[Problema com Memória Ram] Acer Nitro 5 AN515-54-574Q

Disvana
Disvana Member Posts: 6

Tinkerer

Olá pessoal, seguinte, já revirei na net, youtube, fóruns, reddit e afins tentando resolver esse "problema" e não achei nada, e digo problema entre aspas pois não sei se é realmente um problema, mas vamos lá.

Comprei o meu Acer Nitro 5 AN515-54-574Q já com a intenção de fazer um upgrade, tanto na ram dele pra 32GB quanto no armazenamento, com os SSD's que instalei não tive problema, já a ram tá complicada a coisa. Vi tanto nas especificações no site quanto no manual que era o máximo suportado por ele eram esses 32GB, com isso em mente já comprei duas rams na china (aliexpress) de 16GB, ambas são iguais, o modelo exato delas é: Puskill 16GB, DDR4, 2666Mhz, CL16, SODIMM.

Instalei e usei elas tranquilamente por uns 3 dias até que do nada fui ligar o note e recebi a mensagem de erro "kmode exception not handled" que pesquisando, vi que normalmente esse erro pode estar ligado a memória ram, tentei várias coisas mas a única que resolveu foi tirar as rams da Puskill e colocar a que veio com o notebook de volta, que foi uma ADATA 8GB, DDR4, 2666Mhz, CL19, SODIMM.

Além de usar o note pra jogar também uso para trabalhar editando fotos, vídeos, etc, então nesse meio tempo, e com o pensamento de que as rams que comprei na china poderiam estar com defeito, além do CL dessas Puskill ser CL 16 e a da que veio com o note da ADATA ser CL19, pois li aqui mesmo que o ideal é sempre pegar alguma com o CL igual, já corri e comprei rams novas, peguei duas de 16gb também, dessa vez da Crucial, o modelo exato de ambas é: Crucial Basics 16GB, DDR4, 2666MHz, CL19, SODIMM.

E assim que chegaram já fui testar, e é ai que surgiu o "problema" e a minha dúvida, instalei as duas de 16GB da Crucial e já rodei o teste de ram do Windows mesmo, e elas também deram erro:



Ai depois que vi esse "erro" resolvi fazer o teste de ram mas dessa vez com o MemTest86 que é um teste mais específico, e demorado, e deu erro também:



Depois disso pra ter certeza do problema decidi testar cada uma das 5 rams aqui, as 4 que comprei, duas da Puskill e duas da Crucial, mais a ADATA que veio com o note, e além de testar cada uma delas eu testei todas duas vezes no MemTest86, sendo um teste em cada slot de ram do note, pois vi no reddit que, segundo eles é MUITO RARO mas pode acontecer, de um dos slots de ram vir com problema, ou "faulty slot" como eles falaram. Mas após testar todas de novo, para a minha supresa, TODAS PASSARAM SEM ERRO ALGUM!

Tanto no slot 1 quanto no slot 2 de ram todas funcionaram e passaram no teste tranquilamente, decidi uma última vez colocar as duas rams das suas mesmas marcas respectivamente para testar e, tanto as da Puskill quanto as da Crucial deram o mesmo problema da primeira imagem. Pensei que já estava tudo resolvido, era só entrar em contato com a Acer para, ou trocar o slot defeituoso ou trocar o notebook inteiro, mas é ai que me surgiu a dúvida:

Eu testei todas as rams, mas se os slots do meu note estiverem zuados não adianta nada testar pois eu nunca vou saber se é realmente a ram que está com problema ou se é um dos slots, sem contar que no fórum gringo vi os caras reclamando tanto, mas TANTO do suporte da Acer que meio que perdi a coragem de entrar em contato pra resolver isso pois, se for tão ruim quanto eles falam, eu to ferrado, tanto que um gringo disse que "resolveu" o problema vendendo todas as rams que ele tinha e comprando um pente só de 32GB pra usar no slot sem defeito.

Dito tudo isso eu gostaria de uma "luz" aqui pra quem puder me ajudar pois eu realmente já não sei mais o que fazer pra tentar resolver isso, não sei se tento entrar em contato com a Acer pra fazer a troca do note, se faço igual o gringo e vendo as rams e coloco um pente só de 32GB que, mesmo perdendo o dual-channel, ainda conseguiria os 32GB que são ótimos pra edição de vídeo, enfim pessoal, qualquer ajuda é bem vinda já que não sei mais o que fazer.

E por hora estou usando um pente de 16GB da Crucial no slot 1 e, até agora, não deu problema, mas como o problema inicial aconteceu depois de 3 dias e faz só 1 que eu to com os 16GB vamos ver né.

Segue mais algumas imagens. Uma das rams da Crucial que comprei e a da ADATA que veio no note:


E os slots das rams, que aparentemente estão normais:



E a imagem do CPU-Z com a ram de 16GB da Crucial que estou usando no momento:



Enfim, espero ter alguma ajuda quanto a isso, abraços pessoal.

