AN515-54-58CL Zero instalações indentificadas do Windows

Zhao455
Zhao455 Member Posts: 4 New User
Meu Nitro 5 veio com EndlessOS e instalei o Windows 10 nele,incluindo instalando os drivers. Ao inicializar ele hoje, encontro erros relacionados ao winload.efi e dispositivo não encontrado,ambos com código  0xc000000e.
A midia de recuperação do Windows não consegue realizar os reparos automáticos, e não consigo usar os comandos a seguir no prompt. Em particular o disco E:, que é o  ssd do sistema, não possui uma pasta boot para poder realizar os comandos a seguir:

Bcdedit /export e:\BCD_Backup

ren e:\boot\bcd bcd.old  (não funciona pois a pasta não existe)

Bootrec /FixMbr (funcionou mas não corrigiu o erro)
Bootrec /fixboot 
(funcionou mas não corrigiu o erro)
Bootrec /rebuildbcd  (se este não funcionar, executar 
ren e:\boot\bcd.old bcd ) não funciona, aponta 0 instalações do windows

Não consigo realizar estes devido o passo anterior

Bcdedit /store e:\boot\bcd /set {bootmgr} device partition=e:  

Bcdedit /store e:\boot\bcd /set {memdiag} device partition=e:

(fonte https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/reparo-do-bcd/ec1b32e5-c5fa-45c7-a577-a0a7b338e01b)

Curiosamente o sistema inicia normalmente se eu pressionar f12 e escolher Windows Boot Manager, enquanto as opções EndlessOS (não funciona pois este foi apagado para instalar o Windows) e o USB (é de onde estou usando a ferramenta) existem.
Por onde posso começar?

Melhor resposta

• Zhao455
    Responder ✓
    RESOLVI MEU PROBLEMA! Meu SSD não tinha uma partição EFI, já que eu havia formatado ele pelo EndlessOS pra instalar o Windows 10. Criei uma, apliquei as configurações nesta e pronto, inicio e reinicio meu Nitro 5 sem problemas.  Tutorial abaixo com video:
    https://www.youtube.com/watch?v=Km48-ABrnqc
    O Que você vai precisar:
     • 1 CD ou Pendrive com instalação do Windows ou disco de recuperação
    • 1 Pendrive ou HD externo caso queira fazer backup.

1. Dê o boot com o a mídia de instalação ou recuperação do Windows
    2. Pressione uma tecla caso seja solicitado.
    3. Selecione teclado e idioma e clique em "Avançar".
    4. Na próxima tela clique em "Reparar o computador" \ "Solução de Problemas" \ Opções avançadas \ Prompt de comando.
    5. Digite diskpart e pressione ENTER para entrar no diskpart
     6. Dentro do diskpart digite list disk para listar os discos conectados ao computador.
     7. Digite select disk mais o número do disco onde fica o Windows por exemplo: Select disk 0 (onde 0 é o disco que você quer selecionar)
     8. Digite list volume para mostrar os volumes
     9. Memorize a letra de unidade da partição do Windows e de seu pendrive (backup) 1
    0. Especifique o seguinte comando: bcdedit /export F:\md\backup\BCD\PC\boot Onde F:\md\backup\BCD\PC é o caminho para onde desaja salvar e "boot" é o arquivo de configuração de boot.
     11. Volte ao diskpart
     12. Selecione o disco onde está o Windows select disk 0
     13. Selecione a patição EFI (Ela tem apróximadamente 100 MB e esta no formato de sistemas de arquivos Fat32) ex: list partition select partition 2 (onde 2 é a sua partição EFI) delete partition override
     14. Crie uma nova partição EFI e atribua uma letra a ela: create partition efi format quick fs=fat32 assign letter=s (onde s pode ser qualquer letra a sua escolha)
     15. Saia do diskpart exit
     16. Agora vamos gravar novos arquivos de boot na partição EFI: bcdboot c:\windows /f UEFI /s s: (onde s: é letra que você atribuiu a partição EFi)
     17. Use o comando bootrec para adicionar entradas ao arquivo de configuração de boot: bootrec /rebuildbcd
     18. Agora digite exit para sair do prompt de comando e reinicie o Windows.

