AN517-51-50JS: Meu computador atualizou para windows 11 e estou com problemas no áudio

System
System Member Posts: 4,543 Seasoned Practitioner WiFi Icon
editado outubro 2021 em Windows 11
Esta discussão foi criada a partir da divisão de comentários de: Drivers Notebook Gamer Aspire Nitro 5 AN517-51-50JS

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

  • octaviotrindade
    octaviotrindade Member Posts: 7

    Tinkerer

    Meu computador atualizou para windows 11 e estou com problemas no áudio: mesmo em 100%, não chega na metade do volume máximo anterior. Existe algum driver para corrigir esse problema? Também não consigo encontrar, em lugar nenhum, o "Acer TrueHarmony".
  • Qual é o modelo exato do computador?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • octaviotrindade
    octaviotrindade Member Posts: 7

    Tinkerer

    O modelo é AN517-51-50JS.
  • Quando você instala os drivers fornecidos pela acer, o problema ainda ocorre? https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/7966?b=1
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • octaviotrindade
    octaviotrindade Member Posts: 7

    Tinkerer

    @egydiocoelho ocorre. Inclusive, fiz uma restauração do computador, limpando arquivos e configurações, e reinstalei todos os drivers através do site. O problema, infelizmente, continua.
  • Ok! O mesmo problema ocorre mesmo após executar uma instalação limpa do windows 11?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • octaviotrindade
    octaviotrindade Member Posts: 7

    Tinkerer

    @egydiocoelho Infelizmente, sim. Demorei a responder porque precisei de um tempo extra pra poder fazer a instalação limpa.
  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    Inicia uma distribuição linux pelo pendrive e testa o volume do som para descartar um possível problema de hardware.
    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • Vá no windows update, atualizações opcionais e baixe todos os drivers disponíveis. Tenha cuidado apenas com o driver intel insyde firmware, pois atualiza o bios.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • octaviotrindade
    octaviotrindade Member Posts: 7

    Tinkerer

    Segui a dica do @rafaelsoaresbr e instalei o linux mint 20.2, porém o som ficou ainda mais baixo. Melhorou um pouco quando fui em configurações de som e coloquei o volume máximo em 150%, mas o som parece bastante "estourado". Nos 100%, um tablet galaxy tab s3 é mais alto e de melhor qualidade que as caixas desse note.
  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    editado novembro 2021
    Pela minhas pesquisas o Acer TrueHarmony é um recurso atrelado ao hardware, não sendo obrigatório configuração extra via software.
    Infelizmente o volume do áudio do meu notebook é apenas um pouco maior que o de um Motorola One. Outra ponto é que em uma instalação limpa parece não ficar igual uma a instalação de fábrica, mesmo baixando e instalando todos os drivers do site da Acer. Por exemplo, no Nitro Sense quando eu mudo o perfil alí para qualquer outro e em seguida clico no botão do TrueHarmony de novo, o perfil selecionado volta a ser o "Música", sempre. Outra coisa é que o XPERI DTS Utility diz não estar licenciado, não lembro ter esse comportamento no Windows que veio de fábrica. Enfim, temos que aceitar essa falta de capricho por parte da Acer.


    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • Pela minhas pesquisas o Acer TrueHarmony é um recurso atrelado ao hardware, não sendo obrigatório configuração extra via software.
    Infelizmente o volume do áudio do meu notebook é apenas um pouco maior que o de um Motorola One. Outra ponto é que em uma instalação limpa parece não ficar igual uma a instalação de fábrica, mesmo baixando e instalando todos os drivers do site da Acer. Por exemplo, no Nitro Sense quando eu mudo o perfil alí para qualquer outro e em seguida clico no botão do TrueHarmony de novo, o perfil selecionado volta a ser o "Música", sempre. Outra coisa é que o XPERI DTS Utility diz não estar licenciado, não lembro ter esse comportamento no Windows que veio de fábrica. Enfim, temos que aceitar essa falta de capricho por parte da Acer.


    O som do Predator também é uma lástima, mas existe uma maneira de "melhorar" ao menos um pouco, tem um aplicativo na Microsoft Store chamado Dolby Atmos, ele simula um som espacial, melhor que o Microsoft Sonic, teste ele e veja se vai melhorar.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    Vivendo e aprendendo, descobri agora que DTS Utility baixado do site da Acer não ativa sozinho, talvez nem seja preciso instalar de lá, podemos instalar direto pela Microsoft Store o "DTS Sound Unbound" que esse sim vai vir licenciado (provavelmente fica associado à conta Microsoft usada para configurar o notebook, quem comprou com Linux e migrou para Windows não sei como fica, se fosse associado ao hardware ficaria mais tranquilo).


    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • octaviotrindade
    octaviotrindade Member Posts: 7

    Tinkerer

    @rafaelsoaresbr testei a paramountplus no notebook e em um tablet Samsung tab s3. O som do tablet é muito superior, tanto em volume quanto em qualidade. É qual o modelo do teu notebook e do @RenanVilela? Baixei esses apps na instalação anterior do Windows, mas precisava pagar pra ativar
  • @rafaelsoaresbr testei a paramountplus no notebook e em um tablet Samsung tab s3. O som do tablet é muito superior, tanto em volume quanto em qualidade. É qual o modelo do teu notebook e do @RenanVilela? Baixei esses apps na instalação anterior do Windows, mas precisava pagar pra ativar
    O meu é um Predator PH315-52, eu saí de um Dell XPS com falantes da JBL e o impacto nesse quesito foi profundo.
    Acho que poderiam dar uma atenção especial nessa parte visto que são notebooks de valor elevado.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    @rafaelsoaresbr testei a paramountplus no notebook e em um tablet Samsung tab s3. O som do tablet é muito superior, tanto em volume quanto em qualidade. É qual o modelo do teu notebook e do @RenanVilela? Baixei esses apps na instalação anterior do Windows, mas precisava pagar pra ativar

    O modelo do meu está na minha assinatura.
    Para licenciar o software você precisa instalar os drivers assinados (licenciados). Para o meu modelo vem junto com o driver Realtek, se não instalar junto vá para a pasta ThirdParty e execute o bat de instalação:

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • olavoleal90
    olavoleal90 Member Posts: 2 New User

    Segui as orientações desse vídeo e deu certo na hora.

    Meu notebook é um Acer A315-42G-R6FZ

    Vá em

    Gerenciador de Dispositivos > Dispositivos do Sistema > AMD Audio CoProcessor > Desabilitar dispositivo