inclusive o windows boot manager, até ficar com o espaço em disco como não alocado.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0