A514-54G-586R: SSD/NVME não é reconhecido pela instalação do Windows 10

Opções
israelnaza
israelnaza Member Posts: 2 New User
editado abril 29 em Laptops
Bom dia, pessoal! Todos bem? Espero que sim! :)

Seguinte: Comprei recentemente o Aspire 5 A514-54G-586R que vem com o Windows Home Single Language de fábrica e precisei instalar o Linux para estudos. Até aí tudo bem. Criei o pendrive bootável com a iso(imagem) do Linux, fiz a formatação e instalação do sistema e usei por mais ou menos 4 meses sem grandes problemas.

Então, depois desse tempo, decidi voltar para o Windows e foi aí que começou o problema.

Criei um pendrive bootável com a iso original do Windows 10, do próprio site da Microsoft, desabilitei o secure boot na bios para iniciar pelo pendrive, inicio o boot pelo pendrive, e quando chega na instalação do Windows, quando ele 'me pergunta' o local de instalação, em que disco eu quero instalar o sistema, simplesmente não aparece opção nenhuma de NVME/SSD/HD na interface gráfica e nem no Diskpart. Vou deixar algumas imagens para vocês terem uma ideia melhor.

Qualquer distribuição Linux consegue reconhecer normalmente o ssd/nvme de fábrica e inclusive, através do sistema de instalação e criação de partição do Linux, formatei o nvme com o sistema de arquivos NTFS para 'forçar' a instalação do Windows reconhecer o disco, mas sem sucesso.

Já tentei bastante coisa e estou sem opções nesse momento, se alguém já passou por isso e sabe como me ajudar, ficarei muito grato!

De qualquer forma, agradeço antecipadamente pela atenção!

Obs: Atualmente uso o ZorinOS 16, uma ótima distribuição Linux.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

Respostas

  • israelnaza
    israelnaza Member Posts: 2 New User
    Responder ✓
    Opções
    Depois de ter perdido um final de semana INTEIRO (da semana passada) tentando descobrir a causa do meu problema e pesquisado em tudo quanto é lugar, eis que encontrei a solução em um artigo aqui da Acer:

    https://community.acer.com/pt/kb/articles/13832-disco-rigido-nao-detectado-durante-a-instalacao-do-windows-10

    Finalmente! xD
  • mamutal91
    mamutal91 Member Posts: 1 New User
    Opções
    O meu é AMD e estou com esse mesmo problema
  • markabc
    markabc Member Posts: 2 New User
    Opções

    ATENÇÃO!!!! Aconteceu exatamente o mesmo comigo, tentei vários vídeos na internet, fóruns e comunidades e não encontrei essa solução que deu certo comigo: Tentei várias configurações na BIOS e no Windows e nada resolveu.
    Simplesmente a bios e o windows não reconheciam o m.2 Nvme que tenho aqui. Então fui para o físico e deu certo na hora.
    SOLUÇÃO: Com o computador desligado, eu abri a tampa lateral dele para ter acesso a placa mãe, e na própria placa mãe eu procurei bem e encontrei um jumper, tipo da figura em anexo. O local onde está esse jump vai variar de placa para placa, cada uma pode estar em um local diferente. A minha estava junto com o conector do M.2 , lá o jumper marcava 1-2 para SATA e 2-3 para PCIE , mas essa numeração pode estar ao contrário dependendo do modelo da placa mãe.
    O que eu fiz, foi simplesmente tirar o jumper que estava no pinos 1 e 2 e coloquei ele nos pinos 2 e 3 ou seja, passei de SATA para PCIE.
    Assim que liguei o pc, tanto a bios quanto o windows já reconheceram o m.2 e funcionaram normalmente. Espero ter ajudado. E se puderem, respondam ai para dizer se o seu deu certo.