Respostas

• Zhao455 disse:
    Meu Nitro 5 veio com EndlessOS e instalei o Windows 10 nele,incluindo instalando os drivers. Ao inicializar ele hoje, encontro erros relacionados ao winload.efi e dispositivo não encontrado,ambos com código  0xc000000e.
    A midia de recuperação do Windows não consegue realizar os reparos automáticos, e não consigo usar os comandos a seguir no prompt. Em particular o disco E:, que é o  ssd do sistema, não possui uma pasta boot para poder realizar os comandos a seguir:

Bootrec /fixboot (funcionou mas não corrigiu o erro)
    Bootrec /rebuildbcd  (se este não funcionar, executar ren e:\boot\bcd.old bcd ) não funciona, aponta 0 instalações do windows

(fonte https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/reparo-do-bcd/ec1b32e5-c5fa-45c7-a577-a0a7b338e01b)

Curiosamente o sistema inicia normalmente se eu pressionar f12 e escolher Windows Boot Manager, enquanto as opções EndlessOS (não funciona pois este foi apagado para instalar o Windows) e o USB (é de onde estou usando a ferramenta) existem.
    Por onde posso começar?
    Olá, boa tarde.
    Primeiro ponto: o SataMode está como AHCI?
    Você converteu o SSD para GPT?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Zhao455
    editado novembro 2021
    Zhao455 disse:

Bootrec /rebuildbcd  (se este não funcionar, executar ren e:\boot\bcd.old bcd ) não funciona, aponta 0 instalações do windows

Por onde posso começar?
    Olá, boa tarde.
    O HD de 1TB e o SSD estão como GPT. Quanto a sata mode, como posso verificar? É na bios?
    Inclusive, ao reinstalar o windows, o erro persiste.
  • Zhao455 disse:
    Zhao455 disse:

Por onde posso começar?
    Olá, boa tarde.
    O HD de 1TB e o SSD estão como GPT. Quanto a sata mode, como posso verificar? É na bios?
    Inclusive, ao reinstalar o windows, o erro persiste.
    Isso, na Bios mesmo.
    Salvo engano aba Advanced, caso não apareça nada, pressione Ctrl+S e veja se vai aparecer.
    E na aba Boot deixe como UEFI.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Zhao455
    editado novembro 2021

Esta é a tela da bios, mencionando este modo RST Premium que não consigo mudar, enquando a guia advanced menciona apenas Intel VTX e VTD, sem nenhuma opção de HD. CTRL+S não abriu nenhum menu adicional, preciso criar uma senha supervisor na guia security para isso?
  • Zhao455
    Responder ✓
    RESOLVI MEU PROBLEMA! Meu SSD não tinha uma partição EFI, já que eu havia formatado ele pelo EndlessOS pra instalar o Windows 10. Criei uma, apliquei as configurações nesta e pronto, inicio e reinicio meu Nitro 5 sem problemas.  Tutorial abaixo com video:
    https://www.youtube.com/watch?v=Km48-ABrnqc
    O Que você vai precisar:
     • 1 CD ou Pendrive com instalação do Windows ou disco de recuperação
    • 1 Pendrive ou HD externo caso queira fazer backup.

1. Dê o boot com o a mídia de instalação ou recuperação do Windows
    2. Pressione uma tecla caso seja solicitado.
    3. Selecione teclado e idioma e clique em "Avançar".
    4. Na próxima tela clique em "Reparar o computador" \ "Solução de Problemas" \ Opções avançadas \ Prompt de comando.
    5. Digite diskpart e pressione ENTER para entrar no diskpart
     6. Dentro do diskpart digite list disk para listar os discos conectados ao computador.
     7. Digite select disk mais o número do disco onde fica o Windows por exemplo: Select disk 0 (onde 0 é o disco que você quer selecionar)
     8. Digite list volume para mostrar os volumes
     9. Memorize a letra de unidade da partição do Windows e de seu pendrive (backup) 1
    0. Especifique o seguinte comando: bcdedit /export F:\md\backup\BCD\PC\boot Onde F:\md\backup\BCD\PC é o caminho para onde desaja salvar e "boot" é o arquivo de configuração de boot.
     11. Volte ao diskpart
     12. Selecione o disco onde está o Windows select disk 0
     13. Selecione a patição EFI (Ela tem apróximadamente 100 MB e esta no formato de sistemas de arquivos Fat32) ex: list partition select partition 2 (onde 2 é a sua partição EFI) delete partition override
     14. Crie uma nova partição EFI e atribua uma letra a ela: create partition efi format quick fs=fat32 assign letter=s (onde s pode ser qualquer letra a sua escolha)
     15. Saia do diskpart exit
     16. Agora vamos gravar novos arquivos de boot na partição EFI: bcdboot c:\windows /f UEFI /s s: (onde s: é letra que você atribuiu a partição EFi)
     17. Use o comando bootrec para adicionar entradas ao arquivo de configuração de boot: bootrec /rebuildbcd
     18. Agora digite exit para sair do prompt de comando e reinicie o Windows.