Respostas

  •  Eu sugiro que você desconecte a bateria e instale a ram original. Depois atualize o bios para a versão mais recente e verifique se o problema ainda ocorre.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,502 Trailblazer
    editado dezembro 2021
    Olá, bom dia.
    Com as duas RAMs Crucial você consegue acessar Bios?
    Por lá elas são reconhecidas? Totalizando os 32GB?
    Uso esse mesmo pente e nunca tive problema.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Disvana
    Disvana Member Posts: 6

    Tinkerer

     Eu sugiro que você desconecte a bateria e instale a ram original. Depois atualize o bios para a versão mais recente e verifique se o problema ainda ocorre.

    Estou rodando a versão 1.33 da bios, que segundo o site da acer é a versão mais recente, mas por via das dúvidas vou tentar ver se tem algo a atualizar quanto a bios e aviso novamente, obrigado.
  • Disvana
    Disvana Member Posts: 6

    Tinkerer

    Olá, bom dia.
    Com as duas RAMs Crucial você consegue acessar Bios?
    Por lá elas são reconhecidas? Totalizando os 32GB?
    Uso esse mesmo pente e nunca tive problema.

    Não reparei nesse detalhe, agora estou no trabalho longe do note mas assim que possível vou testar isso que você falou e aviso aqui, obrigado.
  • Disvana disse:
    Olá, bom dia.
    Com as duas RAMs Crucial você consegue acessar Bios?
    Por lá elas são reconhecidas? Totalizando os 32GB?
    Uso esse mesmo pente e nunca tive problema.

    Não reparei nesse detalhe, agora estou no trabalho longe do note mas assim que possível vou testar isso que você falou e aviso aqui, obrigado.
    Tudo bem.
    Aguardamos seu retorno.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Sempre desconecte a bateria antes de instalar as novas rams.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Disvana
    Disvana Member Posts: 6

    Tinkerer

     Eu sugiro que você desconecte a bateria e instale a ram original. Depois atualize o bios para a versão mais recente e verifique se o problema ainda ocorre.

    Estou rodando a versão
    Sempre desconecte a bateria antes de instalar as novas rams.

    Sim, claro, eu sempre faço isso quando vou alterar alguma coisa no note. Irei iniciar os testes citados aqui no tópico e, assim que finalizar já atualizo aqui com os resultados, e mais uma vez obrigado pela ajuda.
  • Disvana
    Disvana Member Posts: 6

    Tinkerer

    Testes feitos, vamos aos resultados @egydiocoelho @RenanVilela

    Primeiro fiz o teste de voltar com a ram que veio com o notebook (ADATA de 8GB) e tentar atualizar a BIOS e, segundo o próprio programa de atualização eu já tenho a versão mais recente, mas mesmo assim pesquisei no site da Acer sobre as versões e essa (1.33) aparentemente é a mais recente mesmo, seguem as imagens desse teste:



    Após isso instalei os dois pentes de ram da Crucial de 16GB e conferi, tanto na BIOS quanto no Acer Care Center e em outros programas se o Windows estava reconhecendo os 32GB e, aparentemente, está tudo normal.

    Os pentes instalados e reconhecidos na BIOS:



    O Acer Care Center, com a versão 1.33 da BIOS e o Windows reconhecendo os 32GB:




    E aqui mais algumas imagens, essas do CPU-Z mostrando as abas Memory e os dois slots de ram, e uma de um teste do QuickMemoryTest que eu fiz com um teste de 6 ciclos:





    Agora estou com os 32GB de ram no note usando os dois pentes da Crucial, vou continuar usando o note normalmente editando vídeos e rodando jogos para ver se esse problema foi resolvido pois, da primeira vez e usando os pentes da Puskill, eu usei o note normalmente por uns 3 dias antes de ter qualquer problema. Hoje infelizmente não estou com muito tempo mas no fim de semana vou ver se faço alguns testes de benchmark e stress test pra poder verificar se está tudo normal mesmo.

    E gostaria de agradecer à vocês @egydiocoelho e @RenanVilela pela ajuda, dicas e sugestões, muito obrigado mesmo, assim que o notebook estiver "100%" eu atualizo aqui para, caso alguém tenha esse problema no futuro, já saber o que fazer, abraços.
  • Disvana
    Disvana Member Posts: 6

    Tinkerer

    Ah, esqueci de mencionar, também fiz um teste da Crucial mesmo que acabei achando no site deles, os resultados podem ser visto nesse link:


    E segundo esse teste, além de estar tudo ok com os pentes ainda seria, teoricamente, possível colocar até 64GB de ram no notebook, o que me deixou na dúvida pois, segundo a própria Acer o máximo suportado seria 32GB mesmo.

    Não pretendo colocar 64GB de ram, 32GB para mim já está ótimo, mas fica aqui a dúvida caso alguém saiba responder.

  • Excelente então. Poste um feedback depois.
    Para o teste de stress sugiro o Aida64.

    Sobre a capacidade máxima, esse valor colocado pela Acer é um teste feito por eles, mas já vi vídeos de Predator com 64GB de RAM.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Eu também acho que é possível adicionar 64gb de ram no an515-54, pois o processador suporta essa quantidade. Mas somente testando para verificar.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)