A315-23G-R4ZS: Problema no desempenho quando notebook está carregando / alta temperatura
Olá!
Há 2 meses comprei um Acer Aspire 3 A315-23G-R4ZS, e percebi alguns problemas que não consegui resolver modificando as configurações de energia e desempenho. Além de observar uma temperatura muito alta.
Eu uso bastante pra jogar alguns jogos (mais comumente LoL). Logo no início o note apresentava um desempenho ótimo, jogava com os gráficos todo no full e o fps ficava em torno de 80. Um tempo depois comecei a perceber algumas alterações:
1. O desempenho do notebook só é total quando ele está com a bateria em 100% (caso esteja ligado na tomada). Se a bateria estiver, por exemplo, em 80% e ele estiver carregando o fps cai pra menos de 10, além de outras funções ficarem extremamente lentas. Por exemplo, estou neste momento digitando o post com a bateria na metade, liguei na tomada para carregar e cada frase que digito demora u tempão para aparecer na tela!
2. Se eu estiver usando o note na bateria e colocar pra carregar no meio de alguma atividade (jogo, programa, qquer coisa), o desempenho cai drasticamente e demora muito para estabilizar. O mesmo acontece se estiver na luz e eu mudar pra bateria. Ele não mantém o desempenho quando alterno entre um e outro, independente do que estiver usando.
3. Já tinha lido que o processador Ryzen tende a ter um superaquecimento, mas isso me preocupou ao ver que 99% do tempo meu computador não baixa de 81ºC, o que pode ser extremamente prejudicial para os componentes internos.
TEORICAMENTE a configuração do note é muito boa, já tive outros com configurações bem inferiores que não apresentavam esse tipo de problema. Não sei se é algo que eu não soube configurar direito nas opções de energia/desempenho, ou se devo levar em uma autorizada.
Alguém poderia me dar uma orientação?
PS. já mexi e alterei todos os planos de energia/desempenho e segui os diversos tutoriais que encontramos pela internet para solucionar essa parte e na funcionou.
[Título editado para incluir modelo do produto]